Campanha Choice
Promobit Explica

O que é o Moto Secure da Motorola?

Conheça o aplicativo da Motorola que promete trazer novas ferramentas para proteger os dados dos usuários

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

15 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A Motorola lançou oficialmente no Brasil um novo recurso que promete trazer mais privacidade e segurança para os consumidores. O Moto Secure é um aplicativo que já vem integrado com o Android 13 nos aparelhos da marca e atua em conjunto com algumas das ferramentas de privacidade já presentes no sistema operacional. Entre os recursos do aplicativo estão a proteção de arquivos através de uma pasta segura com senha, gerenciamento de permissões de outros aplicativos, proteção de rede e outras funcionalidades. Confira o que é o Moto Secure da Motorola, descubra quais as funções do aplicativo e para quais smartphones o recurso já está disponível.

O que é o Moto Secure da Motorola?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Interface do Moto Secure

O Moto Secure funciona como um hub adicional de opções referentes aos mecanismos de privacidade do Android. Segundo a Motorola, o aplicativo foi desenvolvido pensando em recursos para reforçar a segurança dos proprietários de smartphones da marca. Além do fácil acesso a todos os aplicativos instalados para gerenciar as configurações, o Moto Secure conta com a tecnologia Think Shield, plataforma da própria Motorola para proteger os dispositivos contra malwares e outras potenciais ameaças. 

Mas o Moto Secure vai muito além de apenas centralizar as configurações nativas do sistema operacional do Google em um só lugar e adiciona novas ferramentas que podem ser bastante úteis para o usuário, além da maior possibilidade de controle e personalização de seu aparelho. Confira os destaques da nova ferramenta.

Funcionalidades do Moto Secure

Pasta secreta

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pasta secreta

A criação da pasta secreta é um dos recursos mais interessantes para proteger os dados e aplicativos mais sensíveis dos usuários. Com a ferramenta é possível escolher o que você não quer que terceiros tenham acesso com facilidade. 

A pasta secreta reúne esses dados e aplicativos com uma camada extra de proteção que necessita de uma senha para acesso, diferente daquela utilizada para desbloqueio do celular. Um bom exemplo de uso para a funcionalidade é deixar os aplicativos de banco protegidos em um local onde só você tem acesso. Também conta com um modo de disfarce onde o usuário pode deixar a pasta oculta, mudar o nome e até mesmo o ícone de exibição.

Tela de bloqueio protegida

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Recursos da tela de bloqueio e PIN embaralhado

A tela de bloqueio também ganhou funcionalidades inéditas nos aparelhos Motorola. Agora, enquanto ainda estiver bloqueado, não será possível desligar as redes, Wi-fi, GPS, bluetooth e outros sem desbloquear com a senha ou biometria cadastrada. O teclado numérico para digitar o PIN de desbloqueio terá os números embaralhados constantemente para evitar que a senha seja descoberta observando o padrão de digitação do usuário, assim como acontece em alguns caixas eletrônicos. 

Essas duas novas ferramentas dificultam a ocorrência de acessos indevidos aos smartphones e também evitam que configurações essenciais para a localização de um aparelho perdido ou roubado, como acesso à internet e localização, sejam desligados por quem estiver com seu celular em mãos.

Proteção de rede

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Função de proteção de rede

O Moto Secure também traz aperfeiçoamentos para as conexões Wi-fi através de soluções para verificação do nível de segurança da rede acessada. Com a função habilitada, é possível receber alertas sobre o status da conexão e o usuário ainda consegue listar quais aplicativos podem se conectar automaticamente à rede, evitando por exemplo casos de roubo de dados por meio de aplicativos maliciosos disfarçados. E como a rede 2G utiliza uma tecnologia mais antiga pouco segura, será possível desativar o acesso para evitar vulnerabilidade na rede de dados móveis quando não estiver no Wi-Fi.

Dashboard de privacidade

O Dashboard de privacidade nada mais é que o local onde ficam reunidas todas as configurações de acesso dos aplicativos instalados para que o usuário consiga gerenciar de forma mais rápida e fácil. Na prática, o maior benefício é não precisar mais acessar todos aqueles menus de configurações procurando a administração das permissões de aplicativos. 

Quais aparelhos possuem o Moto Secure?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Moto G53

Agora que você já sabe o que é o Moto Secure, pode ficar curioso para saber se o seu aparelho tem acesso às novas ferramentas de segurança. Mas por enquanto, o recém lançado Moto G53 e Moto G73, que deve chegar em breve ao mercado, são os únicos smartphones que trazem o Moto Secure. A boa notícia é que a Motorola já confirmou que todos os aparelhos da marca que receberem atualização para o Android 13, também irão ter o Moto Secure disponível para uso.

É importante lembrar que o Moto Secure só funciona corretamente em conjunto complementando os mecanismos de segurança e privacidade já instalados no Android.


Não saia sem antes conferir as melhores promoções de smartphones da internet aqui no Promobit. Aproveitando os cupons Ponto e cupons Submarino suas compras podem ficar com o preço ainda mais reduzido.