Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é Miracast e como funciona o espelhamento de tela?

O padrão de conexão sem fio entre dispositivos possibilita o espelhamento de tela de aparelhos mobile.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quando estamos pesquisando promoções de TV 4K muitas vezes nos deparamos com a função Miracast, que promete reproduzir na tela da TV o que está em sendo mostrado no celular ou tablet. O que é Miracast? Ele é tipo um Chromecast? Essas e outras dúvidas sobre a função nós explicamos neste artigo. 

O que é Miracast?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Miracast é um padrão de comunicação sem fios entre dispositivos móveis (smartphones, tablets e computadores) e HDTVs, desenvolvido pela Wi-Fi Alliance. O funcionamento do padrão utiliza uma conexão direta e sem fio entre dois pontos para realizar o espelhamento da tela do dispositivo na TV. Para usar o Miracast o funcionamento é semelhante ao Chromecast, tocando no ícone que aparece na tela do dispositivo para espelhar a tela na TV

Explicar a função como um chromecast embutido na TV não está de todo errado. Porém, o doodle do Google e seus similares oferecem maiores possibilidades de uso. A função presente em dispositivos como Chromecast  que faz falta no Miracast é o uso secundário de funções. 

Diferente do Chromecast, que possibilita espelhar um filme ou série no aplicativo de streaming em sua TV enquanto na tela do celular outros apps podem ser abertos, com o Miracast o espelhamento de tela é total, o que estiver na tela do dispositivo vai ser espelhado na tela da TV. 

Qual a diferença entre Miracast e AirPlay?

samsung ru7100
RU7100 possui a função AirPlay da Apple.

Na prática, o AirPlay é padrão proprietário da Apple para esse tipo de conexão de áudio e vídeo sem fio. Ou seja, o Miracast da Apple chama-se AirPlay e só conecta dispositivos compatíveis com dispositivos móveis da Apple. Como o mercado da tecnologia pode ser complexo e até surpreendente muitas vezes, apesar de Samsung e Apple serem concorrentes na venda de celulares, o padrão Airplay da Apple está presente em muitas TVs da Samsung como a RU 7100. 


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de smart TV e tenha em casa imagens de ótima qualidade. Aproveitando algum cupom de desconto, como o cupom Americanas.