Promobit
Promobit Explica

O que é input lag e como ele pode atrapalhar durante os games

O input lag está presente em todos os aparelhos de TV, mas é possível escolher modelos com taxas menores e melhor desempenho em games.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

21 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Embora nem todos percebam ou saibam o que é input lag, ele é responsável por uma das experiências mais frustrantes que pode acontecer quando estamos jogando nossos games favoritos, pois a demora entre o comando executado no controle do console e a realização da ação em tela pode significar escapar ou não de um ataque em jogos de luta ou acertar o inimigo antes de ser acertado em games FPS.

Aproveite as melhores promoções de games da internet!

O input-lag é um problema que torna-se mais evidente em jogos com ritmo acelerado e que está presente em maior ou menor intensidade em todos os aparelhos de TV, sendo que nem sempre as TVs 4K mais caras são as que possuem menor input lag. Daí a importância em saber como comprar uma TV com bom input lag para jogos ou até melhorar a performance da sua TV atual.

O que é input lag

Game

Uma maneira simples de definir o input lag seria a quantidade de tempo entre o momento em que o comando é emitido e o momento em que a tela exibe este comando ou o tempo em que a ação processada pelo console e a demora para que a ação seja executada em tela, considerando que 15 milésimos de segundo equivalem a um frame da imagem. Lembrando que, quanto maior a quantidade de vezes que uma imagem é projetada em curto espaço de tempo, melhor a percepção de fluidez e movimentação. 

A taxa de input lag varia de aparelho para aparelho e muitas vezes é confundida com tempo de resposta, porém tratam-se de medições diferentes. Enquanto o input lag está relacionado ao tempo da comunicação entre a TV e o console, o tempo de resposta diz respeito ao prazo de atualização dos pixels da tela entre uma cena e outra, seja durante jogos ou assistindo a televisão.

Como escolher uma TV com bom input lag?

Game

Atualmente a maioria das fabricantes de TV disponibiliza os dados sobre o input lag dos seus aparelhos em suas especificações técnicas, porém caso você não encontre a taxa de input lag da TV que pretende comprar ou do seu aparelho antigo, o site Display Lag é uma boa fonte de pesquisa, com uma lista atualizada anualmente sobre a taxa de input lag dos principais aparelhos do mercado. 

Tendo como parâmetro a medida em milésimos de segundos, é possível determinar que aparelhos com input lag de até 20 ms são os ideais para quem busca as TVs com desempenho muito bom para games, principalmente aqueles com jogabilidade mais rápida, como jogos de tiro. Embora apenas o input lag não seja o único dado relevante para determinar a melhor TV para games. 

Aparelhos com taxa de até 40 milésimos de segundo de input lag apresentam bom desempenho para todos os tipos de games e são capazes de agradar a maioria dos jogadores. Já os modelos de televisores com input lag entre 41 e 60 ms demonstram desempenho apenas intermediário e o uso para jogos mais ágeis não é recomendado, enquanto monitores com taxas de input lag superior a 60 ms não devem ser usados para games, pois a sensação de atraso entre o comando e a realização da ação em aparelhos com essa taxa é inevitável e bastante perceptível.

Como melhorar a jogatina na minha TV atual?

games

Embora não exista milagre que torne incrível o desempenho para jogos de uma TV mediana ou com input lag muito alto, é possível melhorar a fluidez dos games com algumas dicas relativamente simples. A primeira delas é manter a resolução original da tela, pois diminuir a resolução com o intuito de aumentar a velocidade dos quadros por segundo exige maior esforço do aparelho e pode inclusive aumentar o input lag. 

A maioria dos aparelhos de TV atuais possuem alguma configuração específica para jogos, normalmente chamado de “modo game” ou “jogos”. Essas configurações pré-definidas são projetadas para diminuir o processamento das imagens e consequentemente diminuir o input lag. Falando em processamento, as configurações de imagens disponíveis nos aparelhos atuais aumentam o “tamanho” da imagem que precisa ser processada pela TV antes de ser exibida, é como se fosse colocar filtros do Instagram em uma imagem antes de postá-la. Na hora de jogar o ideal é usar a imagem mais “limpa” possível da TV, desativando todas as configurações de melhoramento de imagem, pois quanto mais crua for a imagem, menor será o tempo de processamento. 


Aproveite as promoções de televisores e ofertas de games no Promobit, tem Playstation, Xbox e TVs com ótimo desempenho para games. Para pagar ainda mais barato não se esqueça de conferir nossos cupons de desconto.