Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é Hyperlapse presente na câmera do Galaxy S23

Já pensou em filmar as estrelas com alta qualidade sem precisar de uma câmera profissional? Saiba o que é o hyperlapse do Galaxy S23 e qual a sua capacidade

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

14 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Ter uma câmera de qualidade e com diversas funções é o denominador comum entre usuários básicos e mais exigentes ao comprar um celular. Com o recente lançamento dos novos top de linha da Samsung, o Galaxy S23 Ultra desponta como o modelo mais avançado da marca sul-coreana, combinando tanto recursos novos, quanto evoluções de versões anteriores. E uma dessas novidades, é a função de Hyperlapse presente em seu conjunto de câmeras. 

O que um dia foi um recurso diferencial de um app, limitada apenas para certos smartphones, agora aparece com uma função básica do novo celular da linha Galaxy S. Vamos falar um pouco sobre sua utilidade, suas origens e o que a versão presente no Galaxy S23 tem de diferente.

O que é o Hyperlapse

O Hyperlapse pode ser considerado um efeito “irmão” do Timelapse, que é amplamente conhecido e utilizado para exibir diversas imagens de forma sequencial, mostrando uma passagem de tempo de forma acelerada. O Hyperlapse parte do mesmo princípio, sendo basicamente um vídeo em timelapse em que a câmera se movimenta, podendo se aproximar ou se distanciar de algo. 

Tal qual o seu efeito irmão, o hyperlapse é composto por um conjunto de vídeos com velocidade aumentada, gravados a 24 frames por segundo. Com isso, é possível gerar esse efeito de passagem de tempo, mesclado com a movimentação tanto para perto quanto para longe. Podendo inclusive, ter variações na velocidade também, com momentos acelerados ou normais. 

A diferença entre os dois efeitos é bem pequena. O timelapse foca em construir essa sequência através de fotos ou vídeos com pouca movimentação, enquanto o hyperlapse se diferencia por mostrar um ponto de vista capaz de se mover por maiores distâncias, sendo uma opção interessante para filmar paisagens, ou “passear” com a câmera por dentro de um local. 

Qual a relação entre esse Hyperlapse e o aplicativo do Instagram com o mesmo nome?

Em 2014, o Instagram lançou um aplicativo exclusivo para iPhone chamado Hyperlapse, sendo mais um dos inúmeros apps para recursos específicos. E ironicamente, apesar do nome, era um app focado em criar timelapses com uma estabilização interna, e com opções para gravar com diferentes resoluções, taxas de quadros e velocidades.

Uma pessoa com familiaridade a diferentes tipos de gravações de vídeo, até conseguiria fazer algo próximo do efeito hyperlapse com esse aplicativo, o que dependeria de como o usuário movimenta a câmera enquanto faz as imagens. Mas lembrando, o foco do aplicativo em si era facilitar a produção de timelapse, e não de hyperlapse. 

Esse e outros aplicativos similares, como o Boomerang, foram descontinuados e removidos da App Store em 2022. Ambos se tornaram obsoletos já que tiveram suas funções incorporadas diretamente no próprio Instagram, podendo serem facilmente encontrados dentro dos Stories e do IGTV. 

O que o Hyperlapse do Galaxy 23 é capaz de fazer 

Falando especificamente das câmeras do Galaxy S23, um dos principais chamarizes do conjunto óptico é a evolução da tecnologia chamada nightography, alcançando melhores resultados em imagens com pouca luz. O melhor resultado possível com essa tecnologia está presente no sensor de 200MP do S23 Ultra, capaz de se adaptar automaticamente conforme a captação de luminosidade. E é exatamente nesse ponto que o hyperlapse do S23 se destaca. 

Intitulado “Astro Hyperlapse”, a função une a capacidade de captar imagens noturnas para criar hyperlapses do céu estrelado, o que permite toda uma gama de ideias para vídeos criativos, como gravar um anoitecer com o efeito, ou uma longa sequência de uma paisagem noturna. 

Esse modo para acompanhar as estrelas pode ser feito tanto em velocidade comum, que permite vídeos entre 30 minutos a 5 horas de duração, quanto na opção de 300x de velocidade, ideal para mostrar uma passagem longa de tempo em um vídeo de até 12 segundos de duração. Ao selecionar esta opção de velocidade, a função “Star Trails” fica disponível, indicando as possíveis “trilhas” das estrelas, como pode ser visto na imagem abaixo: 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Créditos: Sam News 24

A própria Samsung recomenda o uso de um tripé, para conseguir imagens mais estáveis, e utilizando o aplicativo Camera Assistant, presente na própria Galaxy Store, é possível utilizar a função de gravação em 300x por mais tempo. Como esta função exige muito da bateria do aparelho, com o Camera Assistant é possível configurar a tela para economizar energia durante a gravação selecionando a opção de tela escurecida. 

O hyperlapse do Galaxy S23 é capaz de gravar vídeos em super HDR, e está presente nos modelos base, Plus e Ultra. Mas, a experiência ideal com a função, sem dúvida, se dá no modelo Ultra, por possuir o conjunto de câmeras mais poderoso.


Aproveite os descontos do Promobit nos principais acessórios para smartphone, e economize ainda mais com os cupons Aliexpress