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O que é e como funciona a Garantia de A a Z da Amazon

A Garantia A a Z da Amazon é uma forma de a empresa garantir a segurança das compras feitas por lojas parceiras do marketplace da loja estadunidense

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Yolanda Moretto

13 de nov de 2019

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A prática de se fazer compras por marketplaces está se tornando cada vez mais comum no Brasil e os consumidores podem aproveitar ofertas mais variadas de produtos com a segurança de contar com infraestruturas de pagamento e entrega já bem estruturados.

Pensando em deixar seu cliente ainda mais seguro ao realizar suas compras, a Amazon lançou uma modalidade de garantia chamada Garantia de A a Z, focada especialmente em vendas realizadas por lojas parceiras.

Hoje vamos falar sobre como você pode aproveitar essa garantia para realizar suas compras com mais tranquilidade pela Amazon.

O que é a Garantia de A a Z?

Como mencionamos brevemente acima, a Garantia de A a Z é um serviço oferecido pela Amazon para garantir mais segurança para seus clientes nas compras realizadas por lojas parceiras, ou marketplace.

Assim que você compra algum produto pela plataforma da Amazon e se o vendedor for um vendedor parceiro (e não a própria Amazon), a garantia já está valendo para a sua compra. Ela cobre especificamente a condição do item comprado (ou seja, se é o produto está nas condições indicadas no anúncio) e o prazo de entrega anunciado pelo vendedor.

Quando acionar a Garantia A a Z?

Segundo a própria Amazon, o consumidor com garantia tem direito a acioná-la nas seguintes situações:

  • Você já entrou em contato com o vendedor através da página “Sua Conta”;
  • Você aguardou dois dias úteis para obter a resposta dele;
  • Se o vendedor não entregou o item em até 3 dias após a data máxima estimada para entrega ou em até 30 dias a partir da data do pedido, o que ocorrer primeiro.
  • Se item que você recebeu está danificado, com defeito ou é substancialmente diferente daquele descrito na página de detalhes do produto.
  • Se o vendedor concordou em reembolsá-lo ou é obrigado a reembolsá-lo de acordo com o direito de arrependimento do consumidor, mas não fez o reembolso ou o valor do reembolso está incorreto.
  • Caso você tenha que devolver um item que foi enviado do exterior e o vendedor não tenha fornecido um endereço de devolução no Brasil, nem frete de devolução gratuito para um endereço internacional.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Amazon só irá considerar sua solicitação válida para análise se ela estiver dentro desses critérios. Por isso é importante que, antes de qualquer coisa, você tente resolver sua situação primeiro com o próprio vendedor. Afinal, problemas acontecem e pode ser que o vendedor consiga atender você sem maiores complicações.

Mas lembre-se: você tem até 90 dias após a data da entrega do produto (ou da entrega estimada, caso seu produto nunca tenha sido recebido) para fazer essa solicitação.

Se você não conseguiu uma resposta satisfatória do consumidor, a Amazon irá analisar sua solicitação em até 2 semanas.

Como eu faço para enviar uma solicitação da Garantia A a Z?

Se tentar solucionar seu problema com o vendedor não deu certo, você já pode acionar sua garantia. Para isso, basta acessar sua conta no site da Amazon e clicar em “Seus pedidos”. 

Em seguida, encontre o produto com problema na lista na sua lista. Ao lado do pedido deverá aparecer um botão “Solicitação da Garantia de A a Z”. Você precisará então apenas inserir as informações solicitadas no formulário e então clicar no botão “Relatar o problema”.

Agora, resta apenas esperar enquanto a Amazon analisa seu pedido. Lembrando que o prazo de resposta da loja é de até 2 semanas.


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