Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é câmera periscópio presente nos smartphones?

Esse tipo de câmera permite aumentar a capacidade de zoom sem perder tanta qualidade. Descubra como ela funciona.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

5 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

As especificações dos celulares não param de ganhar novos nomes e funções e um dos novos recursos da vez que desperta dúvida entre usuários e a lente periscópio. A confusão entre ela e a lente teleobjetiva e comum devido a finalidade semelhante de aproximar-se do que será fotografado. Mas o que é câmera periscópio? Descubra mais sobre ela e quais celulares possuem tal câmera neste artigo.

O que é um periscópio?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O periscópio é um objeto que possui origem militar e começou a se usado em tanques de guerra para observação dos inimigos que estavam na parte externa do veículo.  Com a evolução tecnológica, o periscópio permitiu enxergar mais longe e começou a ser usado em submarinos. 

O periscópio é um objeto que possui espelhos internos paralelos em ângulo de 45°. Os raios de luz entram pelo objeto e ao entrarem em contato com o primeiro espelho são refletidos para o espelho posterior e posteriormente chegam aos olhos do observador. As câmeras periscópica possuem esse nome porque funcionam de forma semelhante. 

O que é câmera periscópio? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma lente periscópio é na verdade um tipo de lente teleobjetiva ou zoom e a posição dos componentes na estrutura do aparelho ajuda a entender o funcionamento. Explicando de forma simplificada, a lente periscópia é composta por um sensor e conjunto de lentes colocados em uma posição perpendicular em relação à parte traseira do smartphone. Uma única lente fica colocada na superfície traseira do aparelho e, abaixo dela, um prisma reflete a luz que entre por essa única lente até o sensor, mas antes a luz passa pelas outras lentes a frente do sensor da câmera. 

A aproximação da imagem através do zoom acontece justamente pela movimentação das lentes à frente do sensor e em posição perpendicular a fase de trás do aparelho. Um mecanismo que usa o magnetismo de imãs movimenta as lentes de acordo com a necessidade de aproximação da imagem, aproximando ou afastando-se do objeto que será fotografado. 

A forma de operar o zoom na câmera do smartphone é semelhante às lentes zoom das câmeras fotográficas que trocam de lente. Ao invés de operar o zoom manualmente girando o anel da lente em uma câmera fotográfica, nos celulares o usuário vai controlando o zoom em botões no aplicativo de câmera ou fazendo movimento de pinça na tela do smartphone. 

Celulares com câmera periscópio

Embora não seja algo tão novo nos smartphones, lançamentos de celulares em 2019 e 2020 passaram a destacar a presença dessas câmeras em seus conjuntos ópticos. Confira alguns dos aparelhos que contam com câmera periscópio em seu conjunto de lentes.

Galaxy S20 Ultra

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Lançado no Brasil a pouco mais de dois meses, o aparelho mais poderoso da Samsung em 2020, pelo menos até o momento, conta com uma poderosa lente periscópio de 108 mp e capacidade de aproximação de até 100x em um misto entre zoom óptico e digital. Outros destaques do aparelho são a gravação de vídeos em 8K e a tela Super Amoled com taxa de atualização de até 120Hz. 

P30 Pro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O aparelho foi um dos primeiros a chegar no Brasil com câmera periscópio. O P30 Pro destaca-se por sua qualidade fotográfica em geral, com diferentes sensores e lentes para abordar boa parte dos estilos fotográficos. Além da lente de 40 mp periscópio com zoom híbrido de até 50x, o aparelho a Huawei conta ainda com boas lentes ultrawide e frontal. 

P40 Pro+

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sucessor do P30 Pro, o novo celular da Huawei pode até não possuir todos os aplicativos Google, mas em termos de câmera não deixa nem um pouco a desejar. Além da câmera periscópio de 8 mp e zoom óptico de até 8x, o aparelho conta ainda com uma lente wide de 50 mp, seguindo por uma ultrawide de 40 mp e uma telefoto de 8 mp.  

Mi 10 Lite Zoom

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O intermediário premium de de 2020 de Xiaomi também trouxe a tendência das câmera periscópio em seu conjunto óptico. Aqui, ela é uma está em um sensor de 8 mp com zoom de até 10 x apenas através das lentes. Além de uma lente wide de 48 mp, outro diferencial do aparelho está na lente macro de 2mp.


Confira as melhores promoções de smartphone no Promobit. Aqui você encontra o preço mais baixo para aparelhos de todas as marcas e estilos. Sua economia pode ser ainda maior aproveitando o cupom Submarino ou cupom Americanas