Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

O que analisar na hora de comprar um fone gamer?

Alguns fatores podem fazer a diferença na qualidade de um produto, dependendo do seu perfil e preferências; Saiba quais são.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

29 de nov de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Entre os diversos produtos criados para atender ao público gamer, o fone sem dúvida é um dos que são considerados essenciais: a união entre um aparelho feito para ficar horas de forma confortável e com qualidade superior de som faz desse do headset um dos principais objetos de desejo para quem quer investir na vida de gamer.

Outro fator que contribui para o sucesso deste produto é a variedade de opções, disponíveis para todos os gostos e bolsos. E, sabendo o que você deseja do produto, pode escolher aquele que mais se adequa ao que você precisa. 

E o que pode ser considerado? Listamos abaixo alguns aspectos que vale a pena prestar atenção ao decidir pela compra do seu headset gamer:

Com ou sem fio?

fone de ouvido com microfone jbl t110

Neste caso, depende muito do seu perfil. Há pessoas que preferem fones sem fios pois,

mesmo por serem mais pesados e com a necessidade de recarregá-lo de tempos em tempos, eles dão mais mobilidade e tiram o risco de você se enroscar ou derrubar o fone no chão.

Já no caso dos fones com fios, eles trazem como vantagem o fato de que não é necessário carregá-los e o risco de interferência do áudio ser praticamente zero, ele pode irritar bastante quem não gosta de lidar com fiação.

Conforto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse é um dos pontos mais importantes por dois motivos: 1) depende muito das suas preferências 2) é um fator decisivo para a escolha, pois é inviável (ou, pelo menos, muito desconfortável) ficar horas com algo que te incomoda.

Para evitar que esse match dê ruim, a melhor dica é escolher headsets com materiais

leves, como espumas, tecidos e couro sintético. Esse material mais “fofo” precisa

estar alocado tanto ao redor do ouvido como na base do fone está em contato com a cabeça, além de ter flexibilidade para que você ajuste o fone de forma mais larga ou mais presa ao seu corpo.

Por fim, é muito importante avaliar o peso do headset, para que ele não cause torcicolos ou dores do gênero. A dica é: procure pelo maior número possível de avaliações dos modelos que você prefere e, caso compre on-line e veja que o produto não é o que você pensou, devolva em até sete dias para ter direito ao valor integral e partir para o próximo headset ue estava na lista.

Microfone

Esse é um dos itens que mais se diversificou ao longo dos anos: além do modelo mais comum, do microfone fixado no headphone, agora já existem modelos destacáveis e até retráteis. Claro que o preço varia de acordo com a sofisticação do aparelho, mas as opções já estão aí.

Se você gosta de jogar em times, vale considerar um fone com opção de cancelamento de ruídos, para que a sua voz saia mais clara e com menos som ambiente.

Caso seu objetivo seja se tornar um streamer, é importante falar que esses microfones não são tão bons como os de um aparelho profissional. Mas pode se tornar uma opção viável para quem deseja testar seus talentos: além do mais, nada te impede de comprar um microfone à parte caso sua carreira no gameplay dê certo.

Surround ou estéreo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os headsets surrounds se caracterizam por oferecer uma experiência de áudio mais imersiva ao jogo, especialmente em jogos nos quais a localização espacial se mostra relevante, como nos jogos de tiro.

O modelo estéreo também oferece uma boa experiência, mas possui apenas dois alto-falantes, enquanto o headset surround costuma oferecer, no mínimo, cinco canais. Do outro lado, headsets equipados apenas com som estéreo custam menos do que os modelos surrounds.


O lugar para encontra fone de ouvido mais barato é no Promobit. Opções para todos os gostos e que podem ficar ainda mais baratos com algum cupom de desconto.