Promobit
Guia de compras

Notebook com tela HD vale a pena ou é melhor evitar?

Embora inferior às telas Full HD, os notebooks com tela HD costumam ser mais baratos

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

18 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Encontrou aquele notebook que atende as suas expectativas, cabe no seu bolso, mas a tela é HD. Será que essa compra deixa de ser vantajosa devido a resolução da tela? A resposta é, depende, pois para alguns tipos de uso o HD pode suprir suas necessidades. Entenda em que situações o notebook com tela HD pode compensar. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

A tela Full HD é melhor

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Notebook Acer Nitro 5 com tela Full HD

Sim, no comparativo puro e simples a tela com resolução Full HD é melhor que a HD, já que a resolução de 1920 x 1080 pixels do Full HD oferece imagens mais nítidas e com menos “serrilhados” que os 1080 por 720 do HD. A diferença na qualidade de imagem pode ficar ainda mais acentuada a depender da tecnologia da tela do notebook. 

A maioria dos notebooks disponíveis no mercado brasileiro utiliza as tecnologias TN (Twisted Nematic) ou IPS (In-Plane Switching), sendo que a o IPS é uma opção melhor por não variar a tonalidade das cores e oferecer um ângulo de visão mais amplo. Já as telas TN não apresentam tons menos fiéis se a tela não for visualizada de frente, além de variar os níveis de contraste. 

Com exceção das telas 4K que deixam os notebooks também mais caros, o melhor dos mundos é a tela IPS com resolução Full HD, mas caso o notebook tenha tela IPS HD já é uma evolução em relação ao painel TN também HD. 

Mas será que você precisa de uma tela Full HD? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Aspire 3 com tela HD

As características das telas Full HD IPS fazem com que seu uso seja melhor para os usuários em geral, mas não significa dizer que o HD seja impraticável. Longe disso, inclusive. Caso você precise de um notebook para uso básico como redação de textos, produção de planilhas e e-mail, uma tela HD, mesmo de tecnologia TN, já é o suficiente e pode te fazer economizar alguns reais. 

Já se você pretende ir além do básico em seu notebook e quer fidelidade de imagem para assistir a filmes e séries, jogar ou trabalhar com imagem, como fotografia e design, não tem muito jeito, a tela Full HD IPS é a opção recomendada. Até porque as telas HDs comportam menos informações simultâneas em tela em alguns programas mais pesados como o Photoshop, fazendo com que a interface não exiba alguns ícones de funções que são realocados para menus.

O segundo monitor é uma boa opção

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso já esteja satisfeito com o desempenho do seu notebook e queria apenas uma tela melhor, optar por um segundo monitor para usar como tela principal ou como tela para usos que exijam melhor calibração de imagem pode ser mais barato do que comprar um novo notebook com tela melhor e ainda desfrutar das vantagens dos monitores.

Mesmo os monitores mais simples já apresentam tela anti reflexo e melhor ângulo de visão sem variação nos tons das cores nem distorções na imagem e o preço ainda é bem inferior ao de qualquer notebook com tela Full HD. 

Afinal, notebook com tela HD vale a pena?

Sim, mas apenas para casos específicos, como os usuários que querem economizar na compra de notebooks de entrada e que não precisam de imagens de alta qualidade em suas rotinas de uso ou não fazem questão de ter uma tela de tecnologia melhor em detrimento do preço.

Entre dois notebooks com configurações equivalentes e preço próximo, mas um com tela HD e outra Full HD, vale a pena pagar um pouco mais pelo modelo que oferece a melhor qualidade de imagem. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de informática e pode economizar ainda mais com o cupom Americanas ou cupom Kabum.