Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Neo Qled vs Qled: o que muda entre os dois tipos de tela de TV?

As TVs Neo QLEDS chegaram ao Brasil como sendo a grande novidade da Samsung para a categoria em 2021.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

15 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

As nomenclaturas de tipos de painéis de TV já confundem muita gente e agora a isso pode ficar um pouco mais complicado com a chegada das telas Neo Qled da Samsung. Como nós estamos aqui para tentar desfazer confusões, neste texto explicamos as diferenças entre Qled vs Neo Qled e os motivos que fazem a nova tecnologia de telas da Samsung ser superior às TVs Qled. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

O que é a TV  Neo QLED?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Neo Qled na verdade é o nome comercial usado pela Samsung para as telas com tecnologia de mini led que apresenta como principal diferença o tamanho dos LEDs usados na tela, que são até 40% menores que os LEDs convencionais usados em TVs como as QLEDs. Porém, não é só o tamanho dos LEDs que muda nas telas Neo Qled, mas também o funcionamento da iluminação traseira. 

Assim como as TVs de LED, as Neo Qled também fazem uso de iluminação que chega até os led, porém os mini leds são iluminados individualmente, o que faz toda a diferença por evitar o cruzamento de luz que atravessa os LEDs e possibilitar maior controle das matizes em cada mini led. 

E a tela QLED?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o QLED é uma evolução das telas de LED que também mantém o funcionamento graças ao painel de iluminação na parte de trás que emite a luz ao atravessar as camadas para gerar a imagem. O grande diferencial do Qled é a adição de um novo filtro entre as camadas composto por cristais quânticos, daí o “Q” do QLED, que realça o nível das cores nas imagens geradas.

Neo Qled vs Qled: o Neo Qled é melhor?

Sim, o mini led pode ser considerado uma evolução dos painéis de LED em geral, inclusive o QLED, pois, apesar de ainda contar com uma camada de pontos quânticos em sua composição, as TV de mini led proporcionam maior controle e menos vazamento de luz, já que os LED muito menores das telas de mini led são iluminados individualmente, diferente das TVs QLED que usam uma mesma fonte de luz para vários leds. 

Em comum, os dois painéis não sofrem do problema de burn-in, mas também não são tão boas quanto as telas OLED, mas ainda sim tratam-se de telas com muita qualidade, inclusive com versões 8K.


Confira aqui no Promobit as melhores promoções e economize na compra do seu novo aparelho. para pagar ainda menos aproveite algum cupom de desconto.