Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guia de compras

Motorola Edge 20 Lite é bom e vale a pena dar uma chance ao aparelho

Com boa parte dos pontos positivos do Edge 20 Edge 20 Pro, o modelo Lite é o melhor custo benefício do trio.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

1 de out de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Caso tenha achado o Motorola Edge 20 Lite o menos interessante entre os aparelhos da linha lançados em 2021, talvez valha a pena olhar para o primo menos caro da família com um pouco mais de atenção, pois o Motorola Edge 20 Lite é bom e pode ficar ainda melhor com a queda de preço que costuma acontecer nos meses subsequentes ao seu lançamento e, claro, durante a Black Friday. Confira nossa análise do aparelho. 

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Motorola Edge Lite é um aparelho bonito e com visual que o deixa com cara de mais premium do que de fato é. Feio todo em plástico, o aparelho conta com poucas bordas na parte frontal e um pequeno furo centralizado para abrigar a câmera frontal. Já a traseira possui, além da já tradicional logo da Motorola, módulo e câmeras mais quadrangular e com cantos arredondados. 

Enquanto na lateral esquerda da tela encontra-se apenas o botão de energia, na lateral direita está o botão de volume e o botão físico que abriga o leitor de digitais. Para quem gosta de fones com fio, na parte inferior encontra-se a entrada P2 além da porta USB-C. Já os mais descuidados, podem relaxar um pouco, mas não totalmente, pois o aparelho conta com alguma resistência à água, embora a Motorola não especifique o grau de resistência. Por via das dúvidas, não mergulhe com o aparelho.

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A tela é uma parte em que não há muitas críticas a serem feitas, já que o Motorola Edge 20 lite conta com display OLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Com exceção da taxa de atualização, a tela do modelo Edge mais acessível é a mesma do aparelho premium Edge 20 Pro que chega a custar duas vezes mais. 

O aparelho conta ainda com aspecto de imagem 19.5:9, próximo ao que encontramos em telas de cinema. De forma geral, o aspecto e tela é a relação entre a largura e altura de uma tela.

Desempenho 

Quanto ao desempenho é necessário pontuar que o Motorola Edge 20 lite não é um celular topo de linha, mas em alguns pontos, como na capacidade do processador, ele chega próximo. Equipado com o novo chip Dimensity 800U que como comparativo, assemelha-se aos chips mais poderosos da linha 700 da Qualcomm, como o Snapdragon 750G e Snapdragon 778G. 

O aparelho ainda possui 6 GB de RAM e espaço interno de 128 GB, dentro do esperado para um aparelho que busca ser uma alternativa mais barata aos modelos mais potentes. Outra função bastante interessante presente no Edge 20 Lite é o Ready For que permite usar o smartphone em outras telas maiores, como monitor e tv com interface adaptada a um formato desktop.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Assim como acontece com a tela, a câmera principal do Motorola Edge 20 Lite também é a mesma encontrada em seus primos mais poderosos. Um sensor de 108 MP, capaz de receber mais luz e assim fazer ótimas fotos em diferentes condições de luz. Já a câmera secundária é uma ultrawide de 8 MP, seguida por uma lente de profundidade de 2 MP para fazer medições e gerar auxiliar no desfoque do modo retrato. 

Já a câmera frontal é de 32 MP, tamanho de sensor adequado para selfies sem muitas preocupações, para vídeos, o aparelho é capaz de gravar em 4K a 30 quadros por segundo com a lente principal e Full HD com a lente frontal. 

Bateria

O Motorola Edge 20 Lite apresenta boa autonomia energética graças à bateria de 5.000 mAh, que pode até não ser o que há de maior capacidade de bateria disponível atualmente no mercado, mas já é mais do que o suficiente para a rotina da maioria dos usuários. Um benefício que não podemos deixar de citar é a presença do carregador de 30W na caixa do aparelho que, segundo a Motorola, oferece até 12 horas de uso com apenas 10 minutos de carga.

Preço e principais concorrentes

Caso o preço médio atual do Moto G20 Lite caia nos próximos meses, o aparelho tem tudo para tornar-se um dos melhores custo-benefício do ano. Custando cerca de R$2.700 já vale a pena investir no smartphone da Motorola e, aqui no Promobit, ele já esteve disponível por incríveis R$1.600. Na mesma faixa de preço do Motorola Edge Lite encontramos atualmente o Galaxy A52 5G que até possui tela mais rápida, mas fica pra trás em desempenho e qualidade de câmeras.

Motorola Edge 20 Lite é bom? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Motorola Edge Lite pode ser considerado um aparelho intermediário premium por ter muitos aspectos bastante próximos do que encontramos em modelos topo de linha, mas sem custar tão caro. Por ter ótima tela, câmera principal muito boa e ser competente nos outros aspectos em que não é brilhante, o Motorola Edge Lite é bom e, caso esteja em busca de um aparelho que não vá deixá-lo na mão e ainda permita alguns usos mais extremos, vale a pena pensar no modelo da Motorola. 

Ficha técnica Motorola Edge 20 lite

TelaOLED, 6,7”, HD+
ProcessadorDimensity 800U 
RAM8 GB
Armazenamento128 GB
Câmeras traseiras108 MP (wide)8 MP (ultrawide)2 MP (profundidade)
Câmera frontal32 MP
Bateria5000 mAh – carregador 30W
Dimensões e peso165.89 x 75.95 x 8.25 mm | 185 g

Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de smartphone das principais marcas. para economizar ainda mais na compra do seu novo aparelho aproveite o cupom Americanas ou cupom Ponto.