Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Moto G42 é bom? Aparelho tem boa bateria e preço competitivo

Confira a análise dos principais pontos do aparelho intermediário focado em um bom custo-benefício da Motorola

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

24 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Continuando o investimento em novos modelos no mercado brasileiro, a Motorola anunciou recentemente o Moto G42, mais um smartphone intermediário focado em custo benefício da família Moto G. Com configurações interessantes e um processador diferente do seu antecessor, o Moto G42 chega ao mercado com um preço atraente e algumas melhorias, mas ainda sem o suporte à rede 5G. Será que realmente traz novidades ou é mais do mesmo? Para descobrir se o Moto G42 é bom, confira uma análise com as principais características e ficha técnica do aparelho.

Compre agora o Moto G42 na Amazon ou Casas Bahia

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Moto G42 não traz grandes diferenças em seu design e nem difere muito de outros modelos da Motorola. Sua construção é básica e as bordas são levemente arredondadas. A tela ocupa quase toda a parte frontal do aparelho, com exceção da borda inferior que é um pouco mais larga que as demais. Ainda há o notch em formato de furo para abrigar a câmera frontal. A lateral direita abriga os botões de volume e o botão de energia, que também serve como leitor biométrico. A lateral esquerda é dedicada a gaveta híbrida completa para dois chips e cartão de memória.

Na parte superior fica localizada a entrada para fone de ouvido. Na parte inferior tem a entrada do tipo USB-C e a saída de som. A parte traseira do smartphone é feita em plástico e abriga apenas o módulo de câmeras e o flash no canto. O logo da Motorola aparece ao centro e o nome da marca mais abaixo. Para um melhor acabamento, as cores dão um efeito reflexivo conforme a movimentação do aparelho. Um detalhe legal é que a fabricante ainda inclui na caixa um fone de ouvido, mesmo que simples, e uma capinha de proteção.

Tela e áudio

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A tela do Moto G42 não traz melhorias significativas em relação ao Moto G41. O modelo mais recente tem um painel com resolução Full HD+ e 6,4 polegadas, tamanho que fica ali no meio do caminho entre os compactos e os aparelhos com telas consideradas grandes.

Para a reprodução de imagens, a tela faz um bom trabalho com o seu display OLED, garantindo imagens com bons níveis de nitidez, contraste e cores vivas. O brilho também possui um nível satisfatório e o usuário não vai ter grandes problemas mesmo em locais muito ensolarados. Uma desvantagem é a frequência de 60Hz que é baixa se comparada com outros aparelhos da mesma faixa de preço, mas a Motorola continua insistindo em seus aparelhos intermediários.

O áudio é estéreo e com um bom volume que deve satisfazer durante as partidas de jogos e na reprodução de conteúdos diversos. O Dolby Atmos presente no Moto G42 contribui para uma experiência sonora aprimorada.

Desempenho

No quesito desempenho, o Moto G42 é bom na maioria dos tipos de uso simples para o cotidiano. O chipset Snapdragon 680 da Qualcomm substitui o Helio G85 presente na versão anterior. A memória RAM de 4GB e armazenamento interno de 128GB com a possibilidade de expansão com o MicroSD, continuam na mesma.

No geral, o desempenho é aceitável para sua faixa de preço e o usuário que precisa utilizar o smartphone para tarefas mais básicas como uso de redes sociais, aplicativos de mensagens e navegação na internet ficará satisfeito. Para os jogos, pode ser que aconteçam alguns engasgos e travamentos dependendo do tamanho do jogo e qualidade gráfica durante as jogadas.

O aparelho já vem com o Android 12, versão mais atualizada do sistema operacional da Google. Um ponto que pode desagradar algumas pessoas é a falta do suporte a redes 5G.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto de câmeras teve um pequeno upgrade no sensor principal, passando de 48MP do seu antecessor, para 50MP no Moto G42. O processador também proporciona uma leve melhoria no processamento final das fotos e vídeos. Para completar o conjunto de câmeras, ainda conta com um sensor híbrido ultrawide e de profundidade com 8MP e uma lente macro com apenas 2MP.

As fotos em ambiente bem iluminados e ensolarados terão uma boa qualidade. Já em condições de pouca luminosidade, o Moto G42 conta com um modo noturno que auxilia na nitidez dos registros. A câmera frontal conta com 16MP e faz boas selfies. Para os vídeos, todas as câmeras gravam com resolução Full HD a 30 fps.

Bateria

O Moto G42 é bom em bateria e está dentro do esperado para a categoria. O smartphone da Motorola possui 5.000 mAh e, dependendo da usabilidade, tem autonomia para aguentar até dois dias sem precisar de uma nova carga. O carregador incluso na caixa do aparelho possui 20W.

Preço e principais concorrentes

O preço médio de mercado do Moto G42 atualmente é R$1.529,00 e aqui no Promobit já apareceu custando R$1.342,00. Mas o seu custo deve ser reduzido durante os próximos meses, principalmente na Black Friday que se aproxima. Portanto, não esqueça de adicionar à sua lista de desejos caso haja interesse no aparelho para receber alertas de quando aparecer em promoção.

Entre os concorrentes está o Galaxy A23, que possui o mesmo processador, a mesma faixa de preço e câmeras bastante parecidas. Mas o modelo da Samsung possui um display com qualidade inferior, porém com taxa de atualização superior de 90Hz que garante mais fluidez. O Galaxy M23 também está na mesma categoria e possui tela de 120Hz e já vem com o suporte ao 5G.

Compre agora o Galaxy A23:

Amazon     Casas Bahia

Moto M42 é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A proposta do smartphone é ser um intermediário com configurações interessantes e preço acessível. As fotos serão capazes de satisfazer a maioria dos usuários, assim como a bateria. Para quem procura um smartphone simples para o cotidiano, o Moto G42 é bom e consegue um desempenho aceitável dentro do que se propõe.

Contudo, o Galaxy M23 pode ser uma proposta mais interessante para quem já quer investir no 5G, procura maior fluidez e é possível ser encontrado com preço mais acessível. Até mesmo o Moto G41 ainda pode ser uma escolha interessante se houver uma diferença vantajosa no preço.

Compre agora o Moto G42:

Amazon     Casas Bahia

Ficha técnica

TelagOLED, 6.4”, FHD+, 60Hz
ProcessadorSnapdragon 680
RAM4 GB
Armazenamento128 GB 
Câmeras traseiras50 MP (wide), 8MP (ultrawide + profundidade), 2 MP (macro)
Câmera frontal16 MP
Bateria5.000 mAh
Dimensões e peso160.4 x 73.5 x 7.99 mm, 174.5 gramas

Aqui no Promobit estão reunidas as melhores promoções em smartphones e eletrônicos. Além disso, com os cupons Submarino e cupons Ponto suas compras podem ficar ainda mais baratas.