Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Mi TV Stick ou Fire TV Stick Lite: qual escolher para a sua TV?

Os dois aparelhos possuem a mesma proposta, cumprem o que prometem, mas com características que podem agradar usuários distintos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

3 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Foi-se o tempo em que a única opção para tornar sua TV desprovida de inteligência e uma TV Smart era o Chromecast. Atualmente no mercado brasileiro existem bons produtos que acrescentam ao seu aparelho um sistema operacional com aplicativos, espelhamento de tela e até comandos de voz. Na hora da compra é comum a dúvida entre Mi TV Stick ou Fire TV Stick Lite e para ajudá-lo na escolha comparamos os dois dispositivos da Amazon e Xiaomi, respectivamente.  

Ficha técnica

Especificações/ AparelhoMi Stick TVFire TV Stick Lite
Sistema operacionalAndroid 9fire Os.
ProcessadorQuad-core Cortex-A53Quad-core 1.7 GHz
ConectividadeWi-Fi: 2.4GHz/5GHzBluetooth: 4.2Wi-Fi: 2.4GHz/5GHzBluetooth: 5.0
Memória RAM1GB1GB
Armazenamento8GB8GB
Resolução máximaFull HDFull HD
Controle remotoSimSim
Comandos de vozSim – Google AssistenteSim – Alexa

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fire TV Stick Lite

De uma forma geral, os dois aparelhos possuem um design semelhante e que remete a um grande pendrive para ser conectado a TV. O Mi TV Stick é um dongle em formato retangular e com bordas arredondadas com parte brilhante e outra fosca. Já o Fire TV stick Lite é totalmente retangular e com bordas retas. Os dois possuem em sua extremidade um conector HDMI e uma entrada micro USB para conectar o cabo de alimentação que pode ir na entrada USB da TV ou na tomada, pois ambos já vêm com fonte de energia.  

Tirando alguma variação na disposição dos botões, os controles remotos dos dois dispositivos também são parecidos, inclusive com a presença de um direcional em formato de disco que ajuda na navegação do sistema operacional de cada dispositivo. Uma diferença no Mi Stick são os botões dedicados para Netflix e Prime Vídeo e Google Assistente. 

Sistema operacional

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A instalação dos dois dispositivos é bastante simples e começa com a conexão do aparelho a rede Wi-Fi da casa. Lembrando que os dois dongles possuem wi-fi de duas bandas. Basta criar uma conta na Amazon ou logar com a sua caso já possua uma no Fire TV Stick Lite ou conta Google para o Mi TV Stick. 

Aparelhos devidamente instalados, é aqui que começam as diferenças relevantes. Por possuir Android TV, o Mi Stick TV apresenta um sistema mais personalizável e com uma biblioteca de aplicativos ampla, inclusive HBO GO e Globoplay e o recém chegado Dysney Plus, sendo o último já disponível também no Fire TV Stick. 

O Android TV presente do aparelho da Xiaomi possui maiores possibilidades de personalização, como a customização da disposição dos apps que você mais usa e a alteração de cada faixa temática de apps, como a faixa de notícias, a faixa de músicas, etc. Essas faixas temáticas podem ser ocultadas sem perder de vista nenhum aplicativo que considere importante, já que todos podem ser visualizados em aplicativos instalados.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o Fire TV Stick Lite apresenta uma interface menos personalizável, mas em compensação mais intuitiva. A primeira faixa apresenta os principais apps instalados e pode ser personalizada. Logo abaixo aparece uma relação dos filmes, vídeos ou programas vistos recentemente, independente do serviço de streaming em que ele esteja, centralizando o que você assiste para facilitar a continuidade da sua maratona. 

Tanto Fire TV Stick quanto Mi Stick TV possuem 8GB de espaço de armazenamento e suporte a comandos de voz. A presença dos assistentes virtuais, Alexa e Google Assistente, possibilitam também a integração a outros dispositivos em uma casa conectada, mas para usabilidade em uma TV, a Alexa mostra-se mais eficiente ao pesquisar conteúdos e aplicativos além de executar algumas funções como a reprodução dos apps de música e streaming de vídeo com maior fluidez. 

Conexões

Além de ser dual band, com suporte às redes de 2.4 GHZ e 5.0 Ghz e optando de forma automática pela mais instável, os dispositivos também possuem conexão bluetooth, que além de fazer a conexão entre o aparelho e o controle remoto, também permite a conexão de outros dispositivos como fones de ouvido ou controles para jogos que podem ser instalados.

Imagem e aúdio

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Mi TV Stick

Temos aqui outro ponto que desequilibra o comparativo. Apesar de as duas opções apresentarem capacidade máxima de resolução limitada ao Full HD (1920×1080 a 60fps), o aparelho da Amazon possui compatibilidade com HDR10+, presente em boa parte do conteúdo nos streamings e que melhora a qualidade da imagem. Já o Mi Stick TV conta apenas com padrão Dolby para aperfeiçoamento na qualidade do áudio. Assim como o Fire TV Stick Lite que apresenta também compatibilidade com os padrões Dolby Atmos. 

Preço e escolha

Os dois aparelhos estão disponíveis de forma oficial no Brasil e com preço semelhante, em média R$350 reais, porém, ambos podem ser encontrados por valores acessíveis, mas de forma diferentes. O aparelho da Amazon aparece com preços promocionais dentro do site da Amazon com alguma frequência, já o aparelho da Xiaomi é vendido por valores bem mais baixos quando importado, cerca de R$150, valor que provavelmente não terá taxas adicionais de importação. 

Tanto Fire TV Stick quanto Mi TV Stick são ótimas opções para TVs com sistema operacional antigos e desatualizados ou para TVs que não são smart. A escolha entre eles depende das preferências dos usuários, deixando a escolha do Fire Stick TV Lite aos consumidores que buscam um sistema mais robusto e pronto para o uso, enquanto o Mi TV Stick pode agradar mais os usuários que preferem personalizar suas interfaces e ter opções de aplicativos, além dos mais populares. 


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções e TV. Os modelos 4K com o que há de mais moderno pode ficar ainda mais barato aproveitando o cupom Americanas.