Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Sem categoria

Mi 9 ou Mi 9T: qual o melhor opção entre os aparelhos da Xiaomi?

Comparamos os dois aparelhos da família Mi 9 para saber a diferença entre eles e qual smartphone é a compra mais vantajosa.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

1 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A Xiaomi possui uma quantidade considerável de aparelhos na família MI 9, sendo que nem todos pertencem à mesma categoria de smartphones, transitando entre intermediários e smartphones premium. Um dos comparativos que gera mais curiosidade é a grande dúvida entre Mi 9 ou Mi 9T e para saber qual aparelho possui melhores atributos, comparamos o topo de linha de 2019 com o intermediário com câmera retrátil.   

Design: um é inovador e o outro mais convencional

xiaomi-mi-9t
Mi 9T da Xiaomi

Embora semelhantes, os dois smartphones da Xiaomi não são iguais e começando pelo que mais chama a atenção no Mi 9T, que é a parte frontal quase que totalmente ocupada pela tela, já que a câmera frontal do aparelho é retrátil e só aparece quando acionada. Já o Mi 9 é um aparelho com design menos atualizado e com a câmera frontal localizada na parte superior frontal da tela em um pequeno notch em formato de gota.

O corpo dos aparelhos possuem praticamente as mesmas dimensões, porém a câmera retrátil e a bateria maior devem ser as responsáveis pelo corpo mais espesso do Mi 9T, que possui 8,8 milímetros contra 7,6 do Mi9. Outras diferenças são a presença do conector de fones de ouvido apenas no Mi 9T e o conjunto traseiro de câmeras centralizadas no Mi 9T e mais a esquerda no Mi9.

Tela: displays equivalentes

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Xiaomi Mi 9

Provavelmente o ponto de maior igualdade deste comparativo, afinal, tratam-se de duas telas Super Amoled de 6,39 polegadas com resolução Full HD de 1080 x 2340 pixels e densidade de pixels de 403 ppi. O único ponto capaz de destacar uma das telas é a ausência da câmera frontal no Mi 9T que oferece alguns milímetros a mais de área de visualização, mas nada muito determinante. Em compensação, o nível de proteção do Mi 9T é menor, com Gorilla Glass 5, enquanto o Mi 9 possui em sua tela a proteção Gorilla Glass 6. Ou seja, não será a tela que fará que você decida entre um dos aparelhos. 

Câmeras: mesma proposta, mas alcances diferentes

Não basta apenas ser uma câmera retrátil, ela precisa funcionar bem e a câmera frontal do Mi 9T é de 20mp, mesma qualidade especificação do M9, embora a câmera frontal fique na tela. O conjunto de câmeras traseiras do Mi 9T é formado por uma lente wide de 48mp, uma ultrawide de 13mp e uma câmera telefoto de 8mp e zoom de 2x, um conjunto equilibrado para fotografia e capaz o aparelho grava vídeo com resolução 4K e estabilização óptica na câmera principal. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto fotográfico do Mi 9 possui três câmeras com as mesmas funcionalidades, mas com capacidades superiores, evidenciando a diferença existente entre um aparelho intermediário premium e um topo de linha. A lente wide é de 16mp, seguida por uma ultrawide de 16mp e uma telefoto de 12 mp com zoom de 2x. Assim como no Mi9T o Xiaomi Mi 9 também faz vídeos na resolução 4K. 

Desempenho: o processador faz a diferença

Quanto ao desempenho, os dois aparelhos são capazes de entregar ao uso tudo que é necessário, mas o Mi 9 como todo topo de linha que se preze vai além e proporciona desempenho além do que o usuário precisa. Com o processador Snapdragon 855, que não é mais o processador mais potente da Qualcomm, mas ainda está entre os melhores chipsets da atualidade. Completando as configurações do Mi 9 possui versões com 6GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazenamento interno e uma versão ainda mais poderosa com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Os dois aparelhos possuem processadores da Snapdragon da Qualcomm.

Já o Mi 9T é um aparelho intermediário premium, que pode ser melhor explicado como um smartphone que roda de tudo e é competente para todas as usabilidades necessárias e oferece um pouco a mais de desempenho, mas não chega ao ponto dos topos de linha, como o Mi9. O modelo com câmera retrátil também é equipado com 6GB de RAM e opções de armazenamento de 64GB e 128GB e o bom processador Snapdragon 730. Um ponto negativo dos dois aparelhos é a impossibilidade de expandir o armazenamento via microSD. 

Bateria: carregamento rápido ou mais tempo longe da tomada

Em relação a bateria temos diferentes situações que podem ser mais ou menos interessantes de acordo com o gosto do usuários. O Xiaomi Mi 9 possui menos autonomía energética, 3.300mAh, mas em compensação é um dos aparelhos com carregamento rápido mais eficiente. Já o Mi 9T possui bateria mais potente, 4.000 mAh, porém vai passar mais tempo na tomada. 

Quem prefere ficar longe da tomada por mais tempo deve optar pelo Mi 9T, mas aqueles que não se importam em deixar o aparelho carregando por um intervalo curto de tempo, mas todos os dias encontram no Mi9 uma opção mais poderosa. 

Mi 9 ou Mi 9T: qual vale mais a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No momento da redação deste comparativo, agosto de 2020, fica difícil dizer qual dos dois aparelhos é a melhor opção custo-benefício, já que os preços dos smartphones de uma forma geral estão acima do patamar convencional. Entretanto, a comparação entre os aparelhos mostra que eles encontram-se em categorias diferentes. 

Enquanto o Mi9 foi lançado para ser o topo de linha da Xiaomi em 2019, o Mi 9T surge como uma opção de aparelho intermediário avançado com incrementos de design, ou quase um Mi 9 Lite com câmera retrátil. Caso a diferença de preço entre os dois esteja pequena, o Xiaomi Mi 9 possui configurações melhores e vale mais a pena. Do contrário o Mi9T já oferece uma experiência de uso muito boa e vale o investimento.


Aqui no Promobit você encontras as melhores promoções de smartphones das principais marcas e para todos os gostos. A compra do seu novo celular pode ficar ainda mais barata aproveitando o cupom Americanas ou cupom Submarino.