Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Menos pode ser mais: como a câmera do iPhone entrega fotos tão boas com apenas 12 MP?

Diante de câmeras de smartphones com cada vez mais megapixels, o iPhone permanece entregando bons resultados.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

9 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Os iPhones seguem evoluindo a cada nova geração, entretanto, um número permanece inalterado já há algum tempo nas especificações de sua ficha técnica: os 12 MP da câmera principal. Com aparelhos equipados com câmeras de 48 MP, 64 MP e até 108 MP, como o sensor de 12 MP do iPhone consegue entregar fotos tão boas quanto ou até melhores? Para entender a “mágica” da câmera do iPhone vamos tirar um pouco da importância do número de megapixels e focar em outras características do aparelho. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de iPhone da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Por que iPhones e alguns topos de linha usam câmeras de 12 MP?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A escolha por câmera com sensores de até 12 MP não é por acaso. Afinal, a quantidade de megapixels em uma foto possui mais relação com o tamanho da imagem do que necessariamente com a qualidade. Uma foto de 12 MP possui 12 milhões de pixels, quantidade suficiente para ser exibida em praticamente qualquer tela atual com boa visualização. 

Para ter um parâmetro, um monitor com resolução Full HD possui 1920 x 1080 ou quase 3 milhões de pixels. Já uma TV 4K apresenta quase 8 milhões de pixels, ainda assim abaixo dos 12 MP de uma câmera de celular. Provavelmente, apenas a popularização das telas com resolução 8K com mais de 33 milhões de pixels deve quebrar esse padrão, mas essa realidade ainda parece distante. 

Tecnologia de agrupamento de pixels

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se a câmera de 12 MP do iPhone, do Pixel do Google ou do Galaxy S10+ já é muito boa, então qual a finalidade de câmeras com 48 MP, 64 MP ou até 108 MP? Na verdade, os sensores com quantidades muito altas de pixels fazem uso de tecnologias de agrupamento de pixels para obterem pixels maiores, capazes de registar mais luz e entregar fotos com mais informações. 

As câmeras de 48 mp usam a tecnologia chamada de quad pixel, que nada mais é que a soma de quatro pixels para criar pixels maiores. Desta forma, 48 dividido por 4 resulta em 12 MP. A mesma conta funciona de forma aproximada para a câmeras de 64 mp e até para os sensores de 108 MP que criam grupos de nove pixels para apresentar fotos de 12 MP repletas de informação. 

A maioria dos aparelhos permite o uso total de megapixels de suas câmeras, caso o usuário queira imprimir imagens maiores, por exemplo, mas não é por acaso que os resultados costumam ficar melhores ao usar as tecnologias de agrupamento de pixels. 

Processamento e inteligência artificial: os segredos da câmera do iPhone

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Bionic A14, processador do iPhone 12

Já percebemos que a quantidade de megapixels não faz necessariamente uma câmera ser boa. E no caso dos iPhones, além da qualidade de lentes e demais componentes físicos da câmera, o segredo por trás do conjunto óptico é a qualidade e tamanho do sensor. Não confundir tamanho do sensor com quantidade de megapixels e com o poder de pós-processamento de software. 

Entre dois sensores com 12mp, aquele que tiver dimensões maiores possivelmente vai entregar também melhores resultados, afinal sensores maiores possuem pixels maiores e recebem mais luz. O tamanho do sensor, desde que com qualidade equivalente, ainda é um dos diferenciais das câmeras fotográficas em relação aos smartphones, embora a distância diminua a cada ano. 

Já a capacidade de pós-processamento está diretamente ligada ao poder do processador e neste momento é que os aparelhos topo de linha levam vantagem sobre os aparelhos intermediários com câmeras acima dos 12 MP. Usando uma série de algoritmos, inteligência artificial e capacidade do processador, o iPhone calibra as tonalidades das cores, níveis de brilho e contraste e a exposição para entregar o melhor resultado. Aquela sensação de que a câmera do iPhone tira fotos muito boas sem esforço é muito devido ao trabalho de software que aperfeiçoa as fotos quase que instantaneamente. 


Além das melhores promoções de smartphone, aqui no Promobit você também encontra promoções de câmeras, filmadoras e drones. Com algum cupom de desconto sua compra pode ficar ainda mais barata.