Promobit
Promobit Explica

Mais customização: confira as novidades do IOS 14

As novidades do novo IOS 14 devem facilitar a usabilidade e deixar a sistema mais personalizável.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Durante a WWDC (Worldwide Developers Conference), evento da Apple voltado para desenvolvedores, a Apple apresentou algumas novidades, inclusive para o novo sistema operacional mobile batizado de IOS 14. Apresentamos as novidades do IOS 14, embora muitas estejam chegando com algum atraso, como os Widgets.

Alguns recursos são exclusivos para o iPhone e todas as alterações devem oferecem um grau maior de personalização aos usuários da plataforma. A versão oficial deve estar disponível no final de 2020 para aparelhos a partir do iPhone 6s até o iPhone 11 Pro Max.

Carkey

Começando pela novidade que por enquanto é exclusiva do IOS 14, o CarKey promete a possibilidade de o usuário usar o iPhone ou Apple Watch como chave do carro. A substituição ainda parece um recurso com adesão para os próximos anos, já que a compatibilidade depende dos fabricantes dos automóveis. Por enquanto, apenas o BMW Serie 5 2021é compatível com a nova tecnologia. 

Apple Maps reformulado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É fato que o aplicativo Google Maps tornou-se referência quando o assunto é app de mobilidade. Para aumentar a disputa, o Apple reformulou o Apple Maps, que agora possui opções e trajeto para usuários de bicicleta, informando caminhos menos subidas e mais amigáveis ao modal. Os proprietários de carros elétricos também foram lembrados coma opção de traçar rotas com postos de recarga ao longo do caminho. 

Atalhos de acessibilidade

Embora não tenham sido divulgados durante o evento oficial do anúncio do IOS 14, de acordo com o site Apple Insider e com alguns desenvolvedores que já instalaram a prévia do novo sistema e publicam vídeos no Twitter, existem novos atalhos de acessibilidade realizados com toques na traseira do iPhone. Com dois ou três toques na traseira do aparelho é possível configurar diferentes atalhos, como aumentar ou baixar o volume, tirar print da tela e até configurar ações do HomeKit, programa de casa conectada com dispositivos Apple. 

With Back Tap, you can perform various action by double or tripple tap on the back of your iPhone. Here’s one I set double tap to take screenshot. pic.twitter.com/uZKv4Cjorf

— Aditya Daniel (@adityadaniel) June 23, 2020

Siri mais discreta e com tradução simultânea

A assistente virtual agora é menos “invasiva” e quando acionada exibe um ícone na parte inferior e os resultados da interação na parte superior, sem o efeito de desfoque sobre a tela principal. Outro recurso interessante acrescentado à Siri é o Translate, um recurso de tradução simultânea disponível para 11 idiomas, inclusive o português. 

Widget

Moduláveis e personalizáveis, os widgets chegaram ao IOS 14 para aumentar o nível de personalização da tela inicial e facilitar a navegação e usabilidade. O usuário poderá acrescentar à tela inicial player de música, apps de mobilidade como o Apple Maps, entre outros e configurar o tamanho que o widgets vai ocupar. A janela é interativa e o usuário pode alternar qual aplicativo quer visualizar no widget ou acrescentar mais de um a tela inicial.

Library

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Apps separados por temas

Funcionando como pastas temáticas de aplicativos, o Library promete acabar com o problema na hora de encontrar um app. De forma automática o Library separa os aplicativos em temas como “adicionados recentemente” e “arcade” para reunir os jogos instalados no iPhone, ou “entretenimento” com streaming de música e filmes. O usuário pode criar pastas e adicionar os aplicativos que quiser ou confiar no poder de organização do novo IOS 14. 

Picture-in-picture

Agora os usuários do IOS poderão continuar a assistir vídeos mesmo após sair do aplicativo, com o surgimento de uma pequena janela sobre a tela principal do iPhone, que permite continuar assistindo ao vídeo enquanto realiza outras tarefas. Uma dúvida que ficou pendente durante a apresentação da Apple é sobre quais os aplicativos que serão compatíveis com o Picture-in-picture, já que mesmo no Android apenas o Youtube Premium (versão paga do Youtube) oferece tal funcionalidade. 


Confira as melhores promoções de smartphone no Promobit. Os modelos das melhores marcas pelo menor preço estão por aqui. A economia pode ser ainda maior aproveitando algum cupom de desconto.