Guia de compras

iPhone 12 vale a pena em 2024? A resposta é não e explicamos o porquê

O preço do iphone 12 é atrativo à primeira vista, mas olhando para o que está disponível no mercado o aparelho da Apple de 2020 perde um pouco do brilho.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

17 de mai de 2024

0 comentários

Compartilhe:

É grande a quantidade de pessoas que deseja saber se, em 2024, o iPhone 12 vale a pena e conforme já antecipamos no título a resposta é não, mas com algumas ressalvas. A começar por qual perfil de usuário que pretende comprar um novo iPhone, já que o preço inicial do iPhone 12 atualmente é de 3 mil reais. Com esse valor inicial em mente, abordaremos os motivos do iPhone 12 não ser a compra mais vantajosa no momento e quais são os aparelhos da Apple que fazem mais sentido. Aproveite e confira abaixo a nossa lista de melhores iphones para comprar em 2024:

Melhores iPhones para comprar agora. 

iPhone 15 ProMelhor iPhone para comprar em 2024 
iPhone 14 Pro MaxMelhor iPhone top de linha “barato”
iPhone 15 Pro MaxMelhor iPhone com tela grande
iPhone 13Melhor iPhone custo-benefício
iPhone 14Modelo que começa a valer a pena
iPhone 15iPhone de entrada da geração atual

Pontos negativos do iPhone 12

Pelo preço médio do iPhone 12 é possível comprar um iPhone melhor.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ao pesquisar pelo valor do iPhone 12 com 128 GB de armazenamento, pois comprar a versão de 64 Gb é ter certeza de que irá sofrer com falta de espaço interno com poucos meses de uso, encontramos o preço médio de 3 mil reais o que torna o iphone 12 o mais acessível entre os modelos que recomendamos a compra, mas não a compra mais vantajosa. O modelo que possui a melhor relação entre preço e especificações é o iPhone 13 que pode ser comprado por cerca de 3.300 reais.

Bateria: o ponto fraco do iPhone 12

O iPhone 13 vai receber mais atualizações, possui um processador mais potente e bateria mais duradoura. Não espere o rei da autonomia de energia no iPhone 13, mas certamente um aparelho que vai passar mais tempo longe da tomada.

Câmeras boas, mas sem muito tempero. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É inegável que o conjunto de câmeras do iPhone 12 é competente, com duas lentes de 12 MP, uma principal e outra ultrawide, além da câmera frontal de 12MP, possui capacidade para vídeos em 4K a 60 FPS com HDR. As famosas fotos de iPhone em que basta apontar e clicar para obter resultados acima da média estão presentes no iPhone 12, porém o conjunto de câmeras também sofre do mesmo problema que afeta o iPhone 12 como um todo que é a existência de outros aparelhos da Apple com conjuntos fotográficos melhores e com preço mais competitivo. 

Pontos fortes do iPhone 12

Apesar de não recomendarmos a compra do iPhone 12, caso tenha outras opções com preço parecido, o aparelho com quase 4 anos de vida ainda possui seus pontos positivos. Confira:

Design segue incrível

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um dos diferenciais dos iphones é o seu design que é cônico a cada versão, apesar de poucas mudanças estruturais nos últimos anos e no caso o iphone 12 a história se repetiu, pois o aparelho apresenta laterais em metal com linhas retas que dão muito mais estabilidade ao segurar, além de possuir o padrão de módulos de câmeras com as lentes alinhadas na vertical. Outro elemento visual que pode agradar aos mais nostálgicos é o notch na parte superior da tela junto a borda e não no formato atual de ilha. 

Tela é a mesma dos iPhones 13 e 14 

A tela do dispositivo é excelente e foi a linha que abriu as portas dos iPhones com o display OLED em todos os aparelhos da linha. Trata-se de uma tela com ótima qualidade de imagem e contrastaste, sendo praticamente a mesma nos modelos de entrada das linhas iPhone 13 e 14, porém, ainda com taxa de atualização limitada aos 60 hz, o que não chega a ser um grande problema se a comparação não for entre o iphone 12 com aparelhos android, pois enquanto as taxas acima de 60 hz já são encontradas até em aparelhos Android de entrada, na Apple a taxa de atualização de 120Hz é exclusiva dos modelos Pro e pro max desde a linha Iphone 13.

Em quais situações iPhone 12 vale a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Vale lembrar que o iPhone 12 deixou de ser produzido e comercializado oficialmente pela Apple após o anúncio do iPhone 15. A tendência é que o smartphone de 2020 continue disponível em muitas lojas por algum tempo, já que até o iPhone 11 ainda pode ser encontrado por aí, mas, em qual cenário faz sentido comprar o iPhone 12? 

Para quem não abre mão de usar iPhone, possui um modelo mais antigo que o iPhone 12 e está com orçamento limitado aos 3 mil reais, o iPhone 12 vale a pena por falta de opções, já que o iPhone 13 possui custo-benefício melhor, mas o preço é acima dos 3 mil reais. Uma ótima alternativa para quem faz questão do iPhone 12 e pode esperar é adicionar o iPhone 12 a sua lista de desejos do Promobit, pois quando o aparelho estiver em promoção você será notificado. No início de maio o iPhone 12 esteve disponível aqui no Promobit por R$2.699 em sua versão de 128 GB. 

Ficha técnica: iPhone 12

TelaOLED 6.1”, 1170 x 2532 pixels
ProcessadorA14 Bionic
RAM4 GB
Armazenamento64GB, 128 GB, 256 GB
Câmeras traseirasWide: 12 MP, Ultrawide: 12 MP
Câmera frontal 12 MP
Bateria2815 mAh
Dimensões e peso146.7 x 71.5 x 7.4 mm | 164 g

Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de fone de ouvido e pode economizar ainda mais com algum cupom de desconto.