Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Intel Pentium Gold: a linha de processadores básicos é boa?

O Intel Pentium Gold serve para jogos e atividades mais complexas ou apenas para estudo e usos simples? Leia mais sobre a linha de processadores

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

14 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A Intel é um dos principais nomes quando o assunto são processadores. Independente se você gosta de seus modelos ou não, é inegável a capacidade da marca de fazer produtos de qualidade para diferentes tipos de consumidores. Pensando nisso, o Intel Pentium Gold preenche uma lacuna curiosa: processadores básicos para máquinas recentes, capazes de suprir necessidades básicas de atividades diárias, mas sem fazer feio em demandas mais complexas.

Mas o Intel Pentium Gold realmente se destaca no nível básico ou é apenas mais um? E o que ele é capaz de fazer para além de usos básicos? Confira abaixo uma visão geral a respeito. 

Compre agora o processador Intel Pentium Gold G6405 na Amazon

Origem do Pentium

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com sua primeira versão lançada em 1993, tendo diversas ramificações até os dias de hoje, o Pentium se tornou sinônimo de processadores de entrada, disponíveis tanto em desktops quanto notebooks. O principal diferencial em sua época de lançamento era a capacidade de oferecer o dobro de performance em relação a linha predecessora da Intel. 

Entre os anos 90 e os anos 2000, diversos modelos foram lançados, tendo o nome “Pentium” atrelado a processadores de outras gerações que não necessariamente eram um Pentium. Após o lançamento do Pentium D e do Pentium Dual-Core, em 2005 e 2006 respectivamente, os processadores com mais de um núcleo (multi core) da Intel se tornaram seu principal foco, tendo os Pentium se solidificado como uma linha mais básica, em comparação ao i3, i5 e assim por diante. 

Mas ser de uma linha básica ou de entrada não quer dizer que seja algo defasado e é aí que entra o Intel Pentium Gold. 

O que é o Intel Pentium Gold?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A partir de 2018, a Intel passou a separar os novos modelos Pentium em dois tipos: Silver e Gold. O tipo Silver abrange uma linha de processadores mais básica e acessível, com desempenho limitado e baixo custo, lançados entre 2019 e 2021. 

Já o Intel Pentium Gold, trata-se de uma linha de processadores mais recentes, com foco em um bom desempenho em atividades rotineiras, com mais recursos e mais potência. Os processadores da linha Gold costumam “rivalizar” bem com os processadores também de nível básico da sua respectiva época. 

Um dos pontos a se atentar ao comprar um processador é a geração na qual ele faz parte e como ele vai funcionar com o resto das peças (no caso de um desktop). O Pentium Gold cumpre a função de ser uma boa opção de entrada otimizada para máquinas atuais. 

Seus primeiros modelos, lançados em 2017, possuíam cache de 2MB e apenas dois núcleos. Com o passar do tempo, cada novo modelo incorpora novos elementos para se manter como essa opção viável de forma contemporânea, com seus últimos três modelos lançados tendo 5 núcleos e cache de 8MB.

Compre agora o processador Intel Pentium Gold G6400:

Amazon     Casas Bahia

Por que comprar um Intel Pentium Gold atualmente?

Por se tratar de uma linha de entrada, é comum ver o Intel Pentium Gold presente em notebooks, tendo suporte direto aos processadores gráficos UHD da Intel de acordo com a geração que for o processador. Portanto, um notebook de entrada com placa de vídeo integrada e um Pentium Gold de gerações recentes é uma boa escolha para usos mais simples, como um computador para estudo.

No caso de desktops, por ter a flexibilidade de combinar peças diferentes, um Pentium Gold recente somado a uma placa de vídeo boa, consegue atingir bons resultados. Por exemplo, o G7400, lançado em 2022, com uma NVIDIA GeForce RTX 3050, consegue uma média de mais de 60 fps em boa parte dos jogos das últimas gerações, como GTA V e os últimos Battlefield. E até com placas de vídeo não tão avançadas, roda com tranquilidade jogos online competitivos como CS:GO e VALORANT.

Comparando seus últimos modelos com outros processadores Intel, o Pentium Gold 8500, que é o mais recente, possui cache de 8MB e 5 núcleos de 4.40 GHz, como um processador de 12ª geração. Este modelo se sobressai em relação ao i5-8500 em praticamente todos os quesitos, só ficando atrás em alguns pontos relacionados a GPU, mesmo o modelo da linha Gold sendo mais barato. 

Portanto, tenha em mente que esta linha de processadores é uma boa linha custo-benefício, que dependerá do que está equipado no computador junto dele. Então, um notebook básico, apenas para estudo e usos simples, ele vai muito bem obrigado. E, no caso de desktops, podendo investir mais em placa de vídeo, memória RAM e outros componentes, um Intel Pentium Gold das últimas gerações pode ser um bom encaixe, mas tendo noção de suas limitações.

Compre agora o processador Intel Pentium Gold G6405:

Amazon     Casas Bahia


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de produtos de informática. Confira e economize ainda mais com os cupons Acer