Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Comparativos

Helio P90 ou Snapdragon 845: qual a melhor opção de processador?

Enquanto o processador da Qualcomm é um poderoso chip de gerações anteriores, o processador da Mediatek nasceu para ser um bom custo-benefício.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

6 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Apesar do processador não ser o único fator que determina o desempenho de um smartphone, os consumidores estão mais atentos ao componente e uma dúvida que aparece com frequência é sobre qual chip optar entre Helio P90 ou Snapdragon 845.

Analisando com mais atenção as características dos dois processadores podemos perceber que eles são mais indicados para aparelhos de categorias diferentes. Confira nosso comparativo.

Processadores desenvolvidos para diferentes propostas

Analisando as características dos dois processadores percebemos que o chip da Mediatek leva vantagens em alguns aspectos por ter sido desenvolvido em uma geração à frente do processador da Qualcomm, porém os dois modelos possuem propostas distintas. 

Enquanto o Snapdragon 845 foi desenvolvido para equipar aparelhos topo de linha da época de seu lançamento como Galaxy S9+, Zenfone 5Z, o Helio P90 já chegou ao mercado para ser uma boa opção custo-benefício e concorrer com uma outra linha da Qualcomm, a do Snapdragon 700 que equipa aparelhos intermediários e intermediários avançados. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os dois chips possuem oito núcleos, sendo o Helio P90 formado por dois núcleos mais potentes de 2.2 Ghz e seis núcleos de menor intensidade com 2.0 Ghz. Já o Snapdragon 845 é composto por 4 núcleos de 2,8 GHz, com foco nas atividades mais exigentes e 4 núcleos de 1,8 Ghz. O chip da Qualcomm é fabricado com 10 nanômetros, enquanto o chip da Mediatek possui 12 nanômetros. 

A sua arquitetura de 10 nanômetros contra 12 nanometros do Helio P90 faz com que a comunicação dentro do processador seja mais eficiente sem aumentar as dimensões do processador. Nanômetro é a escala de medida usada para quantificar as dimensões do interior de um microchip, logo, quanto menos nanômetros, menor a distância entre os componentes de um chip, maior a quantidade de semicondutores sem aumentar a temperatura nem as dimensões do processador.

Outro item em que o processador da Qualcomm leva vantagem é na velocidade de download, chegando a 1200 Mbits por segundo contra 600 Mbtis do Helio P90. Porém, ambos suportam memória RAM de até 8 GB e o Chip da Mediatek apresenta maior velocidade em sua GPU (maior velocidade de processamento gráfico) com clock de 970 MHz enquanto o Snapdragon 845 chega a 710 MHz. 

O Helio P90 também suporta sensores fotográficos maiores e seus aparelhos podem operar um sistema óptico duplo com uma câmera principal de 24 mp e uma secundária de 16 mp ou uma câmera única de 48 mp, já o chip da Qualcomm comporta nas especificações do aparelho até duas câmeras de 16 mp ou câmara única de 32 mp. Quando o assunto é qualidade para vídeos a coisa muda e o Snapdragon apresenta melhores resultados, captando imagem com resolução 4K até 60 quadros por segundo contra o mesmo 4K do Helio P90, mas a 30 quadros.

Helio P90 ou Snpadragon 845: qual o melhor processador?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com exceção dos usuários que buscam aparelhos com câmeras melhores, um smartphone com Snapdragon 845, em tese, vai apresentar um desempenho geral melhor, já que a capacidade e o tipo de memória entre outros itens também interferem no desempenho.

Os dois processadores já possuem algum tempo de mercado e já existem opções equivalentes mais recentes e de melhor desempenho, como o Snapdragon 855 e os chips intermediários da própria Qualcomm da linha 700, o último competindo diretamente com o processador da Mediatek pela fatia dos aparelhos intermediários.


O melhor lugar para encontrar promoções de smartphone é aqui no Promobit. os melhores modelos das principais marcas podem ficar ainda mais baratos aproveitando algum cupom de desconto.