Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Headset 7.1 para gamers é um bom investimento?

Headset 7.1 para gamers é uma compra que vale a pena? Nesse texto analisamos a tecnologia e o quanto ela agrega ao seus jogos.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

1 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Um fone de ouvido 7.1 e ainda gamer parece um sonho para aqueles que gostam de aproveitar a melhor qualidade sonora enquanto aproveitam seus jogos favoritos. Mas será que entre tantos produtos gamers, um headset 7.1 é um bom investimento?

O que é áudio 7.1?

Antes de entender o que são os fones de ouvido 7.1, é preciso entender o que o número significa. A reprodução de sons 7.1 é feita através de um sistema de som multicanal com caixas de som distribuídas pelo ambiente em posições específicas ao redor do ouvinte. Uma caixa central fica a frente do ouvinte e a nas laterais desta caixa encontram-se os falantes frontais laterais. Colocadas ao lado do ouvinte ficam outras duas caixas, sendo uma de cada lado e atrás encontram-se outras duas caixas. Fechando o sistema multicanal de sete canais encontra-se o subwoofer.

SADES A60 7.1 Surround Sound Pro Gaming Headset Gamer Vibration Function Super Bass Headphones ...

A mesma lógica de distribuição de falantes serve para o som 5.1, porém neste sistema multicanais são 5 caixas, excluídas as caixas ao lado do ouvinte. Tal distribuição das caixas de som é usada em salas de cinema com caixas de som extremamente potentes e com falantes mais modestos encontramos uma distribuição parecida em Home Theaters.

E o que é um headset gamer 7.1?

Agora você já sabe que o áudio 7.1 depende de todo um posicionamento físico de suas caixas de som e resta a questão: será que é possível trazer todo esse efeito sonoro para um headset?

A resposta mais rápida é: não. E já explicamos um pouco o motivo de um fone de ouvido não conseguir reproduzir totalmente os efeitos de um áudio 7.1 em outro texto do blog: Fone de ouvido 7.1 é real ou apenas marketing?.

Trazemos novamente a explicação aqui para matar sua curiosidade: o conceito de som 7.1 exige que saídas de áudio sejam distribuídas em posições específicas ao redor do ouvinte. Com um fone de ouvido, é impossível reproduzir esse posicionamento com as duas saídas de áudio de um fone.

Razer Megalodon 7.1 Gaming Headset Review

A posição das caixas de som precisam de uma distância proporcional entre elas para produzir sensação de espacialidade e por mais que dentro das conchas dos fones existam saídas de áudio posicionadas ao lado uma das outras, não existe espaço suficiente entre elas para produzir o efeito de fato. Quando um fone de ouvido é vendido como um fone 7.1, na verdade ele possui tecnologia capaz de simular tal efeito, mas não o realizar de fato.

Fone Gamer 7.1 vale a pena?

Apesar de um fone 7.1 não funcionar de verdade como um áudio 7.1, ele consegue simular alguns dos efeitos desse tipo de som, o que pode ser bem interessante para gerar sensação de espacialidade e aumentar a imersão durante os jogos.

Ser 7.1 não deve ser, de forma nenhuma, o ponto mais interessante de se procurar quando você estiver decidindo por um headset gamer. Porém, se o modelo que você gostar tiver boas especificações, um valor que você considera justo e, por acaso, for 7.1, esse também não é um motivo para você deixar de comprar o headset.


As melhores promoções de fones de ouvido você encontra aqui no Promobit. Para ouvir suas músicas ou jogar com maior imersão, seu novo fone de ouvido pode ficar ainda mais barato aproveitando algum cupom de desconto.