Promobit
Promobit Explica

Gourmet iniciante: como escolher o jogo de panelas?

Saiba quais as 3 peças essenciais e como equipar a sua cozinha com as panelas mais indicadas para ter um resultado profissional nos seus pratos.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

17 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

A escolha do jogo de panelas é um processo bem mais complicado do que parece, isso porque nessa decisão está envolvida questões como quais as peças essenciais, tamanho e diferentes materiais. Cada um desses itens vai influenciar em maior ou menor grau no resultado dos pratos que você for realizar.

Encontrar o melhor jogo de panelas para você depende principalmente dos seus hábitos na cozinha e procedimentos que mais costuma realizar, conhecimento relacionados aos processos de cozimentos e, claro, orçamento para investir.

A boa noticia é que com um investimento relativamente pequeno é possível equipar sua cozinha com o necessário para realizar com excelência (o que também vai depender das suas habilidades) seus pratos favoritos.

Leia também:

panela-inox

Kit Básico

A primeira lição é que para começar você nem precisa de um jogo de panelas completo. Com apenas três peças já é possível realizar grande parte dos processos utilizados para a maioria das receitas. São elas:

Panela com cabo

Esse modelo pode ser usado para frituras e cozimento. Seu diâmetro a torna uma peça coringa para a maioria dos processos. Na hora de comprar, vale a pena investir em um modelo que possa ir ao forno, que é interessante para pratos que devem ser finalizados lá.

Frigideira

Utilizada para grelhar, selar, saltear e gratinar, a frigideira realiza todos esses processos com excelência. Dê preferência para a compra de um modelo que conte com revestimento antiaderente. Para escolher você a encontrar o revestimento ideal, confira o nosso conteúdo especial: qual a diferença entre panela cerâmica e teflon?

Assadeira

Como o nome sugere, essa peça é usada no preparo de pratos assados. Na hora de comprar, opte por um modelo de tamanho intermediário e altura média, pois ela poderá ser usada para diferentes tipos de alimentos. Além disso, dê preferência para modelos antiaderentes, que farão toda a diferença na hora de realizar carne.

Outras peças

Tendo esses três tipos de panela, você poderá ir completando a sua dispensa com as demais peças de acordo com o seu interesse. Por exemplo, se você tem o costume ou gosta de preparar pratos como cozidos, ensopados, carnes assadas lentamente ou mesmo ragu e risoto, vale a pena investir em uma caçarola ou até mesmo um caldeirão. Já se você quer um resultado superior ao saltear alimentos ou realizar carnes com molhos, invista em uma Sauteuse.

Para conhecer as diferenças entre cada peça e escolher melhor, confira o nosso artigo: Quais os tipos de panela e seus principais usos?

panela-Wok

Jogo de panela pode ser opção econômica

Ao somar todas as peças separadas de um jogo de panelas, o preço final será bem maior do que o investido em 2/3 das peças separadas. Por isso, optar por um jogo de panelas é uma ótima opção para quem deseja economizar na compra.

Uma dica, principalmente se estiver montando sua cozinha, é investir em um jogo de panelas inox mais básico, que tenha frigideira, panela com cabo, caçarola, leiteira e assadeira e depois comprar uma frigideira de cerâmica ou com revestimento cerâmico. Com isso você irá cobrir a principal falha desse jogo e terá as peças necessárias para realização de diversos procedimentos.

Espessura das panelas

Esse é um dos itens mais importantes na hora de avaliar a qualidade de uma panela. O ideal é investir em peças que tenham pelo 3 mm (no mínimo 2,5 mm) de espessura ou no caso das panelas de inox, fundo triplo. Esses modelos, além de mais resistentes, garantem que todo o calor seja melhor distribuído e transferido para o alimento e que não haja grandes variações da temperatura enquanto você estiver cozinhando.

Esse processo funciona da seguinte maneira: assim que um alimento frio encostar no fundo da panela, a temperatura da panela irá diminuir, o que irá impedir processos como selar e refogar os alimentos. Na hora de fazer um bife mais alto, por exemplo, manter a temperatura alta quando a carne encosta na panela é fundamental para que ela crie uma crosta em seu exterior e esteja suculenta por dentro.

panela-teflon

Material

Outro ponto que deve receber sua atenção é o material utilizado na fabricação das panelas, já que isso terá um impacto direto no processo de cozimento. Enquanto alguns materiais, como o inox e o vidro, irão atingir temperaturas muito altas rapidamente, pedra e barro não chegarão à mesma intensidade de calor, realizando um cozimento mais lento.

Outro material bem interessante é a cerâmica, que apesar de levar mais tempo até esquentar, mantém calor por um longo tempo e ainda possui uma das melhores capacidades antiaderente.

Um ponto para ficar de olho é nos casos que as panelas possuem revestimento cerâmico ou teflon, pois ele será responsável apenas pela qualidade antiaderente. O comportamento do material quando aquecido irá depender do material que forma sua base. Por exemplo, uma panela cerâmica irá manter o calor por um longo tempo, mesmo após ter desligado o forno, já uma panela inox com revestimento cerâmico irá esquentar muito rápido, que é uma característica do inox.

Para conhecer os diferentes matérias e suas principais características, nós também abordamos isso no artigo: Quais os tipos de panela e seus principais usos?


Agora que você já conhece pelo menos o básico para comprar o melhor jogo de panelas para você, não perca nossas ofertas e cupons de desconto para economizar ainda mais na sua compra.