Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Galaxy S21 vs Galaxy S20: principais mudanças da nova geração Galaxy S

A Samsung aperfeiçou no Galaxy S21 o que já funcionava bem no Galaxy S20 além de implementar novas funcionalidades e suporte a caneta S-pen no Galaxy S21 Ultra.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

20 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

A linha Galaxy S21 já é realidade e embora ela ainda não esteja entre nós brasileiros, com as informações dos novos aparelhos no mercado internacional já é possível comparar o que evoluiu em relação a geração anterior. Novo conjunto de câmeras, evolução na tela e design fosco estão entre as novidades. Confira nosso comparativo entre Galaxy S21 vs Galaxy S20 e veja o que mudou nos novos smartphones topo de linha da Samsung que devem chegar ao Brasil em fevereiro.

Design: aspecto fosco na traseira e tela curva apenas no Galaxy S20 Ultra

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os novos Galaxy S21, Galaxy S21+ e Galaxy S21 Ultra apresentaram novidades em design, mas mantêm alguns aspectos familiares. O primeiro deles é o módulo de câmera que continua em formato retangular, mas expandindo-se até a lateral do aparelho. Na traseira passou a apresentar um aspecto fosco em contraste ao espelho do Galaxy S20, porém, apenas dos modelo S21+ e S21 Ultra possuem a traseira em vidro, enquanto o Galaxy S20 convencional passa a ter a traseira de plástico, assim como o Galaxy Note 20. 

A tela dos novos aparelhos também sofreram alterações visuais no Galaxy S21 e S21+ que agora são totalmente retas, deixando a tela com bordas curvas apenas no Galaxy S21 Ultra, enquanto a linha Galaxy S20 possui tela com laterais curvas nos três aparelhos. 

Tela: mais brilho e taxa de atualização dinâmica

Além das mudanças de design na tela, uma inovação presente no Galaxy S20 foi aperfeiçoada no display da linha Galaxy S21. A taxa de atualização de 120hz da família S20 evoluiu e na linha S21 torna-se dinâmica, entre 10Hz e 120 Hz de acordo com as necessidades de uso. Se na linha de 2020 era necessário alternar manualmente entre 60Hz e 120 HZ, os modelos de 2021 adaptam-se ao uso: taxas mais baixas para leitura e redes sociais e 120Hz em jogos compatíveis, o que deve ajudar na economia de bateria. 

A capacidade de brilho foi outro ponto potencializado na nova geração da linha Galaxy S, já que agora os modelos menos poderosos, Galaxy S21 e Galaxy S21+, possuem brilho de tela de até 1.300 nits, enquanto o mais avançado, Galaxy S21 Ultra chega a 1.500 nits de brilho de tela. A tela dos novos aparelhos mantêm a tecnologia Super Amoled e os modelos S21 e S21+ mantém as dimensões dos aparelhos equivalentes dos modelos anteriores com respectivamente 6,2 e 6,7 polegadas. Já o Galaxy S21 Ultra é levemente menor que o S20 Ultra com 6,8 polegadas. 

Câmeras: novas câmeras telefoto e vídeos com Visão do Diretor

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se a linha Galaxy S20 inovou ao apresentar o sensor de 108 mp no Galaxy S20 Ultra, o Galaxy S21 Ultra evoluiu e apresentou um novo sensor que mantém a capacidade de 108 mp e deve apresentar melhorias em relação a geração anterior. O conjunto de câmeras do S20 ultra também passou por alterações, a começar pelo sensor com foco a laser que substitui a câmera ToF. 

Além da lente wide de 108 mp, a lente ultrawide no Galaxy S21 Ultra permanece sendo de 12 mp, mas ao invés do Galaxy S20 Ultra que conta com uma câmera telefoto de 48 mp com zoom de até 100x de forma híbrida, o Galaxy S21 Ultra possui duas câmeras telefoto de 10mp cada, sendo uma delas com zoom óptico de até 3x e outra com zoom óptico de até 10x. Através da união das duas câmeras e inteligência artificial, o novo aparelho promete melhorar o zoom de até 100x, tão criticado no Galaxy S20 Ultra. 

Já os modelos menos potentes, Galaxy S21 e S21+ mantiveram conjunto de câmeras semelhantes aos aparelhos equivalentes da geração anterior com câmera principal de 12 mp, ultrawide também de 12 mp e teleobjetiva de 64 mp com zoom óptico de até 3x. A câmera frontal de 10 mp das versões S21 e S21+ são as mesmas do Galaxy S20 e do Galaxy S20+, assim como Galaxy S21 Ultra que mantém a câmera de 40 mp do Galaxy S20 Ultra.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Função Visor do Diretor presente no Galaxy S21

Recursos que já estavam na linha Galaxy S20 foram atualizados, já a Visão do Diretor é um novo recurso que possibilita ao usuário visualizar a imagem de todas as câmeras de forma simultânea, inclusive a câmera frontal, para que ele escolha a câmera com enquadramento que considerar melhor, além de poder optar entre elas. Outro destaque é que o Galaxy S21 Ultra também é capaz de gravar vídeos em HDR com 12 bits, criando arquivos com muito mais informações, feito que até então só estava presente no iPhone 12. 

Hardware: processadores atualizados e fim do suporte ao microSD

Uma tendência presente na linha Galaxy S20 manteve-se no Galaxy S21: processadores Snapdragon para alguns mercados, como o norte-americano, enquanto no Brasil o chip que equipa a família Galaxy S é Exynos fabricado pela Samsung. Quando chegar ao mercado nacional a nova linha Galaxy S21 terá os chips Exynos 9100 que, segundo a Samsung, oferecem até 30% mais desempenho sendo até 20% mais econômicos em consumo de energia.

Quanto ao armazenamento, a alteração que chama a atenção na nova geração é o fim do suporte a cartões microSD, limitando o espaço interno ao que é oferecido de fábrica. No Galaxy S21 e S21+ o espaço interno é de 128 GB ou 256 GB com 8 GB de memória RAM, enquanto o mais poderoso Galaxy S21 Ultra pode ter RAM de 12 GB  ou 16 GB e espaço interno de 128GB, 256GB ou 512GB. O anterior Galaxy S20 Ultra pode chegar até incríveis 1TB de espaço interno e RAM de 12GB ou 16GB. 

Bateria: sim, sem carregador incluso

No comparativo Galaxy S21 vs Galaxy S20 em relação a bateria, os novos Galaxy S21, percebemos que elas mantiveram-se iguais no Galaxy S21 em relação ao S20, 4.000 mAh e no Galaxy S21 Ultra quando comparado com o Galaxy S20 Ultra, 5.000 mAh. Já nas versões Plus, a nova geração aumentou de tamanho, com 4800 mAh no modelo de 2021 contra 4.500 mAh do Galaxy S20+. 

Os três novos aparelhos suportam carregamento rápido de 25w, porém nenhum deles conta com carregador incluso na caixa, fato que acontece pela primeira vez em um smartphone Samsung e após o anúncio da Apple de que o iPhone 12 também não terá carregadores inclusos. 

Recursos: suporte a caneta S-pen no Galaxy S21 Ultra

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os novos aparelhos da linha Galaxy S21 já saem de fábrica com o novo Android 11 e com uma nova versão da One UI 3.1, interface para Android dos aparelhos da Samsung, mas que não possui muitas diferenças de versões anteriores. O que realmente chama a atenção na nova geração é o suporte do Galaxy S21 Ultra a caneta S-Pen, até então compatível apenas com aparelhos da linha Note. 

Segundo a Samsung a tela do Galaxy S21 Ultra suporta todas as funções da caneta S-Pen, porém o acessório não está incluso no aparelho e diferente da linha Note, não existe local no Galaxy S21 Ultra para acomodar a caneta, sendo necessário adquirir uma capinha específica.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphone e paga mais barato na compra do seu novo aparelho. O celular que você procura pode ficar ainda mais barato aproveitando o cupom Americanas ou cupom Submarino.