Campanha Choice
Guia de compras

Galaxy A24 é bom? Tela e bateria são os grandes destaques

Modelo da Samsung acabou de ser lançado no mercado brasileiro com tela Super AMOLED e bateria grande entre os destaques. Confira mais detalhes sobre o aparelho.

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

27 de abr de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Como de costume no início do ano, a Samsung tem apresentado uma leva de novos smartphones para 2023. E depois de muitos rumores e até algumas informações vazadas, o Galaxy A24 finalmente foi lançado oficialmente no Brasil. O aparelho intermediário traz tela Super AMOLED e câmera de 50MP entre suas especificações. Em nossa análise da ficha técnica do aparelho, vamos descobrir se o Galaxy A24 é bom e se a nova aposta da Samsung tem potencial para agradar os consumidores que não querem um celular tão caro.

Compre agora o Galaxy A24 na Amazon

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A fabricante sul-coreana tem adotado um padrão de identidade visual em todos os seus lançamentos recentes, que se aproximam da construção vista no top de linha Galaxy S23. A parte traseira possui acabamento em plástico liso brilhante, com as três câmeras localizadas no canto esquerdo e logo na parte central. As cores disponíveis no site oficial são preto, verde lima e prata com reflexos de luz com efeito prismático. Até o momento, o vermelho escuro ainda não está disponível no Brasil.

Na parte inferior, estão localizados a entrada P2 para fones de ouvido, mesmo o acessório não estando incluso na caixa, o alto falante, a entrada USB-C e um microfone. No topo do smartphone está apenas outro microfone. Já nas laterais, o lado esquerdo é reservado para a gaveta SIM card para dois chips e cartão de memória. No lado direito ficam os botões de volume e o de energia, que também funciona como leitor de digitais. A construção visual é bem acabada e bonita, o que acaba elevando o Galaxy A24 e aproximando de visuais de aparelhos intermediários mais premium.

Sobre a conectividade, o smartphone conta com Bluetooth 5.3 e NFC para pagamentos por aproximação, um ponto positivo já que aparelhos de entrada não costumam trazer a tecnologia. O ponto negativo é a ausência do suporte às redes 5G, tecnologia que já está virando um pré requisito para smartphones recentes.

Tela e áudio

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se por um lado a traseira traz um acabamento mais refinado, a parte frontal nos lembra que é um celular mais simples. As bordas da tela são bem aparentes, principalmente a inferior e o notch para a câmera frontal permanece no formato de gota. O display possui 6,5 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. O nível de brilho é satisfatório, com pico de 1.000 nits, proporcionando boa visualização até mesmo em ambientes ensolarados. É uma tela de boa qualidade que proporciona aos usuários cores vivas, nítidas e com bastante detalhes, sendo uma boa pedida para quem curte assistir filmes, séries e vídeos pelo celular.

Quanto ao áudio, o Galaxy A24 é bom, se considerarmos que é um aparelho básico focado em quem não quer gastar muito na compra de seu celular novo. Ele não traz nenhuma tecnologia de aprimoramento sonoro, como o Dolby Atmos, por exemplo, e também não conta com som estéreo.

Desempenho e bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Galaxy A24 vem equipado com o chipset Helio G99 da MediaTek, 4 GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão via microSD. O processador é o mesmo visto em modelos intermediários como o POCO M5, por exemplo. 

Na prática, não é um processador extremamente potente, porém ainda consegue dar conta das principais atividades como navegação na internet, redes sociais e consumo de plataformas de streaming como Youtube, Netflix e outros sem grandes problemas de travamentos constantes. Agora, quando o assunto são jogos, o Galaxy A24 pode acabar sofrendo alguns engasgos durante a execução de games com maior qualidade gráfica. O modelo já vem de fábrica com o sistema operacional Android 13 e interface One UI 5.1.

No quesito bateria, o Galaxy A24 é bom com seus 5.000 mAh e está dentro da média dos celulares atuais. O aparelho conta com suporte a carregamento rápido de até 25W. Dependendo da intensidade de uso, a autonomia energética é capaz de aguentar um dia inteiro longe da tomada. Segundo informações da Samsung, o Galaxy A24 é capaz de aguentar até 20 horas de reprodução de vídeo e 21 horas de navegação na internet com Wi-fi antes da bateria descarregar completamente.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Galaxy A24 possui um módulo de câmeras condizente com a proposta do aparelho. O conjunto fotográfico é formado pela lente principal de 50 MP, sensor ultrawide para fotos com ângulos mais abertos de 5 MP e uma terceira lente macro de apenas 2 MP que não tem muita usabilidade devido a sua baixa resolução. A câmera frontal é de 13 MP.

De uma forma geral, as câmeras serão eficientes para fazer fotos em ambientes bem iluminados, tanto na câmera principal traseira, quanto na frontal. Porém, como é um modelo básico, não espere uma câmera surpreendente. À noite ou em locais com iluminação escura, as fotos podem sair granuladas e sem muita nitidez pela ausência de um modo noturno dedicado.

Preço e outras opções

O Galaxy A24 chegou com preço oficial no Brasil de R$1.899, mas assim como outros modelos da fabricante, a estimativa é que o valor seja reduzido com o passar dos meses após o lançamento.

Entre algumas das principais opções na mesma faixa de preço, o Galaxy M54 pode ser uma opção com mais poder de fogo, câmeras melhores e ainda com suporte à rede 5G. O Moto G73 também pode ser uma escolha interessante, mais potente e mais barato, porém perde por pouco na qualidade da tela.

Saiba mais: Galaxy A54 é bom? Câmeras e design se destacam

Compre agora o Galaxy M54 

Amazon           Casas Bahia

Afinal, o Galaxy A24 é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Considerando todas as informações da ficha técnica, o Galaxy A24 é bom, mas ainda está com o preço muito elevado para o que entrega para o usuário. A proposta de ser um celular mais básico não combina com a faixa de preço atual, sendo que a própria Samsung tem aparelhos melhores custando praticamente o mesmo valor.

O suporte ao NFC é um ponto positivo e as câmeras estão dentro do esperado, assim como a bateria. Mas a falta de 5G pode ser considerado um ponto negativo em um aparelho intermediário lançado em 2023. A tela tem um bom tamanho e a qualidade merece destaque por trazer um display Super AMOLED no smartphone. Mas como dissemos anteriormente, para considerar se o Galaxy A24 é bom, depende da redução do preço.


Não saia sem antes conferir as melhores promoções em smartphones e tablets aqui no Promobit. Aproveite os cupons Ponto e cupons Submarino para reduzir ainda mais o preço de suas compras.