Guia de compras

Galaxy A15 5G é bom? Basicão é competente sem inovar

Com tela Full HD Super Amoled e câmera principal de 50 MP, o aparelho tem tudo para ser uma boa compra quando o preço abaixar.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de mar de 2024

0 comentários

Compartilhe:

O Galaxy A15 é a aposta da Samsung em 2024 para a faixa de preço dos aparelhos baratinhos que dão conta das demandas básicas do dia a dia. Porém, saiba que o aparelho possui algumas especificações que vão um pouco além do esperado para a categoria, como 3 câmeras traseiras, com principal de 50 MP, visual elegante e tela Super Amoled. Mas apenas essas características são suficientes para afirmar que o Galaxy A15 5G é bom? Confira na análise da ficha técnica. 

Compre agora o Galaxy A15 5G na Amazon

Ficha técnica Galaxy A15 5G
  • Tela: 6,5” Super AMOLED, FHD+
  • Câmera traseira: 50MP + 5MP + 2MP
  • Câmera frontal: 13MP
  • Sistema: Android 14
  • Processador: Dimensity 6100 Plus
  • Memória RAM: 4GB
  • Armazenamento: 128GB
  • Bateria: 5.000mAh

Design: identidade visual semelante a linha Galaxy S24

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma coisa é inegável, a Samsung tem mantido um visual bonito em todos os seus aparelhos, inclusive nos mais básicos, como no caso do Galaxy A15. Muito disso pode ser explicado a padronização da identidade visual dos modelos da linha Galaxy A, todos laterais retas e com apenas três lentes na traseira, sem nenhum degrau ou saliência na tampa. 

Apesar do design bonito, ainda é um aparelho de entrada, feito todo em plástico, algo compreensivo pelo preço. Uma boa notícia é a entrada P2 para fones de ouvido na parte inferior, enquanto o sensor de impressões digitais fica na lateral direita, logo abaixo do botão de volume. 

Infelizmente não há nenhuma proteção contra água ou poeira e a parte frontal conta com bordas generosas ao redor da tela. Por outro lado, o aparelho possui suporte para 2 chips ou um chip de operadora e um cartão micro SD. 

Tela: painel Super Amoled é um dos destaques

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A tela do Galaxy A15 surpreende em relação ao esperado para aparelhos da mesma faixa de preço, embora não traga nada de inovador, o painel é competente e entrega boa imagem e taxa de atualização rápida. A tela do aparelho é grande com 6,5 polegadas, boa resolução de imagem, Full HD (2340×1080) e tecnologia de painel Super Amoled que é mais do que conhecida por sua qualidade de contratante. Para uma tela de celular de entrada em 2024, temos especificações competentes, inclusive com taxa de atualização de 90 hz para navegação mais fluída. Outro detalhe relevante é a capacidade e brilho de 800 Nits, o suficiente para visualização em ambientes externos, inclusive em dias ensolarados. 

Desempenho e sistema operacional: usabilidade básica e atualizações à vista 

Como um celular novo em 2024, o Galaxy A15 faz o esperado, não engasgar no uso multitarefas e também rodar com boa qualidade os principais jogos mobile da atualidade, obviamente que poucos com qualidade gráfica máxima, mas em uma qualidade suficiente para entretenimento e jogatina casual.

O modelo que certamente vai estar mais disponível nas lojas é o Galaxy A15 com 4GB de RAM e 128 GB de Armazenamento e essa configuração vai demonstrar falta de fôlego no uso multitarefa, apresentando alguma lentidão na transição entre aplicativos. 

Atualização de software  não deve ser um problema para os futuros proprietários do Galaxy A15, já que o aparelho já vem com Android 14 e a interface da Samsung mais recente, a One UI 6. A empresa garante que o aparelho receberá as próximas 3 atualizações do sistema Android além de um ano extra de atualizações de segurança.  

Câmeras: conjunto fotográfico com poucas melhorias

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já não é uma novidade que os fabricantes acrescentam lentes na traseira dos aparelhos para dar uma impressão de amplitude no conjunto fotográfico, mas, na prática, as câmeras não trazem tantas possibilidades a mais nas fotos e vídeos. No caso do Galaxy A15 não é muito diferente, pois o aparelho possui uma boa câmera principal de 50 MP que faz bons registros condensado pixels e gerando fotos de 12MP com mais detalhes na imagem. 

Por outro lado temos uma lente ultrawide de 05 MP na hora de criar belos registros amplos, literalmente não brilham, ou no caso falta ao sensor com pouca densidade de pixels conseguir captar mais luz, já que falta nitidez as imagens que ficam um pouco mais escuras que o padrão para esse tipo de câmera e ruídos nas fotos são quase inevitáveis.O aparelho ainda conta com a infindável câmera macro de 02 MP que sabemos que não é capaz de fazer fotos com boa qualidade e o macete de  fotografar de perto com a câmera principal e cortar a imagem segue valendo mais a pena. 

A lente frontal de 13 MP é dentro do esperado com boas selfies em condições favoráveis de luz e com selfie noturna boa para faixa de preço. No quesito vídeos, o A15 está limitado ao Full HD tanto na câmera frontal, quanto na lente principal traseira. 

Bateria: autonomia para mais de um dia de uso

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Temos por aqui mais um aparelho com 5.000 mAh de bateria e essa constante em vários aparelhos não é algo ruim, afinal baterias com essa característica entregam autonomia de uso muito boa, principalmente em modelos mais básicos, como no Galaxy A15. É possível afirmar com tranquilidade que o Galaxy A15 chega ao final do dia com bateria, mesmo nas mãos de usuários mais intensos. 

na hora da recarga, está incluso um carregador de 15w que deve conseguir completar um ciclo de carga em pouco mais de uma hora na tomada. O aparelho até possui suporte a carregamento rápido de 15w, mas o acessório precisa ser comprado separadamente. 

Preço médio e principais concorrentes 

Apesar de ter sido lançado por 2000 reais, esse preço já caiu consideravelmente  no momento o Galaxy A15 5G pode ser encontrado com facilidade na casa dos 1.200 reais. 

Por esse valor, atualmente é possível adquirir smartphones melhores de gerações anteriores pagando um pouco menos, como o Galaxy M54, um aparelho melhor em todos os quesitos. Assim como o Moto G84 da Motorola. 

Compre agora o Galaxy M54 na Amazon

Compre agora o Moto G84 na Amazon.

Galaxy A15 5g é bom? 

Analisando o que o Galaxy A15 5g entrega, encontramos um bom aparelho de entrada e que está atualizado em suas especificações para a faixa de preço dos aparelhos básicos. O preço médio atual do aparelho da Samsung ainda está elevando, mas o passar dos meses e a queda natural de preço dos smartphones android deve tornar o galaxy A15 uma compra mais vantajosa, principalmente para quem busca um aparelho simples, bonito e que entregue a usabilidade básica para o dia a dia, mas com alguns aditivos, como tela de 90 Hz e câmera principal com boa capacidade. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções da internet e pode economizar ainda mais também com nossas promoções de fone de ouvido.