Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Fone de ouvido 7.1 é real ou apenas marketing?

Entenda o que é o sistema de som 7.1 e se é possível obter o efeito de som em fones de ouvido

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

20 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Muitas fabricantes afirmam que seus fones de ouvido são capazes de reproduzir áudios em sistema de som 5.1 e 7.1 e isso representa proporcionar sensação de espacialidade e maior imersão. Mas será que é possível existir um fone de ouvido 7.1? Neste artigo explicamos se o fone de ouvido 7.1 é real ou apenas marketing. 

O que é o som 7.1?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de entender o que são os fones de ouvido 7.1, é preciso entender o que o número significa. A reprodução de sons 7.1 é feita através de um sistema de som multicanal com caixas de som distribuídas pelo ambiente em posições específicas ao redor do ouvinte. Uma caixa central fica a frente do ouvinte e a nas laterais destas caixa encontram-se os falantes frontais laterais. Colocadas ao lado do ouvinte ficam outras duas caixas, sendo uma de cada lado e atrás encontram-se outras duas caixas. Fechando o sistema multicanal de sete canais encontra-se o subwoofer. 

A mesma lógica de distribuição de falantes serve para o som 5.1, porém neste sistema multicanais são 5 caixas, excluídas as caixas ao lado do ouvinte. Tal distribuição das caixas de som é usada em salas de cinema com caixas de som extremamente potentes e com falantes mais modestos encontramos uma distribuição parecida em Home Theaters. 

Por que não existe fone de ouvido 7.1?

O conceito de um som 5.1 ou 7.1 pede que saídas de áudio estejam distribuídas em posições específicas ao redor do ouvinte e em distâncias exatas entre elas de acordo com o tamanho do ambiente. A definição técnica explica a impossibilidade de existir fones de ouvido 7.1. A começar pela fonte de áudio central ao ouvinte, necessária para o sistema 7.1 e que os fones de ouvido não conseguem emular. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A posição das caixas de som precisam de uma distância proporcional entre elas para produzir sensação de espacialidade e por mais que dentro das conchas dos fones existam saídas de áudio posicionadas ao lado uma das outras, não existe espaço suficiente entre elas para produzir o efeito de fato. Quando um fone de ouvido é vendido como um fone 7.1, na verdade ele possui tecnologia capaz de simular tal efeito, mas não o realizado de fato. 

O último ponto que impede que um fone de ouvido seja de fato 7.1 é a importância do subwoofer para esse sistema de som multicanal. A caixa subwoofer costuma ser a maior em um conjunto de áudio por ser necessário ter mais espaço físico dentro da caixa para que a movimentação dos componentes externos reproduzem sons graves. Mesmo que possua um subwoofer dentro de um fone, o espaço reduzido impede a mesma qualidade de áudio. 

Então fone de ouvido 7.1 não é bom?

Os fones de ouvido 7.1 simulam o efeito que ouvimos no cinemas, casas de show, salas de TVs equipadas e ambientes preparados, mas embora não sejam iguais, são capazes de proporcionar sensações sonoras interessantes, principalmente em games e podem ser opções interessantes para gerar sensação de espacialidade e aumentar a imersão. Caso queira comprar um fone 7.1 saiba que é possível encontrar fones muito bons com essa característica, mas na prática o efeito é apenas uma simulação.  


As melhores promoções de fones de ouvido você encontra aqui no Promobit. Para ouvir suas músicas ou jogar com maior imersão, seu novo fone de ouvido pode ficar ainda mais barato aproveitando algum cupom de desconto.