Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Ferramentas para jardinagem: o que é essencial para começar?

Listamos nove ferramentas para jardinagem essenciais para saber como cuidar de plantinhas e ainda acrescentamos outras dicas se a ideia é se aperfeiçoar no assunto.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

30 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Seja para quem quer montar um jardim, aumentar a quantidade de plantas em casa ou apenas conhecer mais sobre jardinagem, é interessante saber quais equipamentos são essenciais para se dar bem com plantas e para cuidar delas do jeito que cada uma precisa. Pensando nisso, montamos uma lista com nove ferramentas para jardinagem que vão ajudar você nessa empreitada. Ao final, temos dois itens bônus para você colocar vitamina em cada uma de forma natural. 

Vasos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os vasos são onde você vai colocar as plantas que quiser ter em casa. Eles podem ser de cerâmica, plástico, barro e até de vidro. O tamanho vai depender de qual a perspectiva de crescimento da sua planta, mas você pode escolher vasos de chão, vasos suspensos ou peças decorativas que, juntas, acoplam dois ou mais vasos na mesma peça. 

Se não quiser comprar nada, também é possível reutilizar itens que você já tem em casa, como garrafas plásticas de suco (as quadradas são ideais para cortar ao meio), além de jarros e itens de vidro. 

Terra

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A terra será o solo das suas mudas e é de lá que elas vão tirar os nutrientes para crescer de forma saudável. Por isso, é essencial utilizar terra adubada. Se você vai montar um jardim, há um jeito de saber o quanto de terra vai precisar usar de acordo com o tamanho dele: meça a área onde suas plantas vão ficar; depois, multiplique a área pela profundidade do local para encontrar o volume em metros cúbicos. 

Os sacos de terra são vendidos com indicação de quantos metros cúbicos preenchem. Mesmo assim, quando estão descritos os quilos de terra que contém, há ainda a indicação em metros cúbicos. Lembre-se sempre de comprar uma quantidade a mais, para não correr nenhum risco.  

Sementes ou mudas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Elas são tudo o que você vai ver crescer, florescer e se desenvolver. Se você quiser criar uma decoração e paisagem imediata, pode comprar plantas maiores, já prontas. Agora, se quer ver e acompanhar como se desenvolvem, pode pedir mudas de amigos, vizinhos e parentes ou comprar algumas sementes. É legal comprar várias diferentes para você ter ideia do que dá certo e o que não dá na sua casa ou apartamento. 

Argila expandida e manta de drenagem: a dupla dinâmica

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A foto 1 representa a manta de drenagem; a foto 2 é a manta com a argila expandida | Imagens: Gisele Bianchini

A argila expandida é fundamental em vasos e floreiras, pois tem a função de absorver qualquer água excedente que a planta não precise no momento. Ela é firme e resistente, mas é microporosa; assim, evita que a terra fique encharcada e sufoque as plantas. Isso também garante que a água não escorra para fora do vaso e molhe a superfície onde estiver ou pingue, se tiver sido colocada no alto. 

Se você quiser intensificar a absorção da água, pode colocar por cima da argila expandida uma manta de drenagem que, como o nome sugere, vai drenar a água em excesso. Além disso, esses dois componentes vão evitar que a terra vá embora junto com a água por qualquer motivo. 

Lembre-se que mesmo utilizando a argila expandida e a manta de drenagem você deve ter um local de escoamento no vaso ou no jardim, seja por furos ou uma saída de água maior. 

Regador

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nessa etapa, entramos em itens que vão te ajudar no cuidado diário com as plantas, ou seja, na parte das ferramentas para jardinagem em si. O regador é fundamental para que você consiga regar qualquer planta. A vantagem dele é ter uma boa capacidade (para você conseguir colocar água em vários vasos diferentes de uma só vez); o bocal grande e todo furadinho também faz com que você consiga regar uma área maior sem muito esforço.

Pá e ancinho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ambas são ferramentas para jardinagem para mexer na terra, sendo que o ancinho também é chamado de rastelo. Ele é ótimo para coletar folhas soltas e grama excessiva, além de ser um ótimo instrumento para deixar a terra nivelada. Já a pá é ótima para cavar e transportar terra e plantas de um vaso para outro. 

Tesoura de poda

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com um nome autoexplicativo, a tesoura de poda é uma das ferramentas para jardinagem mais importantes para se ter, pois é com ela que você vai retirar partes da planta que não são úteis e que estão atrapalhando o crescimento dela, como ramos e galhos inúteis. É com uma tesoura de poda que você também vai conseguir retirar uma muda para presentear um amigo. 

Dicas bônus: adeus mosquitos, olá inseticidas naturais

Além de listar algumas ferramentas para jardinagem essenciais, separamos ainda duas dicas para você que está buscando maneiras naturais de acabar com os mosquitos que se aproximam das suas plantas, mas não quer usar inseticidas, pois eles são mais agressivos. Você pode substituí-los água de fumo de corda ou extrato de neem. 

Água de fumo de corda

A água de fumo de corda, ou o caldo de fumo de corda, serve para espantar pulgões, cochonilhas e ácaros. Essa água não deve ser utilizada para regar as plantas, mas você vai pulverizar um pouco dela nas plantas com um spray. Há uma receita simples para preparar a água de fumo de corda, veja: 

  • Ferver um litro de água com 20 ou 25 gramas de fumo de corda (ele pode ser comprado em pó); 
  • Depois, coar em pano fino (como um coador de café) e juntar mais quatro litros de água limpa;
  • Pulverizar nas plantas; 

Atenção: se as plantas em que você utilizar o fumo de corda forem comestíveis, você deve esperar 48h para ingerir o alimento. 

Se você achar que essa quantidade de água é muita para as plantas que você tem em casa, pode simplesmente optar por comprar a água de fumo de corda já pronta, industrializada. 

Extrato de Neem

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Flores de Neem

Pronunciado como “nim”, o extrato de neem é retirado da árvore de mesmo nome, originária da Índia. Ele é muito utilizado em plantações para espantar fungos e animais herbívoros; além disso, também melhora a fertilidade do solo. Para utilizá-lo, você deve comprar o óleo e diluir 10ml dele em um litro de água. A dica é pulverizar nas plantas, inclusive embaixo das folhas, a cada 10 dias.  

Além de ser muito precioso para plantas, o neem tem muitas outras propriedades, como ativos anti-inflamatórios e que agem no controle do colesterol. O óleo de neem também pode ser usado na fabricação de xampu e sabão. 


Agora que você já conhece quais são as ferramentas para jardinagem essenciais, dê uma olhada nas nossas promoções de ferramentas e jardim para encontrar o que você precisa em promoção! Use também algum cupom Americanas para pagar mais barato!