Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Farmácia online: como funciona?

Os serviços de delivery de farmácias estão crescendo no Brasil. Saiba como eles funcionam e como você pode usá-los

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

4 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Há alguns anos, a internet vem possibilitando o crescimento dos serviços de compra a distância, que costumavam acontecer por telefone. Com sites de comércio eletrônico ficando cada vez mais seguros e aplicativos de delivery alcançando cada vez mais pessoas e cidades, as farmácias também entraram no jogo, permitindo que você receba artigos vendidos nesses lugares diretamente em casa.

Por se tratar, muitas vezes, da venda de remédios, algumas leis especiais estão envolvidas nesses casos, mas é possível também comprar artigos cotidianos, como shampoo, escova de dentes, lenços umedecidos e outros.

No artigo de hoje, vamos explicar como utilizar esses serviços e quais as regras básicas de seu funcionamento.

Como funcionam as farmácias online?

Podemos dividir os serviços de compra de remédios online em dois: os sites online de marcas já conhecidas, como Drogaria Pacheco, Drogaria São Paulo, Drogasil e várias outras drogarias, que usam a internet para vender remédios e outros produtos; e também os aplicativos de entrega, que são empresas terceiras que buscam o que você precisa em uma farmácia e levam até a sua casa.

No caso das lojas online, o processo é semelhante ao que você faz para comprar em qualquer loja da internet, podendo navegar pelo site, escolher os itens que deseja e adicioná-los ao carrinho, para recebê-los em casa depois de alguns dias. Uma importante exceção neste caso são os remédios que necessitam de bula, mas vamos falar mais disso lá na frente.

Já no caso dos aplicativos, eles funcionam de forma semelhante aos aplicativos de entrega de comida, como Uber Eats ou iFood. Você seleciona pelo aplicativo o produto que você quer ou em qual farmácia quer que seja feita sua compra, paga pelo próprio aplicativo, e o entregador vai lá buscar sua compra e entregá-la para você.

drogaria online

O que pode-se comprar com esses serviços?

De forma bem geral e ampla, pode-se dizer que você pode comprar tudo o que compraria em uma loja física de farmácia online, com a exceção de remédios que exigem receita (novamente, vamos falar um pouquinho mais sobre esses casos logo abaixo).

Sabe aquela sessão da farmácia com as gôndolas de produtos variados, com protetor solar, sabonete, escova de dentes, hastes flexíveis com pontas de algodão, creme para cabelo, umidificador, curativos diversos? É nessa “área” que você pode fazer suas comprar pela internet ou app, sem problemas. Mesmo remédios que não necessitam receita médica, como os para dor de cabeça, enjôo, gripe etc.

Mas e aquela seção de remédios que fica atrás do balcão dos farmacêuticos?

É possível comprar remédios com receita pela internet?

A resposta mais direta é: sim, com algumas exceções, porém é necessário ter uma receita médica que prescreve o uso do remédio em seu nome. E mesmo nesses casos, a compra só pode ser feita diretamente nos sites de farmácias que tenham loja física. Não é possível comprar esse tipo de remédio pelos aplicativos terceiros.

Agora, se o remédio for um antibiótico ou tarja preta, não tem jeito: só é possível comprá-los em lojas físicas de farmácias.

Em geral, as farmácias que aceitam realizar essas vendas pela internet pedem uma cópia da receita médica antes de aprovar a venda. E lembre-se, para garantir sua segurança, realize compras sempre em farmácias de confiança.

Quem fiscaliza esse tipo de serviço?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por regulamentar a venda de remédios e outros artigos farmacêuticos, tanto em lojas físicas quanto pela internet, e são diversas as resoluções sobre o tema, que falam sobre o armazenamento e distribuição dos produtos até as propagandas permitidas ou não, por lei, mostrando remédios.

Você pode conhecer mais sobre as regras da Anvisa no artigo “Como e por que vender medicamentos online” no site da Sebrae.