Take a fresh look at your lifestyle.

Dicas para usar mapas no RPG

Se você está explorando o universo dos RPGs e quer dicas para usar mapas nas suas aventuras, separamos algumas aqui para você não esquecer nenhum detalhe.

Existem cenários e aventuras de RPG para todos os tipos e gostos, mas algo que sempre é muito utilizado pelos jogadores e mestres (depois dos dados para as rolagens) são os mapas e miniaturas.

É claro que nem todo mundo gosta de jogar com esses acessórios, mas essa é a graça do RPG! Cada grupo pode escolher a melhor forma de aproveitar suas horas de jogo. Se você está curioso para saber como usar mapas ou quer algumas dicas de como fazer com que eles funcionem melhor em sua campanha, pegue sua mochila de aventureiro e siga a estrada.

Leia Também:

Entenda que tipo de mapa você precisa

Você pode encontrar tipos diferentes de mapas para utilizar junto com seu grupo. Alguns podem ser cartográficos, mostrando mapas de regiões, com estradas, lagos, montanhas e outros pontos geográficos. Os mapas também podem mostrar a estrutura de cidades ou vilarejos.

Os mapas também podem ter linhas formando quadrados ou hexágonos, que são chamados grids. Esses grids são muito usados para medir o posicionamento das miniaturas, que representam monstros, inimigos ou personagens, no mapa. Para jogadores que gostam de acompanhar a posição de seus personagens em batalha, esses são o tipo de mapa mais utilizado. Por baixo dos grids, o mapa pode ser branco, de uma única cor ou trazer cenários vistos de cima, como florestas ou cavernas.

Improviso ou planejado

Alguns mestres gostam de ter seus mapas cuidadosamente planejados para seus jogos, buscando desde mapas prontos até softwares de criação para montar seus próprios grids para a campanha. Mas pode ser que você seja mais o mestre que usa os mapas apenas como improviso, para ajudar os jogadores a visualizar melhor uma cena ou uma situação de batalha.

A boa notícia é que, se você estiver jogando online, é muito mais fácil aproveitar qualquer uma dessas duas formas de jogar. Se você estiver na ferramenta Roll20, por exemplo, consegue subir mapas e outras imagens para ilustrar seu jogo, mas você também consegue utilizar a tela em branco para desenhar seus próprios mapas improvisados no computador.

Miniaturas são caras, então improvise

Há quem goste de comprar miniaturas feitas profissionalmente para aproveitar seus jogos e se sentir mais próximo dos personagens. Mas a verdade é que esse tipo de miniatura pode ser muito cara aqui no Brasil, fazendo com que a melhor opção normalmente seja economizar.

Existem várias maneiras de conseguir miniaturas mais baratas. Você pode substituí-las por moedas ou até mesmo fichas de poker, com uma fita crepe para escrever o nome de cada personagem.

Se você quer algo um pouco mais trabalhado, diversas lojas vendem bases de miniaturas de plástico, que são baratas mesmo em grandes quantidades. Com elas, você pode imprimir desenhos dos personagens (o Pinterest é um ótimo lugar para achá-los) e apenas colar na base, criando sua própria miniatura de papel.

E é claro, você sempre pode criar sua própria maneira de representar as miniaturas do seu grupo! Até mesmo as antigas miniaturas de Geloucos da Coca-Cola estão valendo!

Veja se seu grupo se dá bem ou não com mapas

O principal ponto de usar mapas é tornar a imersão e divertimento do seu grupo ainda melhores, então converse com seus amigos e experimente vários formatos. Vocês podem decidir juntos o que funciona melhor para vocês.

Talvez gostem de usar grid em todas as batalhas, talvez só precisem de mapas para visualizar algumas cenas, deixando as batalhas livres. Pode até mesmo ser que seu grupo prefira não adotar nenhum tipo de mapa em nenhuma situação, deixando tudo a ser combinado entre os jogadores.

O mais importante é: se divirta!


Aproveite os melhores jogos em promoção aqui no Promobit! Separamos ótimas ofertas de games e também de jogos de tabuleiro. Use um cupom Amazon para pagar mais barato!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!