Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Artigos

Dicas para evitar golpes na hora de comprar online

O Promobit separou algumas dicas para você não ter dor de cabeça na hora de fazer uma compra pela internet

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

25 de jul de 2017

0 comentários

Compartilhe:

Comprar um produto na internet tem muitas praticidades: não é preciso sair de casa, é mais fácil comparar preço entre lojas diferentes e quase sempre é possível encontrar boas promoções. No entanto, é importante ficar ligado para não cair em golpes virtuais, como clonagem de cartões de crédito e senhas roubadas, ou lojas que tem pouco comprometimento com o cliente.

O Promobit separou algumas dicas para ajudar você a sempre realizar compras seguras na internet:

Confira a reputação do site em espaços especializados e redes sociais

Conhecer a reputação da loja é muito importante para realizar uma boa compra e diversos sites podem ser seus aliados, como o Reclame AQUI. Neste primeiro, é possível verificar os comentários de usuários sobre a empresa e também ver a avaliação que ela recebeu de outros consumidores.

Checar se a empresa possui redes sociais também pode ser uma boa ideia, mas é importante ficar de olho em alguns detalhes. O número de curtidas da página não é uma indicação confiável de integridade do vendedor e comentários negativos podem ser apagados. Mas os comentários de avaliações, mostrados nas páginas de Facebook, não podem ser apagados e podem ser uma boa forma de verificar a satisfação de outros consumidores.

Aqui no Promobit, só aceitamos promoções de lojas com classificação boa ou maior no Reclame AQUI, mas também ficamos atentos aos tipos de reclamações feitas e se a loja respondeu e resolveu o problema. Problemas no processo de compra e insatisfação com o produto, infelizmente, são comuns, mas consideramos o não recebimento da compra ou a falta de estorno em caso de cancelamento casos mais preocupantes.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Fique de olho nas certificações de segurança do site

Empresas confiáveis costumam colocar no rodapé de suas páginas os selos e certificações que receberam, para mostrar que são seguras contra ameaças virtuais. Cada selo representa um tipo de segurança específica.

Procuramos ficar de olhos em selos desse tipo, principalmente no Clearsale, que consideramos como uma boa medida da confiabilidade de uma loja virtual. O Clearsale é um certificado de segurança voltado para varejistas de e-commerce, evitando que este caia em golpes de compradores falsos, verificando a veracidade dos usuários que realizam compras na loja e, dessa forma, deixando o processo seguro para as duas partes.

O Ebit é outro selo de segurança, desta vez voltado ao consumidor. Esta empresa pertence ao Grupo Buscapé e analisa os pontos positivos e negativos de cada e-commerce e confere uma pontuação para as lojas baseada na porcentagem de entregas dentro do prazo e se o consumidor voltaria a realizar compras no estabelecimento. Para a segurança de nossa plataforma, aceitamos ofertas de lojas com o selo Prata ou maior.

Conheça os detalhes da empresa

Outra medida de segurança que tomamos no Promobit é nos certificar que a loja virtual possui um CNPJ válido e funcional. Empresas confiáveis costumam deixar seu CNPJ no rodapé da página, ou em abas como “quem somos”. Se você não encontrar o CNPJ, já comece a desconfiar.

Existem outros detalhes que podem ajudar você a encontrar uma loja de confiança. No Promobit, buscamos checar quem é o responsável pelo domínio do site, há quanto tempo ele está hospedado e outras informações do gênero. Uma boa ferramenta para encontrar essas informações é o site Who.is. A presença do protocolo de segurança https no link do site também é um bom sinal.

Suspeite de promoções “surreais”

O que mais queremos na hora de comprar online são promoções e cupons fantásticos, mas é sempre bom suspeitar de promoções que pareçam muito surreais. No fim das contas, vale confiar no seu instinto: se bateu aquela dúvida, é melhor não arriscar.

É sempre bom lembrar que, apesar de o Promobit sempre busca verificar a confiabilidade das lojas de todas as promoções postadas em nossa comunidade, a ajuda dos usuários é fundamental para conseguirmos fazer um bom trabalho.