Take a fresh look at your lifestyle.

Água fresca: dicas e cuidados para instalar purificador de água

Instalar purificador de água em casa vai garantir água fresquinha e limpíssima a qualquer hora do dia. Veja dicas e cuidados para fazer isso com segurança.

Instalar purificador de água em casa ou no apartamento apresenta diversas vantagens: água mais limpa e fresca a qualquer hora; não há necessidade de comprar garrafões ou litros no mercado; em alguns modelos, até a água quente está disponível. Por isso, resolvemos listar dicas e cuidados de instalação para reparar antes de comprar o aparelho. 

Leia também: 

O que é e como funciona um purificador de água?

Em termos técnicos, um purificador de água serve para purificar e limpar a água que sai da Estação de Tratamento de Água (ETA) das cidades e chega até a sua casa pela torneira. Ele é importante, pois podem haver impurezas pelo caminho (nos canos e instalações). Além disso, a água que sai das ETAs possui muito cloro, justamente para o líquido não ficar contaminado pelo caminho. O purificador retira essa quantidade e deixa a água própria para o consumo humano. 

O aparelho possui mecanismos que tiram pequenas partículas de areia, argila, bactérias, vírus e outros elementos da água e, depois, ela passa por um mecanismo de refrigeração que consegue torná-la gelada, fresca, natural ou quente. Além disso, todo esse processo também tira possíveis odores e sabores ruins do líquido. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Purificador de Água em promoção?

Onde instalar purificador de água?

Para garantir o desempenho máximo do seu purificador de água, você vai precisar instalá-lo no lugar ideal. Por isso, sugerimos:

  • Que a instalação seja feita em um ambiente coberto, seco e arejado; 
  • Que o purificador fique longe do sol, pois isso prejudica a refrigeração da água e a conservação do aparelho; 
  • Que haja uma distância mínima de 5 centímetros entre as laterais do produto e outros móveis, para garantir a circulação do ar e facilitar a troca do filtro; 
  • Que haja uma torneira a até aproximadamente 2 metros de distância do purificador e que ela tenha bitola de meia polegada, para melhor aproveitamento; 
  • Que o ponto de instalação escolhido forneça água tratada com temperatura entre 10ºC e 32ºC; 
  • Ele também precisa ter pressão de 5 a 40 m.c.a, para que o sistema de purificação funcione com o melhor desempenho. 

Outros cuidados e dicas para instalar purificador de água

Acima, falamos que existe uma pressão de água específica para instalar purificador de água. Isso acontece, porque se a pressão for baixa, haverá pouca vazão de água e poderão ocorrer vazamentos. Já se a pressão passar do limite, o sistema poderá se romper e assim, não haverá filtragem da água. 

Além disso, é necessário realizar a troca do filtro do purificador de seis em seis meses e fazer uma limpeza interna pelo menos uma vez ao ano. Para isso, pode-se utilizar simplesmente sabão neutro e pano úmido. 

Também é essencial que o seu purificador tenha o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a qualidade do produto e prova que ele está de acordo com as normas técnicas da área. Por fim, se você optar por comprar um purificador elétrico, lembre-se de não colocá-lo junto com extensões de outros eletrodomésticos. Ele precisa ocupar uma tomada única para que não haja sobrecarga e isso prejudique o aparelho.  


Agora que você já sabe como instalar um purificador de água, confira nossas promoções de eletrodomésticos para pagar mais barato pelo seu! Utilize também um cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar menos!

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!