Promobit
Promobit Explica

Comprar webcam vale a pena em 2020?

As webcams já eram úteis muito antes do crescimento das videochamadas. Descubra em quais situações elas valem a pena.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

4 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Com o aumento das videochamadas no último mês, mais do que lembrar que seu computador possui webcam, muitas pessoas perceberam que as câmeras instaladas em seus notebooks não são lá muito boas. O que parecia uma dúvida de resposta óbvia a pouco mais de um mês, ganhou força novamente: será que ainda vale a pena comprar uma webcam em 2020? 

Entre as webcams atuais encontramos modelos com diferentes resoluções, chegando até ao 4K, foco automático, balanço de branco e calibração de cores, entre outras possibilidades de configuração. Saiba em quais situações vale a pena investir em uma câmera para o computador ou ficar com a câmera já existente na máquina.

Vale a pena comprar webcam? Sim, mas depende do uso e da webcam

Antes do aumento de video chamadas, muitos seriam capazes de comprar um notebook sem webcam se isso representasse algum desconto no preço final do produto, afinal poucas pessoas realmente fazer uso da câmera e normalmente as ligações por vídeos eram feitas entre smartphones usando a câmera frontal. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com o aumento do número de funcionários trabalhando no sistema home office as chamadas de vídeo de cunho profissional tornaram-se rotina e foi aí que o aspecto pixelado de muita webcam foi descoberto. Há quem não se importe com isso por considerar que a ferramenta será usada por pouco tempo, já outras pessoas podem querer imagens de melhor qualidade e essa é a primeira situação em que comprar a webcam vale a pena. 

Para videochamadas profissionais com mais qualidade de imagem

Antes mesmo do crescimento das videochamadas, muitos profissionais já faziam uso da webcam para comunicar-se com outros colegas de trabalho e clientes de forma remota. A depender das exigências do cargo que ocupe e da importância das conversas que pretende ter, proporcionar uma imagem nítida e com boa qualidade de som para a pessoa com quem está conversando pode ser a diferença entre o fechamento de um acordo profissional ou uma negativa.  

Para quem comunica-se com frequência por vídeo chamada

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Possui algum parente ou amigo que mora longe e a principal forma de contato é através de chamadas de vídeo? Talvez essa pessoa mereça vê-lo do outro lado da tela com mais qualidade. A tecnologia está aí para ser usada ao nosso favor e entre outras coisas ajudar a diminuir as distâncias, logo investir em uma webcam um pouco melhor pode ser um salto de qualidade em suas conversas. 

Para produtores de conteúdo em vídeo

Pretende produzir conteúdo de vídeo, seja um canal para o YouTube ou transmissão ao vivo de games e quer que seu rosto também seja visto com qualidade? Para quem não que ficar com aspecto de personagem do Minecraft em suas lives ou busca ter resolução de imagem de qualidade em seu canal de YouTube é possível ter resultados muito bons investindo em alguns modelos de webcam. Atualmente já existem modelos com resolução 4K e foco automático silencioso. 

Para quem não possui uma webcam

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora o notebook já seja o único computador de muita gente, os usuários de computadores de mesa ainda são muitos e é possível que você não tenha uma câmera sobre o seu monitor. Por mais que você não veja muita utilidade em uma webcam, nunca sabemos quando podemos precisar, como no caso de uma entrevista de emprego remota. 

Caso você não tenha uma câmera em seu computador de mesa ou a webcam do seu notebook tenha parado de funcionar, é possível encontrar bons modelos de webcam por preços acessíveis. 


Confira as promoções de notebook do Promobit. O preço que já é baixo pode ficar ainda melhor aproveitando o cupom Americanas.