Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Comprar um Chromebook em 2020 ainda vale a pena?

O Chromebook em 2020 pode ser uma escolha interessante para alguns tipos de usuários. Confira se um modelo com Chrome OS encaixa-se a sua rotina.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

21 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quando os Chromebooks chegaram ao mercado em 2013, os aparelhos diferenciavam-se por serem consideravelmente menores e mais baratos que os notebooks convencionais, embora tenham configuração mais modestas e funcionem em toda a sua potencialidade quando conectados a internet. Mas será que diante do estágio atual dos notebooks ainda vale a pena comprar um Chromebook em 2020? A resposta é: depende do tipo de uso e neste artigo iremos apresentar as situações em que o Chromebook pode ser útil. 

O que é um Chromebook?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Chromebook Samsung Plus

Os Chromebooks podem ser definidos como notebooks com configurações simples, processador modesto, pouca memória RAM e pouco espaço de armazenamento, porém a usabilidade é aperfeiçoada graças ao sistema operacional Chrome OS do Google, que roda nos Chromebooks e que possibilita usar os aplicativos da Play Store em seu computador.  Por ter pouco espaço interno para armazenamento, o Chromebook é projetado para funcionar online na maior parte do tempo e com armazenamento de arquivos em nuvem, mas diferente dos tablets, possui portas USB para conexão de pendrives, HD e SSD externos.

Outra característica fundamental dos Chromebooks é que eles são pequenos, leves e compactos, o que facilita o transporte no dia a dia, além de apresentarem baterias mais duradouras e preço bem mais acessível que o de um notebook convencional. 

O Chromebook pode ser um computador secundário

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Chromebook Lenovo 100e

Pessoas que fazem uso de desktops ou de notebooks potentes e maiores para tarefas mais pesadas como edição de vídeos ou tarefas gráficas, mas precisam de um segundo computador para acompanhá-los em viagens e deslocamentos do dia a dia podem encontrar no Chromebook em 2020, ainda uma boa opção. 

Com modelos que pesam menos de um quilo e com telas entre 11 e 12 polegadas, esse tipo de computador portátil funciona muito bem para edição e produção de textos, planilhas e apresentações de slides, ou para responder e-mails, acessar a internet durante viagens de ônibus ou de avião. Tudo isso sem ocupar muito espaço na bagagem. 

Para o dia a dia, o Chromebook também mostra-se eficiente para eventos e reuniões fora do ambiente de trabalho e pode ir no cantinho da mochila, maleta ou bolsa. Outro ponto positivo é a bateria de longa duração, ideal para quem não vai ficar no mesmo lugar por muito tempo. 

Opção econômica para estudantes

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Chormebook Acer C7

A vida de estudante muitas vezes não é fácil e nem sempre temos orçamento suficiente para comprar um notebook com tela de 15 polegadas, processador avançado, armazenamento em SSD, placa de vídeo dedicada e tudo mais. Porém, a maioria dos cursos universitários e até alguns cursos técnicos demandam do aluno apenas uma máquina para leituras, produção de textos, algumas tabelas e troca de arquivos online. Tudo que qualquer Chromebook que se preze é capaz de fazer. 

Para os momento de lazer, com o Chromebook é possível até jogar alguns games casuais para celular e tablet, editar fotos e atualizar as redes sociais, já que a Play Store também está disponível no sistema Chrome OS com a mesma biblioteca de aplicativos. Porém jogos como Free Fire provavelmente não vão rodar com as configurações do Chromebook.

Uma alternativa mais robusta ao tablet

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Chromebook Positivo

O tablet é a escolha de muita gente que gostaria de um aparelho para transportar com facilidade e consideram o notebook pesado demais. Porém, nem todas as atividades são mais fáceis em um tablet, como a digitação, logo o Chromebook pode ser uma alternativa mais completa que os tablets. Inclusive alguns Chromebooks também possuem tela sensível ao toque. 

Claro, um Chromebook com processador Celeron e 4 GB de RAM não vai ter o mesmo desempenho que um iPad Pro ou um Galaxy Tab S7, mas entre um tablet básico e um Chromebook, a segunda opção pode ser mais completa e com usabilidade mais precisa sobre uma mesa e conectado ao teclado e mouse.

Boa opção para quem está aprendendo a usar um computador

Aqueles que não são muito familiarizados com notebooks podem ter uma curva de aprendizado mais tranquila com os Chromebooks, já que a interface é parecida com a do Windows e apresenta as vantagens dos android, como a instalação de aplicativos. Caso você ou algum amigo ou parente esteja dando os primeiros passos no uso de computadores, durante algum tempo a usabilidade será básica e perfeitamente adequada a um Chromebook em 2020. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de notebook. Seu novo computador pode ficar ainda mais barato aproveitando o cupom Submarino ou cupom Americanas.