Promobit
Promobit Explica

Comprar online e retirar em loja física vale a pena?

Explicamos como funciona o processo de retirada de produtos na loja física e quais são as vantagens e desvantagens de optar por isso

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

18 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Quando compra um produto online, você é do tipo que disponibiliza seu frete para receber a encomenda em casa ou prefere ir buscá-la na loja física? Neste artigo, explicamos como funciona o processo de retirada de produtos na loja física e quais são as vantagens e desvantagens de optar por isso.

Como funciona?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em uma compra online, a escolha por retirar na loja física ou disponibilizar o CEP para entrega em casa normalmente se dá na parte final da compra, antes da etapa em que se coloca os dados de pagamento.

Basicamente, quando você opta por isso, está disposto a se dirigir até a loja mais próxima da sua casa e buscar o produto lá (apresentando número do pedido e documento original com foto), ao invés de recebê-lo em casa, ainda assim obedecendo a um prazo de entrega estipulado pela loja, como qualquer compra, e com data limite para retirada (a Americanas.com, por exemplo, estipula o prazo de cinco dias, contados a partir da data de entrega informada no e-mail de confirmação de compra; já o Magazine Luiza, quinze dias). 

Vantagens de retirar em loja física

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma das facilidades que a retirada em loja física proporciona é o produto estar disponível quando o cliente quiser, desde que se respeite o horário de funcionamento da loja e a data limite para retirada. Isso evita a obrigatoriedade de ter alguém em casa para esperar a encomenda chegar e funciona super bem para quem trabalha o dia inteiro e só tem o horário do almoço disponível para buscar o produto.

Além disso, dependendo do quão próxima a loja for da sua casa, o frete pode acabar saindo por um preço menor do que se a mercadoria fosse entregue na sua residência, por isso, é sempre bom verificar as duas opções antes de finalizar a compra. Ainda, algumas lojas oferecem frete grátis quando essa opção é selecionada, o que deixa o valor final da compra mais barato.

O que também pode acontecer é você morar em uma área de risco para as entregadoras e, mesmo se pedir para receber em casa, ter que comparecer à sede dos Correios para buscar o produto. Neste caso, pode ser mais fácil fazer a retirada no produto.

Desvantagens de retirar em loja física

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de as lojas disponibilizarem o serviço de retirada em loja física, ele não está disponível para todo tipo de produto e nem em todas as filiais (em algumas lojas há um limite de peso e tamanho para que os produtos se enquadrem nessa modalidade, além de uma quantidade máxima de itens por compra). Por isso, antes de finalizar a compra é interessante que você verifique a relação de lojas e o prazo de entrega de cada uma de acordo com o seu CEP para ver o que vale mais a pena: pedir para retirar na loja ou aguardar a chegada do produto em casa.

Ainda, algumas lojas não permitem que os produtos sejam embalados para presente, o que pode ser um problema dependendo da sua intenção ao comprar o item. Por fim, você também deve considerar o tempo que terá que disponibilizar para ir até a loja e ser atendido (o que não aconteceria se simplesmente o produto chegasse na sua casa).

Conclusão

A retirada em loja física pode ser uma boa opção se você morar perto do estabelecimento em questão ou tiver a rotina um pouco agitada a ponto de não conseguir estar disponível quando o produto chegar. Ainda, se neste modelo de entrega o frete for grátis, será mais vantajoso ainda. Agora, se a loja física ficar longe de você e sua pretensão for comprar muitos produtos, o ideal é optar pelo convencional e esperar o produto chegar no conforto da sua casa.


E você, prefere retirar suas compras em loja física ou espera o produto chegar em casa? Não se esqueça de aproveitar os cupons de desconto do Promobit para garantir os melhores preços!