Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como solucionar o vazamento de luz em TVs IPS?

Muito se fala sobre painéis com NanoCell e o vazamento de luz, mas, afinal, o que é isso e como pode afetar sua experiência? É possível resolver?

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

2 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O vazamento de luz em TV, também conhecido como “sangramento de luz”, acontece em painéis com tecnologia IPS (In Plane Switching), como os da marca LG, quando visto de qualquer ângulo que não seja diretamente frontal.

O IPS é um modelo de painel LCD onde cristais líquidos, responsáveis pela formação dos pixels, possuem um alinhamento horizontal preciso que garante às imagens mais nitidez e fidelidade nas cores. No entanto, isso pode causar alguns problemas na intensidade do contraste e os pixels brancos podem ser notados nos cantos da maioria das TVs e monitores.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

A luminosidade desses pixels, porém, pode ficar visível de qualquer ângulo em imagens escuras e isso pode prejudicar a experiência de usuários mais exigentes em ambientes pouco iluminados.

O que é o Vazamento de Luz?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O vazamento de luz não é exclusividade de nenhuma marca, podendo ser encontrado em em diversos modelos e monitores que utilizam a tecnologia IPS, mas não é necessariamente um defeito ou problema de qualidade do painel. Ele acontece em telas escuras quando pontos de luz aparecem nas extremidades. Esse “sangramento” só é visível em ambientes escuros com pouca, ou nenhuma, luminosidade. Em lugares iluminados, ou imagens mais claras, não deve ser notado tão facilmente.

No entanto, ainda que para muitos isso parece um defeito de fabricação, o vazamento é inerente à tecnologia de painel LCD que é iluminado por leds. As lâmpadas, que iluminam a parte traseira da TV, criam esse efeito e impedem a reprodução do preto puro.

Para efeito de comparação, os modelos OLED não possuem painel de iluminação, por isso oferecem melhor contraste, brilho e exibem o preto real em vez daquele tom mais acinzentado, como da imagem acima. Isso acontece, pois nos modelos OLED os pixels se auto iluminam conforme a necessidade de cada imagem. 

Como minimizar o “sangramento”?

Vazamento de Luz em TV

Por conta da natureza dos painéis IPS, é esperado um pequeno vazamento de luz e isso não é nenhum defeito que necessite uma manutenção ou troca do produto.

Ainda assim, como sabemos que isso pode incomodar usuários mais exigentes e como modelos OLED não são tão em conta quanto os modelos IPS, existe uma maneira de corrigir a tal “fuga”. 

TVs da LG, por exemplo, têm função “Full LED” que ajusta a luminosidade dos leds onde o vídeo for preto. Nesses casos, quando um elemento no vídeo surge em um tom mais claro que o fundo, aparece um “borrão de luz” ao seu redor. Isso acontece principalmente em imagem menores que a região dos leds, o que torna o vazamento ainda mais evidente.

Nas configurações padrão do modelo, os leds nas partes escuras não são apagados, apenas diminuem intensidade. Ao desativar a função “Full LED” é possível diminuir significamente o vazamento de luz, embora isso também resulte na diminuição do contraste.

Agora, se o vazamento de luz de fundo for muito aparente, nesse caso você poderá devolver a tela e obter um novo modelo ou reembolso, mas é importante verificar qual a política de RMA (Retorno para Manutenção) de cada fabricante.


Agora que você já sabe o que é o vazamento de luz em TV, que tal dar uma olhada nas TVs em Promoção?Economize ainda mais com um cupom de desconto!