Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Como saber o tamanho ideal para bicicleta?

Existem dois métodos: uma tabela por aproximação e uma equação para encontrar a altura certa da bicicleta.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

13 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Nos últimos anos, a bicicleta tem aparecido com uma excelente alternativa para a mobilidade urbana, ganhando certo protagonismo no trânsito em grandes centros urbanos – o veículo sempre se manteve relevante em cidades pequenas. Esse fenômeno tem diversas explicações, duas das mais comuns são a busca por uma vida fisicamente mais ativa e ter um meio alternativo para ir de casa ao trabalho e vice-versa.

A decisão de comprar uma bike normalmente é procedida de diversas dúvidas, sendo uma das mais comuns o tamanho ideal para a bicicleta, o que, basicamente, significa identificar o tamanho ideal do quadro. É importante entender que as dimensões que disponibilizamos são referentes aos dois modelos de quadro mais comuns de encontrar por aí.

altura da biciclta

Qual o tamanho do quadro da bicicleta

Existem duas formas de descobrir qual o número do quadr ideal para a sua altura: tabela por aproximação e pequena equação com base na altura do seu cavalo, que se refere basicamente à altura da base do tronco. Iremos mostrar as duas e deixar que vocês optem pelo caminho que preferirem.

Tabela de tamanho da bicicleta

Apesar de não ter a mesma precisão do uso da equação acima disposta, há uma forma mais simples de identificar o tamanho ideal da bicicleta de acordo com a sua altura. Basta seguir a tabela abaixo:

Altura média do Ciclista Quadro MTBQuadro Velocidade
1,50 – 1,601448
1,60 – 1,701650,52,54
1,70 – 1,8017 ou 1854,55,56
1,80 – 1,9019 ou 2057,58
1,90 -21 ou 22 60,62

Equacionando o tamanho do quadro

Essa é a forma mais acurada de encontrar o tamanho ideal para a bicicleta, pois nós temos biótipos diferentes, o que significa que algumas pessoas terão literalmente pernas maiores. Quando pensamos no tamanho do quadro, embora costumamos generalizar com a altura da pessoa, apenas a altura das pernas realmente tem influência na escolha do número mais indicado.

Encontrar a altura do cavalo

Apesar do nome pouco convencional, a altura do cavalo é bastante simples de ser marcada e é a variável mais importante da equação para encontrar o tamanho da bicicleta. O primeiro passo é encostar de costas em uma parede, tendo as pernas ligeiramente abertas e com um lápis marcar a altura da virilha, onde ficará de encontro com o selinho (banco da bicicleta). Com uma fita métrica, basta medir da sua marcação até o chão para obter a altura do cavalo.

Equação para identificar o tamanho

O tamanho do quadro pode ser definido de duas formas: número ou polegadas, sendo o último comum apenas as bicicletas de velocidade. Ambas equações partem da medida do cavalo (cv), mas possuem fórmulas diferentes. Vamos tomar como exemplo uma pessoa cujo cv seja de 80 cm.

Caso o quadro seja do estilo MTB, a fórmula é CV/2,54-14. Assim:

cv = 80

80 / 2,54 – 14

31,4 – 14

17,4

Arredondando, o tamanho correto será uma bicicleta com quadro 18.

Já se o tamanho for expresso em polegadas, a fórmula é até mais fácil: cv x 0,65. Com a mesma variável do exemplo anterior, teremos:

cv = 80

80 x 0,65

52

O tamanho ideal do quadro será de 52 polegadas.


Nossas dicas ajudaram você a encontrar a bicicleta certa? Se tiver mais alguma dúvida, deixa o seu comentário que tentaremos ajudar da melhor forma possível.