Promobit
Promobit Explica

Como funciona lista de casamento de lojas online?

Vamos explicar como realmente funcionam as listas de casamento online e quais os benefícios de fazer uma delas para o seu próprio casamento.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

20 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O casamento é um momento cheio de tradições e etiquetas. Uma das constantes desse grande evento é a tão conhecida (e às vezes temida por alguns convidados) lista de presentes de casamento. Muitas pessoas ainda não entendem como o processo de montar (para os noivos) e presentear (para os convidados) funciona, principalmente quando tudo é organizado em lojas online.

No artigo de hoje vamos explicar um pouco mais sobre como funcionam as listas de casamento em lojas online e como tanto os noivos quanto os convidados podem se beneficiar delas.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O que é uma lista de casamento?

A lista de casamento é, de forma bem direta, uma lista de itens (geralmente utensílios domésticos, itens para casa e eletrodomésticos) que os noivos montam quando estão prestes a se casar para indicar aos convidados do que eles precisam e evitar que recebem presentes duplicados para o seu casamento.

Essa lista é uma das tradições da cerimônia que existem há vários anos, mas enquanto antigamente os noivos deixavam sua lista em uma loja física (e os convidados tinham que ir até lá para comprar o presente ideal), hoje existem várias lojas e serviços que permitem que tudo seja feito online. Muitos desses serviços permitem até mesmo comprar de lojas diferentes, para facilitar a compra para os convidados.

E apesar de muitas pessoas pensarem que, nessas listas, só irão encontrar pedidos caros feitos pelos casal, é mais comum encontrar itens baratos, de uso simples e prático, que fazem aquela pequena diferença no dia a dia, como porta-temperos, facas de cozinha, ralador de queijo etc. Isso faz com que todo mundo saia ganhando no final.

Como funcionam as listas de casamento online?

Primeiro, é importante entender que as listas de casamento servem para ajudar, mas elas não são uma obrigação de compra para nenhuma das partes. É apenas um jeito dos noivos indicarem aquilo que eles querem e/ou precisam e dos convidados poderem escolher um presente útil e que caiba no bolso de cada um.

Ao se cadastrar em um site de listas virtuais, o casal poderá selecionar os presentes que deseja ganhar e os convidados podem indicar qual item já foi comprado, para não ter presentes repetidos. Como tudo é online, da montagem da lista até a hora da compra, tudo também é bastante rápido e prático.

Caso você seja um convidado e não queira comprar uma presente da lista, ou prefira comprar em uma loja física, também não tem problema! O importante é tornar o momento dos noivos e da comemoração algo especial, não importa se o presente for simples, se vai chegar por correio ou não.

É verdade que os noivos podem trocar os presentes por créditos?

Sim, é verdade, mas depende de onde o casal preparou a lista. A maioria das lojas, tanto físicas quanto virtuais, permitem esse tipo de troca. Esse também é um dos pontos que costuma gerar polêmica sobre as listas, então vamos nos aprofundar um pouco.

Os itens comprados para os noivos podem ser transformados em crédito, mas isso não significa que você irá “perder tempo” escolhendo um presente que será descartado. Apesar de, em teoria, o casal poder trocar todos os presentes por crédito e gastar com outra coisa na loja, muitos só utilizam essa medida para aproveitar o crédito de itens repetidos ou que não precisem, ou itens que não têm a ver com eles.

O importante, em qualquer caso, é utilizar a lista como uma maneira inteligente de beneficiar tanto os noivos quanto os convidados.


Agora que você já conhece melhor as listas de casamento online, que tal comprar aqueles itens que estão faltando para a sua casa? Confira os eletrodomésticos em promoção e ofertas de eletrônicos que separamos para você.