Promobit
Promobit Explica

Como funciona a tecnologia que simula a luz do sol dentro da geladeira para conservar alimentos?

O processo é capaz de manter vitaminas e nutrientes nos alimentos por mais tempo, além de preservar o frescor.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas que possuem clorofila para obter glicose através da energia gerada pela luz solar. Essa breve explicação que deve ter feito com que você tenha se lembrado das aulas de biologia da escola foi feita para explicar a utilidade das luzes de led encontradas nas gavetas de legumes de algumas geladeiras.

 A função delas não é iluminar o recipiente, mas manter os nutrientes dos alimentos por mais tempo e para entender com isso acontece saiba mais neste artigo. 

Um sol dentro da geladeira?

geladeira-frost-free

Conforme refrescamos sua memória sobre o processo de fotossíntese, os alimentos ao ficarem armazenados na geladeira acabam perdendo boa parte de seus nutrientes e vitaminas com o passar do tempo, porém já há algum tempo existem tecnologias capazes de retardar esse processo e de acordo com alguns fabricantes até potencializar os nutrientes. 

A tecnologia consiste no uso de Leds coloridos (normalmente verdes, azuis e brancos) que ficam localizados na lateral da gaveta de legumes e através da cor da iluminação combinada com o ajuste automático da temperatura e do nível de umidade dentro da gaveta ajudam a manter as vitaminas e nutrientes dos alimentos por mais tempo ao simular o processo de fotossíntese dentro da gaveta de legumes. 

Marcas que fazem uso da tecnologia

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Panasonic

A tecnologia não é nova e já foi usada pela LG em suas geladeiras e refrigeradores com o nome de Vitalight, porém, atualmente a marca possui menos modelos com a tecnologia, como a LG New Lancaster GS65SDN que conta com a Hygiene Flash que combina filtro de carbono e lâmpada Led ultravioleta para realizar a mesma função. 

Outra marca que faz uso da tecnologia é a Panasonic, com o nome de Vitamin Power, a marca afirma que a ação de seus Leds nas cores azul, verde e branco trabalhando junto com o ajuste automático é capaz de ir além de conservar os nutrientes e de potencializar a quantidade deles nos alimentos. Segundo a Panasonic, em testes realizados em laboratório ao longo de 7 dias os alimentos armazenados em refrigeradores comuns perderam cerca de 55% de suas vitaminas, enquanto os mesmos tipos de alimentos armazenados no refrigerador da Panasonic registraram aumento de 21% na quantidade de vitaminas. 

Embora a tecnologia já não esteja tão presente no mercado, as geladeiras que possuem tal função são boas opções para quem faz menos compras ao longo do mês e precisa armazenar os alimentos  por mais tempo na geladeira.


Aproveite as promoções de geladeiras e refrigeradores do Promobit! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, você economiza ainda mais!