Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Como escolher a melhor impressora multifuncional?

Separamos algumas dicas essenciais para você escolher aquele modelo de impressora multifuncional que fará a diferença no seu dia a dia

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

7 de set de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Já se foi o tempo em que ter uma impressora em casa era algo inviável. Hoje em dia, modelos extremamente econômicos, tanto em gastos quanto em espaço, estão levando praticidade para o dia a dia das residências. Não importa se você precisa imprimir textos para a faculdade, documentos para o trabalho ou arquivos pessoais: ter uma impressora multifuncional no seu escritório é uma ótima ideia.

Com tantos modelos no mercado, também não deve ser difícil encontrar aquele que mais se adeque às suas necessidades. É tudo uma questão de conhecer o que você precisa e o que os modelos atuais do mercado podem te oferecer. Para deixar tudo mais fácil, neste artigo apresentamos as marcas mais conhecidas do ramo de impressoras, funcionalidades e dicas para escolher a sua!

Confira o melhor preço de impressora no Promobit!

Impressora multifuncional

O que é uma impressora multifuncional

Para começar, é interessante entender quais são os aparelhos que são chamados de “impressoras multifuncionais” e no que elas se diferem das impressoras padrão.

Para começar, além da função básica de imprimir arquivos e documentos, as multifuncionais trazem outras funcionalidades que podem ser muito úteis no dia a dia, como fotocopiadora (para tirar xerox), digitalizador de documentos e algumas ainda permitem enviar e receber fax.

Na hora de comprar a sua, pense em quais dessas funções você realmente precisa no dia a dia. Pode ser que o fax, por exemplo, seja algo irrelevante para você, mas que a fotocopiadora seja uma grande ajuda no seu uso diário.

Entre os diferentes tipos, é possível encontrar aquelas que se adequam melhor ao uso doméstico ou ao uso empresarial. Neste guia, vamos nos focar na primeira opção, pensando em impressoras para uso pessoal ou home office.

Para esse uso individual, ou entre poucas pessoas, as multifuncionais trazem boas opções de conectividade e resolução.

O que define uma boa impressora?

Se você está pensando em comprar uma impressora, é claro que a sua principal necessidade é passar arquivos digitais para o papel impresso. No entanto, um grande número de informações extras está incluso nisso e definir esses aspectos antes da compra irá facilitar a sua vida.

Qualidade da impressão

O primeiro aspecto é definir qual a qualidade e resolução que você precisa que os seus arquivos impressos tenham.

Se você pretende imprimir apenas documentos e textos, uma resolução padrão será suficiente, variando entre 300 e 600 DPI (pontos por polegada). Agora, se você pretende imprimir fotos, imagens ou outros documentos coloridos e mais detalhados, o recomendável é investir em um modelo de pelo menos 1000 DPI.

Velocidade

O padrão de velocidade de uma impressora comum é de 8 páginas por minuto. Essa velocidade é ideal para um uso médio, em que o usuário irá imprimir documentos de vez em quando.

Mas se você pretende fazer um uso mais intenso da máquina, pode apostar em modelos de 20 páginas por minuto ou mais. Tudo vai depender do quanto você vai querer imprimir e qual sua pressa para ter os documentos em mãos.

Cartuchos

Você quer realmente economizar na hora de comprar sua impressora? Então este é um dos pontos essenciais para prestar atenção.

Não importa se sua impressora é de tinta ou a laser, você precisará alimenta-la com novos cartuchos de tempos em tempos e o preço do cartucho irá pesar diretamente no seu bolso.

Alguns modelos funcionam com apenas dois cartuchos: um preto e um colorido. Outras, no entanto, trazem um cartucho diferente para cada cor, o que permite que você compre o cartucho apenas da cor que está precisando.

Antes de optar por um modelo, pense se você precisará ou não imprimir muitos documentos coloridos e verifique também o preço deles e análises que digam quanto tempo ou quantas impressões esses cartuchos costumam durar. Dessa forma, você poderá ter uma noção melhor do quanto terá que pagar pela manutenção da impressora.

Cartucho colorido de impressora

Conexão com dispositivos

Até alguns anos atrás, era necessário conectar a impressora diretamente a um computador ou sistema de rede, por meio de cabos. Felizmente, hoje os modelos trazem uma variedade muito maior de opções para a sua casa. Além dos cabos USB, é possível enviar o texto que você deseja imprimir por pendrive, cartões de memória, Wi-Fi, Bluetooth, etc.

O cabo USB e a conexão Wi-Fi são as mais comuns e fáceis de encontrar. Se elas forem o suficiente para você, não é necessário gastar mais procurando uma impressora com outros tipos de conexão. Assim, você já estará economizando e comprando um produto com as funções que necessita.

É importante também verificar a compatibilidade da impressora com determinados sistemas operacionais, como Windows ou MacOS, principalmente se você optar pela conexão por cabo USB.

Confira:Ofertas Submarino

Espaço disponível

Outro ponto essencial antes de você finalizar sua compra é saber qual o espaço que a impressora poderá ocupar na sua casa ou escritório. O indicado é que você decida isso antes mesmo de escolher o modelo que irá comprar, assim não será pego de surpresa com uma impressora maior do que o ambiente pode comportar.

Isso também ajudará você a decidir se é melhor um produto com a saída de folhas no topo ou na parte inferior, dependendo do local onde a impressora será instalada.

Laser ou jato de tinta: qual é melhor?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando então qual tipo de impressora é melhor: a laser ou jato de tinta. Cada uma delas tem algumas vantagens e desvantagens específicas.

Para começar, as impressoras jato de tinta costumam ser mais baratas e fáceis de encontrar. Seus cartuchos costumam ainda ser mais baratos e duram por um tempo considerável (cerca de 200 páginas de impressão para cada cartucho). No entanto, é preciso usá-las com certa frequência ou a tinta de dentro dos cartuchos seca, sendo necessário investir em um cartucho novo. Esse modelo também costuma apresentar um grau maior de detalhes, principalmente nas impressões coloridas.

As impressoras a laser trazem um custo-benefício melhor para quem imprime um maior volume de páginas por mês, pois são mais caras, mas seus cartuchos duram mais tempo. No entanto, é bom lembrar que essas impressoras também consomem mais tinta.

No geral, para um uso doméstico, uma impressora a tinta apresenta-se como melhor custo-benefício, salvo algumas exceções.

Melhore suas compras com cupom de desconto Ponto Frio

Marcas de impressora

As diferentes marcas fabricantes de impressoras oferecem opções diversas para os consumidores que precisam do produto em seu cotidiano. Cada uma delas é conhecida por algumas características específicas e trouxemos as mais famosas para você conhecer.

Impressora HP

A marca talvez seja a mais famosa no mercado de impressoras, conhecida por oferecer os aparelhos que fazem as melhores impressões, além de um ótimo custo-benefício. A quantidade de impressoras oferecidas pela marca abrange praticamente todas as necessidades.

Impressora HP

Encontre as melhores promoções da HP aqui no Promobit

Impressora Epson

Os produtos da Epson são um grande exemplo no quesito qualidade de impressão, principalmente comparando a quantidade de DPI dos aparelhos da marca com o custo de outras fabricantes. Nos cartuchos, a marca ganha destaque pela linha de Impressora Ecotank, que substitui os cartuchos tradicionais de tinta por tanques recarregáveis, prometendo ser mais econômica e ecologicamente correta.

Impressora Epson

Impressora Canon

A marca Canon é famosa pelo seu tratamento de imagens, com ótimas câmeras fotográficas, e essa qualidade se mantém também na hora da impressão. Para quem precisa imprimir principalmente fotos ou outros documentos coloridos, as impressoras da Canon são umas das melhores do mercado.

Impressora Canon

Impressora Samsung

Outro nome bastante reconhecido no universo das impressoras multifuncionais, a Samsung também traz diversos modelos para o mercado (apesar de não tantos quanto HP ou Epson) por um ótimo custo-benefício.

Impressora Samsung


O Promobit é a ferramenta certa para quem quer economizar! Além de ajudar você a escolher a melhor impressora, a comunidade Promobit também reúne e verifica as melhores promoções da internet. Comprando aqui não tem erro!

Aproveite e já deixe sua

Lista de Desejos

pronta para a

Black Friday

, o maior evento de promoções do mundo, e comece a economizar desde já!