Promobit
Guias de Compra

Como escolher a sorveteira ideal para a sua cozinha?

Considerada um item de “cozinha criativa”, a sorveteira é ideal para aqueles que procuram fazer sobremesa caseira e inovar nos sabores de sorvete

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

22 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

No verão, procuramos o tempo todo maneiras de ficarmos minimamente frescos e confortáveis para fazer nossas atividades, seja trabalhar, estudar, ler ou qualquer outra forma de lazer. Um alimento que ajuda a proporcionar essa sensação é o sorvete, ideal para comer no meio da tarde ou após as refeições. Mas e se você pudesse fazê-los em casa e escolher o sabor que quiser? Isso é possível com uma sorveteira, ou máquina de sorvete, disponível no mercado. Neste artigo, damos algumas dicas de como escolher a sorveteira ideal para que você faça a melhor opção de compra.

Conheça os tipos de sorveteira

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Existem dois tipos de sorveteira: as que vêm com uma tigela de congelamento e as auto refrigeradas. Basicamente, as diferenças entre uma e outra são o modo de preparação do sorvete e o preço, além de uma ser mais prática do que a outra.  

Tigela congelada

Este é o modelo mais falado entre as pessoas, justamente porque é o mais barato (dá para encontrá-lo por menos de $300). A tigela deste tipo de sorveteira (geralmente de metal) é grossa e preenchida por um líquido que precisa ser congelado antes do preparo das receitas (a recomendação é que o recipiente fique no freezer por 24h antes do preparo). Assim, esse líquido mantém a tigela fria durante o preparo e garante que a massa fique consistente. Além do motor, as sorveteiras desse tipo também vem com uma pá de mistura, que evitam a criação de cristais de gelo e deixam o sorvete uniforme.  

A desvantagem desse modelo é justamente a tigela, pois não é todo mundo que tem um congelador grande para deixá-la lá. Além disso, pode acontecer de termos uma vontade repentina de fazer o sorvete e por algum motivo a tigela não estar no congelador e, por isso, passarmos vontade, o que não é bacana. Repare que também não é possível fazer uma receita seguida da outra, porque a tigela precisará ficar no congelador novamente.

Auto-refrigerada

A sorveteira auto-refrigerada é mais tecnológica e mais cara. Diferentemente do modelo de tigela congelada, ela bate e esfria os ingredientes do sorvete ao mesmo tempo, assim você não precisa deixar a tigela no congelador em nenhum momento. Por outro lado, o produto custa em torno de R$2.000 e ainda existem outros modelos mais caros.

Escolha o tamanho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tamanho da sua sorveteira determina quanto de sorvete você poderá fazer por vez e ela ser maior ou menor vai depender de quantas pessoas moram com você ou se você mora sozinho. Existem sorveteiras com capacidade de 200ml, 1L, 1,5L e outros tamanhos. Para você ter uma ideia do quanto isso significa, é só comparar com os sorvetes do supermercado: 1,5L é um pote e 1L é dois terços desse pote. Já o de 200ml fica fácil comparar com o tamanho de um copo.

Se você mora sozinho, talvez seja interessante comprar a sorveteira de porções individuais. Observe apenas que, dependendo da marca e do modelo, o preço pode ser o mesmo do que o de uma sorveteira de 1L, o que parece mais vantajoso, pois assim você estará preparado para fazer mais sorvete quando vierem visitas em sua casa (ou mesmo sentir vontade de tomar mais do que 200ml).

Defina o material

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As sorveteiras podem ser em totalmente em aço inox ou em metal revestido em plástico. Se você puder investir um pouco mais de dinheiro neste eletroportátil, opte por comprar uma sorveteira de inox. Isso porque o plástico facilita a impregnação de odores e o surgimento de manchas (bactérias) e o inox é mais resistente, não mancha e não absorve cheiro.

Leia também: O que são eletroportáteis?

Observe as funções e acessórios da sorveteira

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de definir qual sorveteira você vai comprar, é interessante observar alguns detalhes: o ideal é que ela tenha tampa removível e transparente, para que você possa acrescentar e visualizar os ingredientes sem precisar parar o procedimento; olhe também por quanto tempo a sorveteira promete deixar o sorvete gelado (a maioria se compromete por uma hora, já outras por três).. Já se você optar pela sorveteira alto refrigerada, verifique a quantidade de funções que ela apresenta e se são suficientes para o que você deseja (existem modelos com até doze funções).

Por que comprar uma sorveteira?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No primeiro momento, pode parecer não haver motivos para comprar uma sorveteira e você pode se perguntar “não é mais rápido e prático eu comprar o sorvete no supermercado, que já vem pronto para comer?”. Sim, realmente é mais prático e dá menos trabalho, mas fazer sorvete em casa também oferece várias vantagens.

A primeira delas é que você poder escolher o sabor de sorvete que quiser e inclusive fazer misturas e alguns testes, difíceis de encontrar no mercado, como sorvete de beterraba ou cenoura. Você também ficará livre dos conservantes e açúcares adicionais (já que os únicos açúcares serão os dos próprios ingredientes que você utilizar e da fruta que escolher, como manga ou morango).

E, por último, considere também que ao fazer um sorvete você estará proporcionando qualidade de vida para si, além de ter feito uma sobremesa caseira. Não é ótimo ter a sensação de satisfação e produtividade na cozinha?


Agora que você já sabe como escolher uma sorveteira, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de eletrodomésticos? Consulte também nossos cupons de desconto para comprar produtos mais baratos!