Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como escolher a potência do micro-ondas?

Entenda a diferença que a potência do micro-ondas pode representar no dia a dia e saiba como escolher aquela mais indicada para você.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

3 de out de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Na hora de comprar um micro-ondas, questões como tamanho, funções e preço sempre recebem bastante atenção dos consumidores e uma importante configuração acaba sendo esquecida: a potência do micro-ondas. Escolher um aparelho com as características que melhor atentem às suas necessidades é fundamental para ajudar você ter uma melhor experiência de consumo.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de micro-ondas da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Para que serve a potência em um micro-ondas?

Basicamente, a potência, representada por watts, é responsável por definir quanto tempo um alimento precisará para ficar pronto. Quando maior for a potência, menos tempo será necessário para realizar a função. No entanto, isso não é necessariamente uma verdade para todo tipo de prato que você deseja fazer no eletrodoméstico.

Determinados alimentos ou tipos de preparo necessitam de uma maior ou menor temperatura para obterem a qualidade esperada quando finalizados. Apesar de ter um processo de cozimento totalmente diferente, a potência do micro-ondas funciona de uma forma similar à temperatura do forno.

Por isso, mesmo em um micro-onda com 1200w de potência, pode ser que ele utilize apenas 30% disso para determinada função, o que faz com que a diferença para um modelo de 800w não seja percebida. Na hora de descongelar um alimento, por exemplo, se o aparelho utilizar a potência máxima, o resultado será bem diferente do esperado.

microondas

Qual a melhor potência do micro-ondas?

Como falamos acima, se você encontrar uma promoção de micro-ondas imperdível, mas o aparelho tiver menos de 700w de potência, é melhor deixar para lá e esperar aparecer um modelo mais potente.

Nós recomendamos a compra de um aparelho com pelo menos 800w de potência (preferência para acima de 900w), pois ele será capaz de realizar bem e rápido as funções que exigem um pouco mais de força e não terá problemas nas demais.

Os consumidores que normalmente utilizam o aparelho para aquecer ou preparar uma maior quantidade de comida, devem preferir ainda mais os aparelhos mais potentes, já que quanto maior for a porção, maior será a potência exigida para que as ondas atinjam o interior do alimento e aqueçam tudo por igual.

Potência e funções do micro-ondas

Como falamos acima, a potência possui uma ligação direta com o modo de preparo de um alimento. Porém, uma das vantagens do micro-ondas é que não é preciso ver a receita e configurar a potência do aparelho sempre que for fazer um alimento, para isso existem as funções pré-configuradas.

As funções do micro-ondas não passam de uma configuração pré-determinada que ajustam o tempo e a potência necessários para realizar um tipo de procedimento. Por isso, existem os diferentes tipos de degelo, botão para pipoca, cozinhar legumes e até mesmo preparar o brigadeiro.

Dependendo do processo a ser realizado, será exigido uma maior potência. Mais um motivo para optar por um aparelho com mais força.

Tecnologia inverter

Criada pela Panasonic, mas que já pode ser encontrada em outros aparelhos, a tecnologia inverter faz com que o micro-ondas emita a potência exata indicada para cada alimento. Os equipamentos que não possuem esse recurso combinam a utilização das suas ondas com a potência máxima seguida de nenhuma onda. Esse trabalho acontece muito rápido e faz com que o resultado seja bastante similar ao obtido como uma onda com a exata potência necessária.

Em um micro-ondas inverter essa onda sempre terá a potência exata, sem intervalos para ajustar às necessidades de preparo do alimento. Com isso, o alimento fica pronto mais rápido e ainda garante uma melhor distribuição do calor.


Para comprar um micro-onda potente e barato, adicione o termo a sua Lista de Desejos e receba alertas sempre que aparecerem promoções e cupons aqui no Promobit. Isso é ainda mais importante na Black Friday!