Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

Como escolher a melhor banqueta para sua cozinha?

Conheça os diferentes tipos do produto disponíveis no mercado e descubra como escolher a melhor banqueta para sua cozinha

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

4 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Se você acabou de reformar sua casa e está buscando montar um ambiente mais moderno ou pretende fazer um upgrade espaço, ter uma bancada na cozinha pode ser uma boa opção, ainda mais se você tiver pouco espaço disponível. Consequentemente, para viabilizar o uso dela e tornar o ambiente confortável, adquirir banquetas também se torna necessário. A seguir, mostramos para você os diferentes tipos disponíveis no mercado e como escolher a melhor banqueta para sua cozinha.

Identifique a utilidade da banqueta

O primeiro passo para escolher a banqueta para sua cozinha é identificar como você usará o produto. Elas costumam funcionar muito bem em cozinhas americanas, aquelas integradas à sala de jantar (o ambiente da sala e da cozinha é separado por uma bancada e, nelas, utilizam-se banquetas como assento), ou em apartamentos que não possuem espaço para uma mesa grande.

Mas, é legal ter em mente que você não precisa necessariamente de uma bancada para utilizar banquetas, por isso é tão importante definir a utilidade delas. Há pessoas que compram o produto para servir como assento reserva para quando receberem a família e os amigos em casa ou darem churrascos ou festas. Outras também as utilizam no quarto, dependendo do design, como se fossem uma mesa de cabeceira, mas é mais incomum.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Escolha o material e fique atento ao design

Definida a razão de você comprar uma banqueta, está na hora de conhecer um pouco mais sobre materiais que poderá encontrar no mercado. Os mais comuns são: madeira, acrílico e metal.

As banquetas de madeira são recomendadas para ambientes mais rústicos, que procuram passar a sensação de aconchego e acolhimento. Neste tipo de móvel, é interessante brincar com a estampa do estofamento, mas com cuidado para não deixar o espaço brega demais. Você deve ter em mente, e isso serve para qualquer material, que se a sua cozinha for americana, o design da banqueta terá que combinar tanto com o ambiente da sala quanto o da cozinha.

Já as de acrílico são interessantes se você está buscando versatilidade na decoração e um ambiente mais clean e elegante, em que a banqueta não será o destaque principal. Além disso, esse material costuma ser mais resistente e, ao contrário da madeira, pode molhar. O acrílico também é mais leve e fácil de limpar.

As banquetas em metal geralmente são feitas em alumínio ou aço revestido em fibra sintética. Esse tipo de material tem a desvantagem de enferrujar, mas também é resistente, além de aguentar mais peso. As banquetas desse tipo costumam ter o design mais simples, mas ao mesmo tempo moderno. Geralmente, neste tipo de material, o estofamento é em couro.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Preste atenção à altura da banqueta

Para que fique confortável fazer refeições em uma bancada, você deve prestar atenção no espaço entre ela e a sua banqueta (onde ficam acomodadas as pernas) e qual a distância mínima necessária entre uma banqueta e outra para que ninguém fique espremido e não consiga movimentar os braços de maneira adequada.

Recomenda-se que as banquetas estejam cerca de trinta centímetros distantes da bancada em altura. Quando for comprar a sua, você pode sentar na banqueta, cruzar as pernas e, se ela estiver confortável para você, fazer a medida. No mercado, existem banquetas reguláveis, como se fossem cadeiras de escritório. O ideal é optar por elas, pois a altura de cada pessoa é diferente e não dá para prever se uma pessoa mais alta ou mais baixa visitará sua casa um dia. Assim, você garantirá conforto para todos.

Já a distância entre uma banqueta e outra deve ser de sessenta a setenta centímetros. Logo, se a sua bancada tiver 1,20m, você poderá ter no máximo duas banquetas.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Defina se a banqueta terá encosto e apoio ou não

Para que você não fique cansado ou sinta dores nas costas na hora das refeições ou pausas para tomar café, o ideal é que a sua banqueta tenha encosto. Geralmente, o material dele é o mesmo usado na estrutura do produto.

Outro detalhe que merece sua atenção quando for escolher a banqueta é se ela possui apoio para os pés (ou se a bancada possui), pois isso garantirá mais segurança e conforto para sentar.

Vale a pena comprar uma banqueta giratória?

Sim, principalmente se você procura mais conforto e praticidade. Ela é muito útil para quando você está com mais pessoas em casa e precisa virar o corpo para conversar ou simplesmente pegar um alimento ou utensílio que não está na bancada, mas está em outro lugar perto.

Onde encontrar banqueta em promoção?

Para encontrar banquetas em promoção, a dica é estar sempre de olho nos sites que comparam preços e dar uma olhada nas lojas quando possível, além de utilizar o Promobit. Aqui na plataforma, uma banqueta giratória de couro sintético da Fitz com apoio para os pés e regulagem de altura já foi encontrada de R$499,99 por R$170,99.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior


Agora que você já sabe como escolher a melhor banqueta para sua cozinha, que tal aproveitar as promoções e cupons de desconto do Promobit? Você também pode comentar abaixo suas dicas de melhores banquetas para ajudar outros usuários!