Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como determinar a altura da TV na parede?

Instalar a TV na altura correta garante que você obtenha o ângulo perfeito para assistir aos seus programas favoritos.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

27 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Anos atrás, quando ainda ostentávamos TVs de tubo na sala, a instalação do aparelho não era um problema em nenhum nível, bastava ter um móvel capaz de sustentar a televisão e pronto. O tempo passou, as TVs ficaram maiores, mais finas e financeiramente acessíveis para grande parte da população.

Nossa relação com o televisor também passou por transformações profundas, com aumento cada vez maior da preocupação de obter o máximo da experiência de assistir TV (filmes, séries, videogame). E claro, encontrar o ângulo perfeito para isso, o que passa diretamente por: encontrar a altura TV na parede ideal para você.

Como encontrar a altura da TV na parede ideal?

Para ter o melhor ângulo de visão e aproveitar o melhor da imagem da sua TV, além de evitar dores no pescoço devido a posição desconfortável causada pela inclinação da cabeça, é preciso garantir que o centro da TV esteja perfeitamente alinhado como a sua linha de visão.

A altura ideal da TV pode ser obtida ao medir a distância entre os seus olhos e o chão quando sentado no sofá. Para isso, você pode utilizar uma trena ou fita métrica. Essa medida representa o centro da televisão. Dessa forma, o tamanho da tela não irá influenciar essa medida, apenas a distância do centro do aparelho até o chão.

Caso não vá fazer a medição, também é possível usar uma média “universal” para determinar a altura da TV: 1,20m. Utilizar essa medida pode ser interessante para casas com pessoas de diferentes alturas, desde que não fique desconfortável para qualquer um deles.

altura-tv

Instalar a TV na parede na altura certa

Se for usar um suporte mais robusto ou aqueles que possuem articulação, fazer a instalação no centro é mais fácil, já que é bem provável que o centro do acessório seja o mesmo que você marcou na parede. Basta posicionar o centro do suporte na marcação e marcar os lugares onde deverá furar.

Já para os suportes mais simples, cujos pontos de fixação com a parede são isolados, os furos deverão ser feitos alguns centímetros acima da marcação na parede. Isso porque o centro da TV fica entre os 4 pontos de encaixe no aparelho.

Para obter o local correto do furo será necessário medir quantos centímetros existem entre o ponto de encaixe mais alto e o mais baixo. A metade desse resultado será a distância correta entre o centro que marcou na parede e os furos para o suporte.

Qual a altura do rack para TV

Por questão estética, layout da sala ou apenas não querer furar a parede, a opção colocar a TV sobre um rack também é interessante. Nesse caso, para garantir o ângulo de visão ideal será preciso fazer o cálculo para determinar a altura do móvel para TV.

Para obter essa medida, basta subtrair a altura da TV da marcação do centro do aparelho que fez na parede. A diferença é exatamente a altura do rack que deve comprar.

Distância entre a TV e o sofá

O melhor ângulo para assistir aos seus programas favoritos não é determinado apenas pela altura mas também pela distância entre você e a tela. Assim como na altura, também existe um cálculo para determinar esse ponto, o que você pode conferir melhor no nosso artigo: qual o melhor tamanho de TV para você?


Agora que sabe como determinar a altura ideal da televisão na sua sala, aproveite nossas promoções de TV e cupons de desconto para comprar o seu próximo aparelho com um excelente preço,