Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

Cobertor elétrico: vale a pena ou é demais?

Se manter aquecido durante a noite na temporada de frio é um desafio, por isso confira se o cobertor elétrico vale a pena.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

1 de jun de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Durante as noites frias vale o uso de aquecedores, meia térmica, roupas de lã, bebidas quentes e nem sempre é o suficiente para fugir do ar gelado que insiste em entrar pelas cobertas. Mas nos últimos meses, o cobertor elétrico tem prometido ser a resposta para esse problema em questão. Então hoje vamos falar mais sobre esse novo equipamento que promete deixar seu corpo quente a noite e ver se vale a pena o uso, se é perigoso e cuidados que precisam ser tomados. 

Como funciona o cobertor elétrico?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O cobertor elétrico pode ser encontrado no mercado nos mais diferentes materiais, como lã, malha ou algodão por exemplo, contudo esses tecidos sofrem tratamentos para que consigam suportar as altas temperaturas que são geradas em seu interior. Isso mesmo, no local onde normalmente iria “enchimento” ou mais tecido para proporcionar mais eficácia na retenção de calor, o modelo elétrico é composto por uma rede de fios que aquece por meio da energia elétrica o tecido, deixando-o na temperatura desejada. 

De forma simplificada, o cobertor elétrico é esticado na cama (não é recomendado ligar o produto dobrado ou com coisas em cima), logo em seguida pode ser conectado na tomada e ajustado no termostato (que acompanha a grande maioria dos modelos) a temperatura desejada e aguardar a energia elétrica aquecer o cobertor. Após sua cama estar quentinha, o tecido promete segurar a temperatura desejada por longas horas mesmo fora da tomada. 

O cobertor elétrico é perigoso? 

O cobertor elétrico não é um produto perigoso desde que sejam seguidas todas as recomendações de uso. Além disso, muitos anunciantes dos modelos não indicam que seja mantido ligado durante a noite, mas sim utilizado para aquecer a cama momentos antes de se deitar, ou seja, um aquecedor de colchão

Cuidados com o cobertor elétrico

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mas não manter ligado durante a noite é apenas um dos cuidados com o cobertor elétrico, caso você queira adquirir um para chamar de seu, ainda há outros pontos que precisam de atenção na utilização como:

  • Manter o cobertor desligado quando não estiver sendo utilizado;
  • Não derramar líquidos ou molhar o tecido do mesmo;
  • Não lavar, podendo ser usado como alternativa a lavagem a seco;
  • Evitar deixar animais de estimação, crianças e outras pessoas que não souberem manusear próximo ao cobertor para não danificá-lo;
  • Evitar dobrar para guardar ou colocar peso em cima, prefira enrolá-lo. 

Benefícios do cobertor elétrico

Além de manter sua cama quentinha para o momento do sono, o cobertor elétrico ainda promete auxiliar no relaxamento muscular no momento de se deitar, já que funciona semelhante a uma bolsa térmica enorme, aquecendo o local onde seus músculos terão contato. Ou seja, promete minimizar dores causadas pelo frio. 

Outro benefício do produto é direcionado para pessoas que contam com alergias respiratórias, já que o aquecimento proporcionado pelo cobertor elétrico ajuda na diminuição dos ácaros na cama. 

Vale a pena ter um?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Até agora vimos que o cobertor elétrico promete diversas vantagens para quem decide adquirir um, contudo é necessário enfatizar que sempre existe o risco de curto-circuitos e incêndios já que estamos falando de um produto que é ligado na tomada. Por isso, seguir as recomendações de uso neste caso é primordial, além de buscar por modelos confiáveis.

Já o preço do cobertor elétrico está na faixa dos edredons encontrados no mercado, mas sua popularidade ainda é mais concentrada em sites de produtos importados como AliExpress e alguns na Amazon, por isso pode levar alguns dias para chegar, além do risco de taxa de importação.

Mas se sua região é muito fria e é bem sofrido estar quentinho durante a noite para conseguir pegar no sono, o cobertor elétrico pode ser um bom investimento, já que deixará sua cama aquecida em segundos e manterá a temperatura por longas horas. 

Contudo, é necessário calcular que além do preço, será necessário gastar com lavanderia para lavagem a seco e que o modelo será utilizado apenas durante um período do ano ou quando desejar matar alguns ácaros. Além disso, transportar o mesmo vai necessitar de cuidados especiais, sendo a melhor opção não levar em viagens para não estragar os fios internos. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de mantas e cobertores para fugir do frio sem gastar muito. Utilizando o cupom Amazon você ganha aquele desconto no carrinho.