Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Chegou a hora de trocar o ferro de passar pelo vaporizador de roupas?

Comparamos as funções e atributos de cada produto para mostrar se chegou a hora de trocar o ferro de passar pelo vaporizador de roupas ou não.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

8 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Que mundo ideal seria poder tirar todas as roupas do varal e colocá-las direto no armário, sem precisar passar. Mas, não tem jeito: camisas, roupas íntimas e alguns outros tecidos específicos precisam de um toque do ferro de passar ou do vaporizador. Mas, a logística de utilização de um ou de outro faz com que fiquemos matutando se não podemos optar simplesmente por um ou por outro. Neste artigo, explicamos se já chegou a hora de trocar o ferro de passar pelo vaporizador de roupas ou não. 

Velho conhecido, o ferro de passar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O ferro de passar é um velho conhecido das casas brasileiras, seja o à seco ou à vapor. Geralmente, ele é ajustável e pode ser usado para desamassar diversos tipos de tecidos, basta mudar a chavinha giratória no centro do aparelho. Alguns também possuem botão para jatos de água (o que facilita a ação de passar a roupa) e desligamento automático depois de alguns minutos, para evitar queimaduras e gastos de energia desnecessários, além de funcionarem sem fio. 

Porém, a necessidade de separar toda a roupa para passar, colocar a tábua para uso, ligar o ferro (se ele for à vapor, será necessário encher o compartimento próprio para água antes) e esperá-lo esquentar pode incomodar algumas pessoas que procuram soluções mais práticas.

Muito prazer, vaporizador de roupas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um aparelho que pode trazer mais praticidade para a passagem da roupa é o vaporizador, também chamado de steamer, que usa a água transformada em vapor para desamassar e retirar rugas das peças sem muito esforço, além de eliminar ácaros. Para usá-lo, basta colocar a quantidade de água recomendada no reservatório, ligar, e esperar que o vapor saia pelo aparelho. 

Alguns vaporizadores são de chão, ou seja, têm rodinhas e uma estrutura reta, vertical e fina (juntamente com um cabide), para que você possa apoiar a roupa ali e passá-la; enquanto outros são portáteis: você coloca a roupa direto no cabide do seu armário e vai passando o aparelho na vestimenta até que ele desamasse. Outros modelos contam com acessórios, como escovas, para ajudar a tirar os pelinhos das roupas. 

Mas afinal, chegou a hora de trocar o ferro de passar pelo vaporizador de roupas?

Ainda não chegou a hora de trocar o ferro de passar pelo vaporizador de roupas, pois esses dois aparelhos são complementares, não substituíveis. Enquanto o ferro passa qualquer tipo de tecido, o vaporizador é ideal para quando a peça já está guardada no armário, mas pegou alguns amassados por estar junto de outras roupas.

O vaporizador serve bastante bem para tecelagens finas e não funciona com calças jeans, por exemplo, e nem cria vincos em calças sociais. Além disso, não espere que ele desamasse tecelagens mais grossas, mas o tenha como um bom aliado em dias que você está com muita pressa para sair de casa, mas suas roupas não estão lisas do jeito que você gostaria. 


Quem compra vaporizador de roupa e ferro de passar pelo Promobit paga mais barato. Não deixe de aproveitar nossas promoções de eletroportáteis e use algum cupom Americanas para pagar mais barato!