Guias de Compra

Celular Tectoy é bom? Não é gamer, mas tem seus méritos

O aparelho possui design simples, mas configurações mais do que suficientes para uso cotidiano.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

13 de ago de 2022

0 comentários

Sem causar muito alarde, no segundo semestre de 2020 a TecToy anunciou seu primeiro smartphone, o TecToy On, aparelho que faz parte da nova estratégia da marca que busca ampliar seu catálogo de produtos eletrônicos. Mas será que dá para arriscar no Tectoy On como opção de compra? Saiba mais se o celular Tectoy é bom e se vale investir no modelo. 

Breve história da TecToy

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Fundada no ano de 1987 como uma fabricante de brinquedos de alta tecnologia, a brasileira TecToy destacou-se a partir da representação oficial da Sega no país, tornando-se referência no mercado de games na década de 1990 graças ao sucesso dos consoles Master System e Mega Drive que a Tectoy comercializa até hoje visando os fãs dos games retrô.

Atualmente a Tectoy afirma estar em nova fase, comercializando inúmeros produtos eletrônicos como caixas de som, headsets e um smartphone, o TecToy On, aparelho que vamos analisar com mais detalhes. 

TecToy On

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro smartphone da TecToy é até surpreende, com configurações que o colocam como um smartphone entre intermediário de entrada. O aparelho apresenta processador de oito núcleos, porém o chip não está identificado na ficha técnica, memória RAM de 4 GB de armazenamento interno de 128 GB, arranjo considerado o ideal para começar a ter uma boa experiência de uso no sistema Android. 

Apesar da fama histórica da Tectoy, o aparelho da marca não conta com nenhuma característica de hardware ou software que possa diferenciá-lo positivamente quando o assunto é jogos mobile, oferecendo um desempenho no máximo mediano em jogos, quando comparado a outros aparelhos da mesma faixa de preço. 

Já o conjunto de câmeras apresenta números interessantes para um modelo tão simples, com a câmera principal de 48 MP compatível com HDR, uma lente zoom de 5 MP e uma câmera macro de 2 MP. Para selfies, o aparelho conta com 8 MP localizada em um notch em formato de gota. 

Já a tela do TecToy On possui boas dimensões, 6,22 polegadas, porém trata-se de um display IPS com resolução apenas HD + e nível de brilho de 400 Nits. Já a bateria do dispositivo é de 4.000 mAh enquanto a construção do aparelho é mais simples, porém sem desagradar, com efeito degradê entre preto e azul e leitor de digitais na traseira. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em tempos que carregadores e fones de ouvido inclusos na caixa do aparelho deixaram de ser uma regra, o TecToy On apresenta um diferencial considerável que é a inclusão de fones Bluetooth na caixa do smartphone. O modelo da própria Tectoy possui conexão Bluetooth 5.0, autonomia de até 4 horas de duração e proteção IPX4. 

Apesar do fone Bluetooth vale destacar que o modelo conta com entrada P2 para fones de ouvido, um ponto positivo, mas também possui entrada micro-USB, entrada defasada para aparelhos em 2022.

Afinal, celular tectoy é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sim, apesar de simples em sua construção, o Tectoy On é um smartphone capaz de agradar aqueles que querem pagar pouco por um aparelho e não fazem questão de design arrojado, construção premium nem desempenho condizente com os topos de linha. Trata-se de um aparelho intermediário de entrada, com bom espaço interno, bateria dentro da média, telas e câmeras que não comprometem. Aqui no Promobit o TecToy On já esteve disponível por R$ 999, preço bastante competitivo.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphone e pode economizar ainda mais com o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.