topbar_amazon_bookfriday
Guias de Compra

Celular Samsung com TV: motivos do recurso ter sumido dos aparelhos

A TV digital já foi um diferencial nos aparelhos, mas caiu no esquecimento com o passar do tempo.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

28 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Nos lançamentos de smartphones de algumas gerações anteriores era comum deparar-se com especificações de sinal de TV digital incluso como um diferencial dos aparelhos. A praticidade de assistir a TV em qualquer lugar com o aparelho que já estava em seu bolso parecia algo bem convidativo. Entretanto o tempo passou, os hábitos mudaram e acho que achar um celular da Samsung com TV é uma tarefa ingrata, já que os aparelhos com tal especificação já saíram de linha.

Sente falta do recurso nos aparelhos atuais? Quer entender os motivos da TV não fazer mais parte das funções dos aparelhos? Nós explicamos porque o recurso ficou pra trás e ainda sugerimos uma alternativa. Caso queira um novo smartphone com recursos atuais ou uma nova TV 4K, fique atento as promoções do Promobit, principalmente durante a Black Friday que se aproxima.

Quais foram os últimos celulares Samsung com TV?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy A51 conta com TV Digital.

A TV digital é um recurso que até bem pouco tempo atrás era propagado como um dos motivos para tentar convencer o consumidor a comprar um determinado aparelho. No caso da Samsung o último smartphone comercializado no Brasil a contar com o suporte a TV digital foi o Galaxy A51 e quando observamos que a linha encontra-se atualmente no modelo Galaxy A53 fica claro que não foi do dia para a noite que a Samsung parou de equipar seus aparelhos com TV. 

Outros smartphones da Samsung próximos ao A51 e que também possuem suporte a TV digital eram o antecessor Galaxy A50 e o Galaxy A30, sendo o primeiro um smartphone intermediário competente para a época de seu lançamento, assim como o Galaxy A30, um intermediário de entrada, ambos chegaram ao mercado em 2019. 

Em um momento em que na caixa dos smartphones encontravam-se o carregador e fones de ouvido, os aparelhos com suporte TV digital também vinham com uma pequena antena para captação do sinal que era conectada ao smartphone através da entrada P2. Características que ajudam a entender o desaparecimento do recurso.

Porque a TV Digital não está mais presente nos smartphones? 

Um dos motivos para não encontrar mais a TV digital nos smartphones é a mudança de hábito dos usuários, já que menos pessoas passaram a assistir TV de uma forma geral nos últimos anos. Assistir aos canais de TV, não aos conteúdos audiovisuais, tanto que a qualidade das telas só aumentou nas últimas gerações, com suporte ao HDR, Dolby Vision e taxa de atualização acima dos 60 Hz, todas as evoluções interessantes para conteúdos audiovisuais, mas aplicadas aos streamings e games. 

Claro que não é um comportamento unânime entre os consumidores, tanto que muitos gostariam de ter suporte a TV em seus celulares, mas um caso parecido é o que aconteceu com o rádio FM, alguns poucos smartphones ainda contam com o recurso, mas boa parte dos usuários não deixaram de escutar música ou notícias, apenas migraram para streamings de música, podcast e outras formas de mídia. 

Existe alternativa aos antigos celulares com TV?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um caminho mais fácil poderia ser indicar a compra de um smartphone usado que tenha suporte a TV digital, porém investir em um aparelho que já possui alguns anos de vida apenas por causa de um recurso não parece ser a melhor das alternativas. Caso queira apenas assistir a TV, canais abertos e fora de casa um monitor portátil de 10 polegadas com suporte a TV digital pode ser a solução, precisamente para profissionais que queiram ter alguma distração em suas rotinas, como porteiros, seguranças e motoristas em seus momentos de pausa. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smart TV e pode economizar ainda mais em suas compras com o cupom Casas Bahia.