Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Cama box ou tradicional: qual escolher?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada modelo e como fazer a melhor escolha.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

20 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Essa é uma dúvida que ronda a cabeça de praticamente todo mundo que vai comprar uma cama nova. Mas se engana quem pensa que a escolha é puramente estética, pois questões como espaço, ergonomia e base de sustentação possuem um peso enorme para a decisão pela compra da cama box ou tradicional. Para ajudar você a fazer a melhor escolha, nós separamos os principais pontos de aspectos positivos e negativos entre esses dois.

Cama box

Conquistando cada vez mais defensores, a cama box é a queridinha das decorações modernas e minimalistas. Como dispensa estruturas de sustentação laterais para o colchão e cabeceira, o móvel é mais “compacto”, sendo indicado para quem tem pouco espaço no quarto. A falta da cabeceira, que pode ser um problema para muita gente, pode ser compensada com a compra de uma peça separada ou mesmo um painel, que irá ocupar ainda menos espaço.

Cama box casal moderna

Para quem tem a economia de espaço como uma das suas prioridades, a cama box com baú é a melhor escolha, pois esse modelo possui um mecanismo que permite suspender a parte de cima da cama com facilidade e utilizar o baú formado pelo próprio box para guardar seus pertences.

Um dos pontos que mais chamam atenção da cama box é sua altura, que normalmente é traduzida em um colchão mais alto e confortável. No entanto, esse pode ser um problema para pessoas mais baixas ou que têm algum problema nas costas ou articulações, já que subir e descer pode ser mais complicado.

Já o colchão mais alto não é uma exclusividade do modelo box, pois é possível contar com um colchão com as mesmas características em uma cama com estrados. No entanto, nesse caso é preciso garantir que sua base seja capaz de suportá-lo.

Vantagens da cama box

  • Economia de espaço
  • Colchão mais alto
  • Fica bem em decoração moderna
  • Estrutura que suporta qualquer colchão
  • Box pode funcionar como baú

Desvantagens da cama box

  • Ergonomia ruim para subir e descer da cama
  • Não é uma peça que se destaca na decoração
  • Dificuldade para limpeza embaixo dela
  • Gasto com cabeceira

Cama tradicional com estrado

Com design renovado, a cama com estrados tem se mostrado uma escolha interessante para quem vai comprar o móvel. Criada em madeira ou ferro, ela tem uma estética mais marcante e chama atenção dentro do ambiente. Por ter modelos com estética variada, é possível escolher uma cama que encaixe perfeitamente no que pretende para o quarto, desde uma decoração mais tradicional ou industrial e até moderna.

Cama estrado

O modelo tradicional não é tão indicado para ambiente pequenos, pois sua estrutura exige um pouco mais de espaço. Porém, como a cabeceira faz parte do móvel, não será necessário gastar mais com a compra ou manufatura de uma peça. Além disso, é bem mais fácil limpar o chão embaixo do móvel.

Por serem mais baixas, é mais fácil subir e descer de cima do colchão, o que é fundamental para pessoas de mais idade ou que tem algum problema de mobilidade. Essa característica também permite o uso da cama como um sofá ou banco, conseguindo se sentar e apoiar os pés confortavelmente.

Ao optar pela cama com estrado, é preciso ficar atento as suas dimensões e características da sua estrutura, para certificar-se de que ela conseguirá suportar o colchão que deseja, pois ele deverá encaixar perfeitamente sobre o estrado e entre as estruturas laterais.

Vantagens da cama com estrado

  • Boa ergonomia
  • Pode ser usada para se sentar
  • Facilidade de limpeza
  • Visual marcante
  • Cabeceira
  • Variedade de modelos

Desvantagens da cama com estrado

  • Ocupa mais espaço
  • Base não é indicada para todo colchão

Veredito: Cama box ou com estrado?

A resposta: depende. A cama box é mais indicada para quem não tem muito espaço disponível no quarto ou tem preferência por uma decoração mais minimalista ou moderna. Já a cama com estrado é ideal para quem pode ter dificuldade com a altura do box e vai ter mais facilidade com o modelo tradicional. Em relação ao preço, tudo vai depender da qualidade do material escolhido e, claro, do colchão.

Qual modelo você prefere? Conta para a gente sua experiência.


No Promobit, você encontra as melhores promoções de cama, tanto a box quanto a tradicional. Nós também disponibilizamos cupons de desconto das principais lojas que trabalham com móveis e decoração da internet, como cupons Americanas, cupons Marabraz entre outras.