Campanha Super Deals - Aliexpress
Reviews

Analisamos os fones LG Tone Free FN6: equilíbrio e ótima qualidade sonora

Testamos os fones TWS da LG em parceria com a Meridian e ficamos impressionados pelo que ouvimos.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

29 de nov de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Antes de começar o review, já quero dar um spoiler. Eu fiquei realmente impressionado com o que esses fones são capazes. Recebemos o modelo da LG em agosto e pude experimentá-lo em diferentes situações para poder fazer uma análise mais completa e sem vícios daquela primeira audição, que quase sempre é melhor do que a realidade.

O LG Tone Free FN6 é um modelo premium, mas pode ser encontrado à venda por R$ 599, que é um bom preço pelo que ele oferece, comparando com outros TWS com noise canceling e boa qualidade sonora.

Outro ponto que gostaria de comentar antes de iniciar o teste é o UVnano, tecnologia que elimina 99,9% das bactérias em 10 minutos de carregamento. Isso é bem interessante em relação à saúde, mas não é uma função que consigo avaliar o funcionamento. 

Sem mais delongas, vamos ao review: 

Design e conforto 

O fone é bem bonito. Ele segue o mesmo design dos AirPods, com uma pequena haste que complementa o desenho. É possível encontrá-lo em duas opções de cor, preto ou branco, ambas brilhantes. Não posso dizer que ele seja discreto, mas complementa bem qualquer look.

O modelo é bastante leve e confortável, podendo ser usado por horas a fio sem incomodar. Confesso que o máximo que fiquei com ele foram 5 horas e, no fim, o encaixe já me dava um certo desconforto, o que atribuo bem mais ao formato TWS do que ao fone em si. 

Acompanhando o FN6, temos 3 opções de ponteiras, todas de borracha e hipoalergênicas. A grande maioria das pessoas não deve ter problemas com elas, mas eu senti falta de mais opções. Cheguei a testar o fone com algumas ponteiras Memory Foam que tinha aqui em casa e o ganho no conforto foi inegável. Vale a pena para quem não tem intenção de tirá-los da orelha por longas horas.

Quem busca um fone para prática esportiva, ele vai atender bem às necessidades, principalmente por contar com proteção IPX4, que vai proteger o aparelho contra suor e respingos de água. O modelo possui um bom encaixe na orelha e não vai cair do nada durante algum exercício, mas pode ser necessário ajustá-lo novamente algumas vezes. Confesso que não fiz nenhuma atividade física mais forte (pandemia, né) e não posso cravar que ele não vai cair nessas condições, mas, a impressão que tenho é que não. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Carregamento e tempo de bateria 

A bateria é muito boa para um TWS, sendo 6 horas direto e mais 12 horas contando com os carregamentos da case, ou seja, ele funciona por 18 horas sem precisar colocá-lo na tomada. Desde que comecei a usá-lo, poucas vezes ouvi a mensagem de que a bateria estava chegando ao fim. Outro ponto que destaco nele.

Mais um diferencial positivo nesse tópico é a tecnologia Fast Charging, que carrega até 1 hora de reprodução com apenas 5 minutos com o case plugado na tomada e com os fones dentro. É bem impressionante. O modelo também conta com carregamento Wireless, ou seja, se você tem uma pad de carregamento sem fio do seu smartphone, é só posicionar a case nela e esperar a bateria encher.

Bluetooth e Conectividade 

O FN6 possui Bluetooth 5.0, que proporciona uma excelente conectividade e uma velocidade de pareamento impressionante. Depois de pareá-los pela primeira vez, o tempo de tirar os fones da case, colocar no ouvido e estar pronto para uso é quase instantâneo. 

Um problema que acontece em alguns fones TWS é perder a conectividade de um dos lados. Isso não ocorreu na grande maioria das situações que passei com o fone, apenas senti um lado parar quando precisei virar a cabeça muito rápido. Eu sinceramente não sei se isso é um problema, pois, apesar de realmente incomodar, se você precisou virar a cabeça muito rápido é porque algo aconteceu e talvez seja bom essa pausa no áudio, mas acontece e é meio chato.

Uma função muito legal que eu não esperava que fizesse tanta diferença é o FN6 pausar o áudio sempre que você tirar um dos fones do ouvido e reiniciá-lo logo após colocá-lo novamente. Quando alguém te chama de lado ou você precisa falar com um atendente em uma loja faz toda a diferença.

Os comandos via touch são interessantes, principalmente ativar o cancelamento de ruído quando conectado ao PC. Minha única ressalva é abaixar e reduzir o volume da música. Tem um pequeno delay desde você ouvir o toque e aumentar o som efetivamente. Isso me incomodou um pouco, mas nada que atrapalhasse a experiência.

Cancelamento de ruído, som ambiente e microfone 

Agora vamos falar de um recurso bastante procurado em fones de ouvido, principalmente para quem frequenta escritórios, academias ou outros ambientes com bastante barulho. O cancelamento de ruído do FN6 não é perfeito, aquele que você coloca e não ouve nada externamente, no entanto, para um TWS, achei satisfatório, principalmente pela faixa de preço. 

Estou trabalhando de casa, mas tive a “sorte” de uma obra de meu vizinho de cima, no cômodo acima do escritório. Como vocês devem imaginar, máquinas e furadeira “comeram soltas”. Ao ativar o modo de cancelamento de ruído o barulho continuou, mas a intensidade diminui bastante e me ajudou muito nesses dias.

O modo de som ambiente tem seus usos, mas os microfones também captam outros ruídos, o que causa um barulhinho competindo com músicas ou podcasts. Achei isso bem chato, por isso quase não utilizei esse modo. Porém, ajuda sim em casos que você precisa ouvir o que outra pessoa vai falar em determinado momento, mas não quer desligar os fones enquanto rola aquele silêncio. 

O microfone do FN6 é realmente muito bom. Eu uso um microfone de mesa para as reuniões, pois meu fone de trabalho não tem microfone e quando o substitui pelo TWS da LG as pessoas não sentiram piora. Você poderá usá-lo para reuniões e videoconferências sem qualquer problema.

LG-FN6

Qualidade sonora 

É nesse aspecto que, para mim, o fone brilha com mais intensidade. O FN6 é produzido em parceria com a Meridian, empresa reconhecida pela excelência da qualidade sonora de seus aparelhos e que vem recebendo elogios no trabalho com processamento digital de sinais, o que é fundamental para não ter tantas perdas de qualidade devido ao Bluetooth.

O resultado dessa parceria é um fone com sonoridade equilibrada e bastante limpa. Você consegue ouvir todos os instrumentos e detalhes da música com clareza. Para o meu gosto pessoal, poderia ter um pouco mais de graves, mas nada que atrapalhe a experiência. Em algumas músicas senti falta de um pouco mais de peso e intensidade nessa região, principalmente nos subgraves.

Apesar de ser um fone bastante equilibrado, o modelo não é flat. Ele possui uma assinatura sonora em U, com um pequeno recuo nos médios. Definitivamente o som que sai do TWS é quente e divertido, mas sem que uma área sobressaia muito em relação às demais.

O palco sonoro é bem interessante, principalmente para um fone TWS. Ao ouvir músicas é possível perceber com certa nitidez uma “distância” entre os instrumentos, no caso de uma música ou das vozes e efeitos sonoros, no caso de alguns podcasts. Ouvir os podcast Paciente 63 no Spotify e os Tarrasque na Bota que são sonorizados e possuem muitos efeitos foi uma experiência muito legal. Não testei o fone para jogos ou na TV, mas, quando o fizer, volto e adiciono minhas impressões aqui.

Equalização via APP

No APP LG Tone Free, que você pode baixar assim que parear os fones pela primeira vez, há 4 opções pré-determinadas de equalização, além de um modo em que você pode fazer os ajustes manualmente. Esse recurso deve agradar muitas pessoas, principalmente quem gosta de mais graves nos fones.

Eu particularmente não gostei tanto desses modos pré-equalizados. O resultado soou um tanto artificial para mim e me incomodou um pouco. Outro ponto é que esses modos funcionam melhor com o cancelamento de ruído ativo ligado, não sei o motivo. 

No fim das contas, o FN6 vale a pena?

No preço atual do modelo, vale a compra sim. Ele fica ali em uma mesma prateleira com alguns TWS bem mais caros. O modelo responde bem até mesmo para quem busca por um fone para todas as situações, como trabalho, uso fora de casa, exercícios físicos, acompanhar durante a faxina, ouvir aquele episódio do seu podcast favorito etc. Dá para usá-lo em qualquer situação.

Além disso, com a Black Friday se aproximando, pode ficar ainda mais interessante a compra do FN6. Para esperar por aquela oferta, não se esqueça de adicionar o modelo à sua Lista de Desejos.