Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Adeus carteira? Porque o pagamento por aproximação é o presente e o futuro

O pagamento por aproximação facilita a vida de clientes e comerciantes, além de diminuir a necessidade de ter o cartão de crédito sempre à mão.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

7 de out de 2019

0 comentários

Compartilhe:

As novas tecnologia de pagamento transmitem a ideia cada vez mais próxima de um cotidiano em que o dinheiro físico em moeda e papel cairá em desuso. As novidades recorrentes nesta área parecem confirmar tal teoria. Porém, outro item que parece estar com seus dias contados são os cartões de crédito e débito, devido ao crescente uso do pagamento por aproximação, que permite pagar suas compras usando o celular, pulseira, smartwatch e até  o próprio cartão, sem ter que digitar a senha. 

Neste texto, falamos um pouco sobre o pagamento por aproximação que já está consolidado em alguns países e com a sua expansão no Brasil deve agilizar as compras e diminuir a quantidade objetos que carregamos em nossos bolsos.

O que é pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é uma tecnologia que permite pagar suas compras usando dispositivos como o celular ou o cartão que, ao aproximarem-se da máquina de pagamento do estabelecimento, já realizam automaticamente a compra. O procedimento acontece graças à tecnologia de conexão NFC, que realiza a troca de dados entre a máquina do cartão e o dispositivo do cliente. 

pagamento por aproximacao

A popularização dos cartões de crédito fez com que muitas pessoas deixassem de andar com dinheiro na carteira. Agora, com o pagamento por aproximação, quem perde relevância é o cartão que deixa de ser a forma mais prática de realizar pagamentos. 

Formas de pagamento por aproximação

Pagamento por aproximação com celular

Quem pretende realizar pagamentos usando o celular precisa primeiro verificar se seu smartphone possui a conexão NFC. Na sequência, o usuário deve cadastrar o celular com o cartão de pagamento em uma das plataformas de pagamento disponíveis, como Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay. Após cadastrar o celular, basta avisar ao lojista no momento da compra que você pretende fazer o pagamento por aproximação para que ele ative a função em sua máquina de pagamentos. 

Na sequência, o usuário desbloqueia a função em seu smartphone, alguns serviços fazem o uso da impressão digital, outros o de senha numérica. Por fim, basta aproximar o smartphone da máquina do lojista para realizar o pagamento. 

Smartwatch

nfc relogio

Assim como no celular, é necessário realizar o cadastro do seu relógio inteligente no aplicativo de algum serviço de pagamento. Como por exemplo o Samsung Gear da Samsung necessita que seja feito o cadastro do cartão de crédito ou débito no serviço de pagamentos da empresa e o Samsung Pay, dentro do smartwatch. Alguns smartwatches são compatíveis com serviços de pagamentos específicos, por isso fique atento ao modelo do seu relógio. 

Pulseira

O  funcionamento das pulseiras é bastante semelhante ao pagamento por aproximação com celulares. A diferença é que neste caso são as empresas de cartão que costumam fornecer suas pulseiras ao usuários, como o Santander Pass, Bpp Tag e a Pulseira Ourocard. Algumas empresas, como o Santander, disponibilizam também o adesivo TAG para relógios. 

A maioria dos prestadores de serviço libera o pagamento por aproximação sem a necessidade de digitação de senha para compras de até determinado valor, que normalmente fica em torno de R$50,00. 

Cartão de crédito

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Assim como os outros exemplos já citados, aqui a compra é realizada apenas aproximando o cartão de crédito da máquina do lojista. Para isso o cartão precisa possuir a tecnologia NFC e, para se descobrir está habilitado para realizar esse tipo de transação, basta procurar o ícone NFC representado por três linhas curvas que remetem à ondas de rádio. 

A maior rapidez no pagamento e a praticidade de precisar levar apenas o cartão de crédito ou débito para realizar compras faz com que cada vez mais pessoas utilizem o cartão com pagamento por aproximação e, assim como aconteceu com os primeiros cartões com chip, em breve a tecnologia NFC deve torna-se padrão em todos os cartões. Com a tecnologia já estabelecida em outros aparelhos, deveremos ver a diminuição do uso dos cartões no futuro. 

O pagamento por aproximação é mais prático?

O pagamento por aproximação possui entre suas principais vantagens a praticidade e o dinamismo na hora de realizar as compras do dia a dia. Imagine aquelas situações em que você sai de casa para praticar alguma atividade física com roupas leves e carregando pouco volume. Com o pagamento por aproximação, para comprar uma garrafa de água basta aproximar seu smartwatch, relógio, smartphone ou pulseira da máquina de cartão e continuar a sua corrida, sem a necessidade de levar toda a sua carteira. Projetos ainda em desenvolvimento devem viabilizar em breve outros itens para a realização deste tipo de pagamento, como peças de roupas e acessórios, como anéis. 

Pagamento por aproximação é seguro?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A comunicação entre os dispositivos no pagamento por aproximação como o cartão, celular ou smartwatch e a máquina de cartão acontece por meio de frequências de rádio de curta distância. A conexão entre os dispositivos é criptografada e apenas a máquina do lojista consegue decodificar o código emitido pelo dispositivo do cliente. 

As máquinas de pagamento por aproximação também possuem proteção contra duplicidade de pagamentos, logo não existe o perigo de realizar a cobrança de um mesmo valor de forma repetida aproximando o dispositivo da máquina várias vezes em um curto espaço de tempo. Outro fator que aumenta a segurança da tecnologia de pagamento por aproximação é que a tecnologia NFC não utiliza redes públicas ou de fácil acesso para a conexão.

Além dessas medidas de segurança, os bancos e empresas operadoras de cartões de crédito obrigam que o usuário digite sua senha em compras a partir de determinado valor, normalmente compras acima de R$50,00.


As melhores promoções de smartphone estão no Promobit. Os celulares mais modernos com conexão NFC para realizar pagamentos por aproximação e com as ultimas novidades tecnológicas podem ficar mais baratos aproveitando o cupom Americanas.