Take a fresh look at your lifestyle.

Adeus carteira? Porque o pagamento por aproximação é o presente e o futuro

O pagamento por aproximação facilita a vida de clientes e comerciantes, além de diminuir a necessidade de ter o cartão de crédito sempre à mão.

0

As novas tecnologia de pagamento transmitem a ideia cada vez mais próxima de um cotidiano em que o dinheiro físico em moeda e papel cairá em desuso. As novidades recorrentes nesta área parecem confirmar tal teoria. Porém, outro item que parece estar com seus dias contados são os cartões de crédito e débito, devido ao crescente uso do pagamento por aproximação, que permite pagar suas compras usando o celular, pulseira, smartwatch e até  o próprio cartão, sem ter que digitar a senha. 

Neste texto, falamos um pouco sobre o pagamento por aproximação que já está consolidado em alguns países e com a sua expansão no Brasil deve agilizar as compras e diminuir a quantidade objetos que carregamos em nossos bolsos.

Leia Mais:

 

O que é pagamento por aproximação? 

O pagamento por aproximação é uma tecnologia que permite pagar suas compras usando dispositivos como o celular ou o cartão que, ao aproximarem-se da máquina de pagamento do estabelecimento, já realizam automaticamente a compra. O procedimento acontece graças à tecnologia de conexão NFC, que realiza a troca de dados entre a máquina do cartão e o dispositivo do cliente. 

pagamento por aproximacao

A popularização dos cartões de crédito fez com que muitas pessoas deixassem de andar com dinheiro na carteira. Agora, com o pagamento por aproximação, quem perde relevância é o cartão que deixa de ser a forma mais prática de realizar pagamentos. 

Formas de pagamento por aproximação

Pagamento por aproximação com celular

Quem pretende realizar pagamentos usando o celular precisa primeiro verificar se seu smartphone possui a conexão NFC. Na sequência, o usuário deve cadastrar o celular com o cartão de pagamento em uma das plataformas de pagamento disponíveis, como Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay. Após cadastrar o celular, basta avisar ao lojista no momento da compra que você pretende fazer o pagamento por aproximação para que ele ative a função em sua máquina de pagamentos. 

Na sequência, o usuário desbloqueia a função em seu smartphone, alguns serviços fazem o uso da impressão digital, outros o de senha numérica. Por fim, basta aproximar o smartphone da máquina do lojista para realizar o pagamento. 

Smartwatch

nfc relogio

Assim como no celular, é necessário realizar o cadastro do seu relógio inteligente no aplicativo de algum serviço de pagamento. Como por exemplo o Samsung Gear da Samsung necessita que seja feito o cadastro do cartão de crédito ou débito no serviço de pagamentos da empresa e o Samsung Pay, dentro do smartwatch. Alguns smartwatches são compatíveis com serviços de pagamentos específicos, por isso fique atento ao modelo do seu relógio. 

Quer receber avisos sempre que aparecer smartwatch em promoção ?

Pulseira

O  funcionamento das pulseiras é bastante semelhante ao pagamento por aproximação com celulares. A diferença é que neste caso são as empresas de cartão que costumam fornecer suas pulseiras ao usuários, como o Santander Pass, Bpp Tag e a Pulseira Ourocard. Algumas empresas, como o Santander, disponibilizam também o adesivo TAG para relógios. 

A maioria dos prestadores de serviço libera o pagamento por aproximação sem a necessidade de digitação de senha para compras de até determinado valor, que normalmente fica em torno de R$50,00. 

Cartão de crédito

Assim como os outros exemplos já citados, aqui a compra é realizada apenas aproximando o cartão de crédito da máquina do lojista. Para isso o cartão precisa possuir a tecnologia NFC e, para se descobrir está habilitado para realizar esse tipo de transação, basta procurar o ícone NFC representado por três linhas curvas que remetem à ondas de rádio. 

A maior rapidez no pagamento e a praticidade de precisar levar apenas o cartão de crédito ou débito para realizar compras faz com que cada vez mais pessoas utilizem o cartão com pagamento por aproximação e, assim como aconteceu com os primeiros cartões com chip, em breve a tecnologia NFC deve torna-se padrão em todos os cartões. Com a tecnologia já estabelecida em outros aparelhos, deveremos ver a diminuição do uso dos cartões no futuro. 

O pagamento por aproximação é mais prático?

O pagamento por aproximação possui entre suas principais vantagens a praticidade e o dinamismo na hora de realizar as compras do dia a dia. Imagine aquelas situações em que você sai de casa para praticar alguma atividade física com roupas leves e carregando pouco volume. Com o pagamento por aproximação, para comprar uma garrafa de água basta aproximar seu smartwatch, relógio, smartphone ou pulseira da máquina de cartão e continuar a sua corrida, sem a necessidade de levar toda a sua carteira. Projetos ainda em desenvolvimento devem viabilizar em breve outros itens para a realização deste tipo de pagamento, como peças de roupas e acessórios, como anéis. 

Pagamento por aproximação é seguro?

A comunicação entre os dispositivos no pagamento por aproximação como o cartão, celular ou smartwatch e a máquina de cartão acontece por meio de frequências de rádio de curta distância. A conexão entre os dispositivos é criptografada e apenas a máquina do lojista consegue decodificar o código emitido pelo dispositivo do cliente. 

As máquinas de pagamento por aproximação também possuem proteção contra duplicidade de pagamentos, logo não existe o perigo de realizar a cobrança de um mesmo valor de forma repetida aproximando o dispositivo da máquina várias vezes em um curto espaço de tempo. Outro fator que aumenta a segurança da tecnologia de pagamento por aproximação é que a tecnologia NFC não utiliza redes públicas ou de fácil acesso para a conexão.

Além dessas medidas de segurança, os bancos e empresas operadoras de cartões de crédito obrigam que o usuário digite sua senha em compras a partir de determinado valor, normalmente compras acima de R$50,00.


As melhores promoções de smartphone estão no Promobit. Os celulares mais modernos com conexão NFC para realizar pagamentos por aproximação e com as ultimas novidades tecnológicas podem ficar mais baratos aproveitando o cupom Americanas.  

Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!