Promobit
Artigos

8 recursos que são novidades no Android 10

A nova versão do Android já está em alguns aparelhos desde o ano passado, mas muitos funções do Android 10 ainda são desconhecidas

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

27 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O Android 10 não é exatamente uma novidade, já que a versão do sistema operacional mobile do Google já está disponível desde o segundo semestre de 2019 com atualizações graduais e novos smartphones já saem de fábrica atualizados com o novo Android. Porém, muitos dos recursos da nova versão passam despercebidos pelos usuários e para que você aproveite o sistema ao máximo, apresentamos os diferenciais do android 10. 

Modo noturno

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Modo Escuro era uma demanda antiga que veio para atender aos anseios de muitos usuários. Embora muitos aplicativos do Google também já estejam habilitados ao modo escuro, nem todos ainda possuem tal característica, logo ao acionar a opção no Android, além de toda a interface da plataforma ficar escura, apenas alguns apps do Google seguiram desta forma. O mesmo vale para aplicativos de outras empresas que podem ou não ter a opção de modo escuro, mas que precisam ser configurados individualmente.

Navegação por gestos

As últimas versões do Android apresentam uma proposta de uso cada vez menos para os botões da parte inferior da tela e a implementação de navegação por gestos é um desses indícios. Com ela o usuário pode transitar pelo sistema apenas deslizando os dedos de forma específica. 

Ao deslizar o dedo da lateral para o centro da tela o usuário retorna à tela anterior. Para retornar à tela inicial basta deslizar o dedo de baixo para cima e para transitar entre os aplicativos abertos é necessário tocar a barra na parte inferior da tela e deslizar para direita ou para a esquerda. Já o Google Assistente pode ser acionado apenas deslizando o dedo de uma das diagonais para o centro da tela. 

Compartilhamento de redes wi-fi

Em uma festa ou pequena reunião em sua casa todos pedem a senha da internet? Caso não goste de divulgar sua senha ou tenha preguiça de falar a senha para todos, o Android 10 possui uma função facilitadora de vida ao receber visitas. Com a nova versão do Android você pode gerar um QR code que, ao ser escaneado, dá acesso a rede de internet do local. 

Vale lembrar que o Android 10 também já é compatível com a conexão 5G que ainda não chegou ao Brasil, mas já é realidade em alguns países.

Respostas inteligentes 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As sugestões de respostas automáticas oferecidas no Android estão mais sofisticadas no Android 10 que agora sugere ações para o usuário de acordo com o conteúdo o conteúdo da mensagem. 

Durante uma conversa em um aplicativo de mensagens, ao receber um endereço o sistema já sugere a abertura do Google maps para indicar a localização. Assim como pequenas respostas e emojis são sugeridas de acordo com o contexto da mensagem recebida.   

Bem-estar digital como modo foco e controle para crianças

O modo bem-estar digital que já está presente em versões mais antigas do Android agora possui o Family Link, ferramenta que limita o uso do aparelho e visualização de aplicativos e permite até programar um horário para o desligamento do aparelho. Ideal para aparelhos de adultos que são manuseados por crianças. 

Para quem está precisando manter o foco sem ser interrompido pelas notificações do celular, não é preciso silenciá-lo por completo. O modo Foco possibilita pausar por tempo determinado os aplicativos que escolher.

Amplificador de sons e mídia

O recurso já estava disponível para download de forma separada, mas agora já está presente no Android 10, sendo bastante útil para locais com muito ruído e para pessoas com problemas auditivos. O recurso reduz os ruídos e amplifica o áudio, permitindo o ajuste personalizado da intensidade de áudio.

Legendas ao vivo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um dos recursos bastante surpreendente presente no novo Android 10 é o Live Caption que, com apenas um toque na tela, legenda de forma automática áudios diversos, como vídeos gravados no próprio celular, compartilhados ou do YouTube, mensagens e podcasts. Por enquanto o recurso só está disponível para o inglês, mas funciona inclusive sem internet.  

Interface pronta para smartphones com tela dobrável

Com o número crescente de aparelhos de tela dobrável o novo Android possui adaptabilidade a nova tecnologia de display que possibilita um uso fluido e bem incorporado. Telas que quando saem da função dobrada para aberta não interrompem aplicações ou jogos ou que adaptam-se quando dobradas e dividem aplicativos em metade tela, metade teclado ou metade vídeo e metade comentários como foi possível perceber com o Youtube durante o lançamento do novo Galaxy Z Flip. 


Confira as melhores promoções de smartphone no Promobit. Aparelhos para todos os gostos e bolsos com preços que podem ficar ainda mais baixos aproveitando o algum cupom de desconto.