Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

8 eventos culturais que valem uma viagem para São Paulo

Beleza, livros, filmes, séries, jogos, música… Tem eventos culturais para todos os gostos e ainda há a oportunidade de conhecer seus ídolos de pertinho!

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

17 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Se você é ligado em produções culturais e gosta de estar atualizado sobre o assunto, já deve ter ouvido falar em pelo menos um desses eventos que acontecem em São Paulo e talvez até já tenha ido em algum. Estamos falando sobre a tradicional Comic Con Experience e o Anima Mundi, além de outros. Agora, se você não faz ideia do que acontece em São Paulo, pega a pipoca e fica ligado, porque separamos oito eventos culturais na cidade que você precisa conhecer.

Anima Mundi

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Criado em 1993, o Anima Mundi é o maior festival de animação da América Latina. Durante o evento, acontecem premiações para longas e curtas-metragem, filmes infantis e obras experimentais. De tão importante que é o festival, o curta vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi é considerado elegível para concorrer a uma vaga no Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, desde que cumpra todas as regras oficiais de premiação.

No evento acontecem também oficinas que estimulam os presentes a produzirem suas próprias animações, por meio do ensino de práticas como a animação direta, recortes, animação tradicional e outras técnicas, além de outras palestras e mesas redondas.

Beauty Fair

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Beauty Fair é uma feira internacional voltada para o negócio, profissional e comerciante do setor de beleza. As edições contam com expositores (e eles, consequentemente, com suas marcas) que apresentam as novidades de produtos para cabelo, maquiagem e outros, além de atividades educacionais voltadas à atualização dos profissionais desse ramo (congressos, workshops, seminários, oficinas e até cursos ministrados por especialistas internacionais).

A Beauty Fair é o evento certo para quem trabalha com estética. Se encaixam nesse perfil cabeleireiros, manicures, depiladoras, esteticistas, massoterapeutas, maquiadores, micropigmentadores e varejistas.

Bienal Internacional do Livro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Presente em São Paulo a cada dois anos (quando não, acontece no Rio de Janeiro) a Bienal Internacional do Livro é um evento cultural voltado para profissionais e amantes da literatura, desde autores (nacionais e internacionais), editoras, blogueiros e youtubers, além de outros influenciadores digitais, voltados para o universo da literatura. Em diversos estandes apresentam-se as mais recentes apostas literárias, todas disponíveis para o público comprar e conferir.

Ainda, durante a Bienal é possível acompanhar diversas palestras e oficinas, participar de sessões de autógrafo, trocar marcadores e tirar fotos em cenários temáticos montados pelas editoras dos livros, como paisagens de Harry Potter e Game of Thrones.  

Brasil Game Show

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Realizada pela primeira vez em 2009 quando ainda era conhecida como Rio Game Show, a BGS é hoje a maior feira de jogos da América Latina e reúne as principais empresas do setor, que apresentam as novidades sobre o mercado de computadores, consoles, celulares, realidade virtual, jogos de cartas colecionáveis e jogos de tabuleiros. Ainda, na Brasil Game Show é possível conferir e testar jogos que ainda não foram lançados no mercado.

A feira também proporciona campeonatos e premiações relacionados a jogos e, inclusive, esportes eletrônicos. Assim como na Bienal, no evento é possível conhecer, tirar fotos e interagir com diversas personalidades deste ramo, sejam eles produtores, jogadores ou influenciadores.

Campus Party

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Campus Party é um festival de inovação, ciência, criatividade, empreendedorismo e todo o conteúdo que gira em torno do universo digital. Com debates, palestras e oficinas, o objetivo é promover a inclusão das pessoas e apresentar novos projetos sobre tecnologia, por meio do incentivo de atividades e projetos na área cultural, educacional, tecnológica e econômica.

Comic Con Experience

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Voltada para a cultura pop, a Comic Con Experience (CCXP) é um lugar de diversão para todos. Isso porque reúne apaixonados por histórias em quadrinhos, livros, filmes, séries e games, tudo em um lugar só. Lá, é possível assistir à pré-estreias de filmes e séries em auditórios fechados, além de ver em primeira mão trailers de longas que ainda não foram lançados, de marcas como Netflix e Disney.

A área central do espaço onde se realiza o evento reúne artistas, quadrinistas, ilustradores e contadores de histórias de todo o mundo. Eles apresentam e autografam as próprias obras e você tem a chance de tietá-los e, quem sabe, levar para casa uma arte original feita exclusivamente para você. É lá que você também vai ter a chance de conhecer diversos atores e atrizes famosos, diretores consagrados e outros grandes nomes do universo cultural.

Ao andar pelo evento, além de visitar os estandes e ter a chance de comprar os mais variados itens colecionáveis, como funko pops e outros artigos, você vai trombar com diversos cosplayers, artistas que se maquiam e vestem o figurino de seus personagens favoritos e realmente se transformam no papel representado.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O festival Lollapalooza são três dias de shows de artistas nacionais e internacionais, reunindo um pouco de rock alternativo, punk rock e grunge, além de outros estilos. Todos eles ficam dispostos em quatro palcos diferentes, cada um com um horário de apresentação. Os ingressos valem por cada dia e, se quiser, você pode trocar de palco no intervalo dos shows, mas talvez isso seja complicado por conta da grande circulação de pessoas.

Inclusive, apesar de muita gente não querer sair do lugar para perder a posição perto do palco (motivo completamente aceitável), quem quiser também pode aproveitar para comer e comprar itens da banda favorita (ou do próprio Lollapalooza) nas lojas montadas no espaço do festival.

Salão do Automóvel

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você é apaixonado por carros, não pode perder esse evento. O Salão do Automóvel reúne todas as marcas de veículos comercializadas no Brasil e expõe os automóveis vendidos por elas, além dos equipamentos e acessórios de cada um. É a maior exposição da indústria automobilística do Brasil e, nos dias em que ela acontece, é possível agendar tests-drives de carros específicos e, claro, fazer aquela boquinha nas lanchonetes, food trucks e no restaurante instalado no espaço.


Depois de conhecer alguns eventos culturais de São Paulo, o que acha de conferir promoções de passagens aéreas e promoções de passagens de ônibus para vir até a cidade?